Segurança

BM de Flores da Cunha realiza balanço do ano de 2018

Após a troca do comando, no mês de junho, a Brigada Militar estabeleceu metas como a intensificação do policiamento e o retorno do Proerd

Com a troca do comando da Brigada Militar de Flores da Cunha, assumindo o então capitão Daniel Tonatto, foram estabelecidas algumas metas para a corporação. Entre elas, estão a intensificação do policiamento ostensivo com foco na prevenção e combate da criminalidade e o retorno do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Conforme Tonatto, o policiamento na cidade está sendo realizado com foco na intensificação de abordagens de fiscalização de trânsito, operações com o aumento da visibilidade da presença real do policial militar e abordagens de indivíduos em atitudes suspeitas à situação de normalidade de rotina da comunidade. “O fortalecimento do policiamento comunitário e a integração com a comunidade por meio de reuniões, palestras e visitas comunitárias em residências e estabelecimentos comerciais também estão sendo realizadas pela BM”, afirma. Dentre as operações realizadas rotineiramente, destaca-se a Operação Papai Noel, Viagem Segura, Tática, Fecha Quartel, Paz no Interior e combate da perturbação do sossego público.

Conforme os dados, a BM florense aumentou os resultados operacionais, sendo realizado o total de 2.350 atendimentos a população em vários tipos de ocorrências; 136 prisões em flagrante, delito de crimes e contravenções cometidas; 107 apreensões; três armas de fogo apreendidas; 5.353 pessoas abordadas e identificadas; 2.980 estabelecimentos fiscalizados ou visitados; 3.563 veículos fiscalizados; 519 veículos autuados por infrações de trânsito; e 149 veículos removidos ao depósito de guincho.

A retomada do Proerd também estava nas metas do novo capitão. No final do mês de agosto as aulas ministradas pelas soldados Letícia e Lisiane foram reestabelecidas, formando no mês de dezembro 250 alunos.

Whatsapp

O lançamento do disque “denúncia” via mensagem de Whatsapp pelo número (54) 9 91841276 foi implantado no ano de 2018 para que a comunidade envie informações sobre crimes de receptação, tráfico de drogas e foragidos da justiça. Conforme A BM, a ferramenta facilita e possibilita a interação, integração, aproximação e a parceria da Brigada Militar e comunidade florense na troca de informações.

Através do disque denúncia, a comunidade, além das denúncias que tradicionalmente já são feitas através o número 190, poderão fazer também via mensagem de Whatsapp, através de mensagem de texto, vídeo, fotos e áudio.

“É importante ressaltar que a identidade dos denunciantes serão preservadas e ficarão sob sigilo, mas o atendimento de ocorrências de rotina e de emergência deverão continuar a serem efetuadas somente para o telefone 190”, alerta Tonatto.

 

36º Batalhão da Brigada Militar

O 36º Batalhão da Brigada Militar, que abrange as cidades de Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos, Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul, também divulgou alguns dados do trabalho realizado em 2018.

De acordo com a informação, foram mais de 54 mil pessoas abordadas nas sete cidades, mais de 38 mil veículos averiguados, 1.175 prisões, 26 homicídios, além de serem apreendidos mais de 9 mil gramas de maconha, 380 gramas de cocaína, 860 gramas de crack e 68 de ecstasy.

Conforme o Major Juliano André de Amaral, que era o responsável pelo comando, o aumento das abordagens de veículos e de pessoas e o mapeamento estratégico de locais foram pontos que levaram a diminuir os furtos e roubos.

“Batemos forte no tráfico, onde aumentamos em 400% as prisões, as quais foram certeiras, onde sabemos que das drogas vários outros crimes vêm de carona”, destaca Amaral que deixou o cargo de comandante na terça-feira, dia 8.

O Tenente-coronel de Caxias do Sul Lúcio Henrique de Castilhos Alencastro assumiu o cargo.

Em 2018, 5.353 pessoas foram abordadas e identificadas pela BM de Flores da Cunha. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário