UCS seleciona candidatos para atuar em pesquisa sobre a Covid-19
Inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira, dia 15
O Projeto EPICOVID-19 - Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul: Estudo de Base Populacional, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executado regionalmente pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO), entra no mês de junho na sua segunda etapa de atividades. A primeira foi realizada entre 11 de abril e 25 de maio e apontou estabilidade da proporção de casos de coronavírus no RS.
Três meses depois da divulgação do primeiro caso do Novo Coronavírus no RS, a pesquisa pretende agora avaliar a prevalência de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus, medir a velocidade de expansão da infecção na população e determinar o percentual de infectados sem sintomas no Rio Grande do Sul. Organizada por fases, esta etapa da pesquisa será realizada em nove cidades e pretende atingir cerca de 18 mil pessoas.
Em Caxias do Sul, serão visitadas 500 residências em 50 regiões censitárias e todas as ações de logística e de seleção de voluntários envolvendo a pesquisa são coordenadas pela enfermeira e professora da UCS, Dra. Patrícia De Gasperi, com o apoio da também professora da UCS e enfermeira Ms.Daiane Vergani. A primeira rodada de testes e entrevistas será realizada entre os dias 27 e 29 de junho. Estima-se que essa etapa da pesquisa deverá estar concluída até o mês de setembro de 2020.
Inscrições
A seleção dos voluntários que irão atuar na aplicação dos testes e entrevistas está regulamentada pelo Edital 002/2020 da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho, mediante preenchimento de formulário que integra o corpo do Edital. Podem inscrever-se alunos de instituições de ensino superior, regularmente matriculados em um curso da área da Saúde (a partir do 4º semestre) e profissionais da área da Saúde (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Ciências Biológicas e Educação Física). O Edital também dá informações sobre pré-requisitos dos candidatos e auxílios para realizar as atividades.
Serão selecionados os 35 primeiros inscritos que cumprirem os requisitos do Edital, priorizando-se os candidatos que já participaram da fase anterior da pesquisa EPICOVID-19 e os candidatos que têm disponibilidade para participar das 3 fases subsequentes do projeto, que poderão ocorrer até o mês de setembro de 2020. Os candidatos selecionados participarão de treinamento a ser realizado no dia 26 de junho (tarde e noite) e receberão todas as orientações e EPIs necessários para a realização das tarefas.
0 Comentários