Segurança

Estabilidade nos indicadores criminais, aumento nas operações contra o tráfico de drogas e mudanças no segundo semestre

Brigada Militar de Flores da Cunha realiza balanço das ações dos primeiros seis meses de 2022, e prospecta alterações na segurança pública a partir de agora

A segurança pública do município de Flores da Cunha está com números dentro da normalidade, baixando, no primeiro semestre de 2022, quatro dos oito indicadores principais, mantendo dois na estabilidade e tendo um pequeno crescimento em outros dois. Isso é o que revela o capitão da Brigada Militar de Flores da Cunha, Daniel Tonatto, que se orgulha do trabalho desenvolvido pelo batalhão. “A Brigada Militar atua principalmente na atividade de policiamento comunitário, ou seja, com a participação e a colaboração da comunidade, focando principalmente na atividade de policiamento ostensivo e preventivo dos delitos e na sensação de segurança para as pessoas, o que possibilita estarmos dentro da normalidade e com índices de excelência”, avalia. 
Conforme Tonatto, a segurança pública está cada vez mais fortalecida com os órgãos de segurança trabalhando de forma conjunta, inclusive em operações e ações. Durante o primeiro semestre de 2022, isso pôde ser visto pela comunidade, principalmente em ações contra o tráfico de drogas, que tiveram um aumento considerado. “Essa atuação, principalmente da BM, foi muito forte no combate contra o tráfico de drogas na cidade, nos pontos de venda. Mas esse trabalho se deu, principalmente, pelas denúncias que vem da comunidade para a BM, como também pela iniciativa e o comprometimento dos policiais militares na atuação dessas prisões”, revela o capitão, que apresenta os números: de janeiro a junho de 2022 foram 19 ocorrências e 24 pessoas detidas em flagrante; no mesmo período, em 2021, foram 5 ocorrências com 16 pessoas presas em Flores da Cunha. 
No que diz respeito aos outros delitos, como furtos (no geral), os números caíram: de 108 em 2021 para 84 em 2022 – uma redução de 22,2%. Já em relação aos roubos (no geral), os números se mantiveram: 13 em 2021 e 13 em 2022. “De forma geral, comparando com 2021, vimos com bons olhos e de forma positiva os indicadores da cidade. Se compararmos com os anos anteriores, nós chegamos em um patamar muito melhor. Desde 2018, nós tivemos uma redução significativa dos indicadores criminais através da análise criminal e do mapeamento do crime, além de ações focadas de policiamento ostensivo”, garante o capitão da BM.
A melhora dos indicadores, também se deve ao policiamento ostensivo realizado em Flores da Cunha. De acordo com os dados, a produtividade da BM de janeiro a junho de 2022 foi de 1.246 atendimentos; 156 pessoas detidas ou presas em flagrante de delito; 6.080 pessoas abordadas; 3.350 veículos abordados; 87 veículos removidos ao depósito de guincho; e 502 autos de infração de trânsito lavrados. 
Conforme Tonatto, o objetivo da corporação é continuar com os indicadores dentro da normalidade, sobretudo focando no policiamento comunitário. “No segundo semestre vamos ter a retomada do Proerd, operações que serão planejadas conforme a necessidade e, além disso, teremos algumas novidades, principalmente no policiamento focado, ostensivo e comunitário”, adianta o capitão, já que quatro policiais da BM de Flores da Cunha estão realizando um curso técnico de segurança pública, no qual serão formados Sargentos da BM. “Com a formação dos sargentos, faremos sim algumas alterações e mudanças na nossa atuação, no que diz respeito a prestação de serviços públicos de segurança”, informa. Já sobre a chegada de novos policiais ao batalhão florense, Tonatto ressalta que não houve acréscimo real no efetivo. “Os policiais militares que chegaram foram para suprir os policiais militares que foram para reserva remunerada – aposentadoria –, transferidos para outras cidades, entre outros motivos. Por isso, não tivemos aumento real, apenas supriu a defasagem de efetivo que nós perdemos nos últimos meses e anos”, finaliza. 

 - Brigada Militar/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário