Saúde

UCS realiza atendimentos focados na reabilitação de pacientes pós-infecção por Covid-19

Iniciativa envolve acadêmicos dos cursos de Ciências da Vida, residentes de Medicina, professores e equipe multiprofissional

A Universidade de Caxias do Sul realiza a oferta de atendimentos de reabilitação para tratar pacientes que, após a infecção por Covid-19, apresentem sequelas da doença como perda da capacidade pulmonar ou cardíaca, fraqueza muscular e prejuízo psicológico.

O projeto do Centro de Reabilitação, já em fase piloto, está inserido no contexto do Centro Clínico da UCS, com atividades sediadas no Bloco 70, na Clínica de Fisioterapia e no Instituto de Medicina do Esporte, no Campus-Sede.

Visando à qualidade de vida da comunidade na redução das sequelas da doença a partir de sua identificação e da reabilitação específica, a iniciativa contemplará, além de medicina (também em sua especialidade voltada ao esporte), áreas como educação física, fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social. O monitoramento da melhora dos pacientes também será viabilizado por exames como espirometria e teste cardiopulmonar do exercício, que aferem a funcionalidade cardiopulmonar.

Os serviços envolverão acadêmicos dos cursos de Ciências da Vida, residentes de Medicina, professores e profissionais contratados do Ceclin e equipe multiprofissional.

No primeiro momento, a demanda ocorrerá de forma espontânea, partindo dos pacientes. Posteriormente, é projetado o envolvimento dos órgãos de saúde municipais para encaminhamentos. Os agendamentos já são possíveis a partir do telefone (54) 3218.2776.

Haverá custo associado para a viabilização do atendimento multiprofissional que se propõe diferenciado ao público afetado pela doença. Para possível ampliação do acesso aos serviços, o projeto está aberto a parcerias.

 - Claudia Velho
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário