Segurança

Menos ocorrências durante a quarentena

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que furtos caíram desde o início do isolamento

Os números da criminalidade em Flores da Cunha e em Nova Pádua diminuíram em relação ao mesmo período do ano passado desde que os municípios passaram a adotar medidas de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os dados do Sistema Avante, da Brigada Militar, mostram que, de 16 de março a 5 de abril deste ano (período do isolamento), foram registrados sete furtos e cinco roubos, enquanto que em 2019 foram 11 furtos e cinco roubos. As estatísticas também apontam que houve diminuição nos registros de ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha. De 16 de março a 5 de abril de 2019, foram cinco casos, enquanto que no mesmo período de 2020, a Brigada Militar foi acionada apenas uma vez. “Além do apoio às autoridades municipais na fiscalização e prevenção ao coronavírus, a Brigada Militar intensifica continuamente o policiamento através de operações de visibilidade e patrulhamento no município”, salienta o capitão da Brigada Militar, Daniel Tonatto.

Conforme a delegada Aline Martinelli, houve um aumento de crimes e furtos de veículos e estelionatos, especialmente os registrados pela Delegacia Online. As demais ocorrências, de fato, diminuíram, contudo não se pode descartar que as pessoas tenham procurado menos a polícia para efetuar registros devido à cautela em relação ao coronavírus. Segundo Aline, os delitos de violência doméstica apresentaram redução em março, porém não se pode afirmar as causas.

Ainda segundo a delegada, um áudio que circulou pelo WhatsApp com dados de solturas de presos não é de conhecimento e autoria da polícia, embora deve-se redobrar o cuidado nesse período, pois conforme consta na imprensa muitos presos foram colocados em liberdade em razão da pandemia.

No Estado

As estatísticas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul mostram que o número de latrocínios caiu 87,5% em março, na comparação com o mesmo mês de 2019, atingindo o menor nível da série histórica, iniciada em 2020. Um dos principais tipos de crime com potencial para evoluir ao latrocínio, o roubo de veículo no RS teve uma queda de 10% no mês passado em relação a igual período de 2019, passando de 957 casos para 858. Em todo o RS, o número de ocorrências desse tipo de crime no mês caiu de 4.115 no ano passado para 3.294 neste ano (-20%).

 - BM/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário