Saúde

Secretaria de Saúde oferece exame de espirometria em parceria com Programa AbraçAR

A iniciativa contribui no aumento da precisão do diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Saúde, começou a realizar exames de espirometria. A iniciativa, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, por meio do Programa AbraçAR, visa auxiliar no tratamento de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O exame de espirometria é um procedimento não invasivo para medir a quantidade de ar nos pulmões ao inspirar e expirar, bem como a velocidade com que esse processo é realizado — sendo muito solicitado no diagnóstico de alergias e doenças respiratórias.

A iniciativa contribui no aumento da precisão do diagnóstico da DPOC, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes com o tratamento precoce, além de reduzir o tempo da jornada e de custos para os hospitais.

Na oportunidade, a ex-deputada estadual Fran Somensi, juntamente com o prefeito em exercício, Marcio Rech, a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, e as representantes da Boehringer Ingelheim, Karin Louise Lorandi e Bibiana Ribeiro, acompanharam a realização do primeiro exame, feito na paciente Leonia de Freitas Oliveira, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

Fran Somensi conferiu ainda as instalações da Solidare – Farmácia Solidária do município, que abriu em novo endereço em setembro de 2022. O projeto, de sua autoria enquanto deputada estadual, foi instituído por meio da Lei nº 15.339, de 2 de outubro de 2019, aprovado na Assembleia Legislativa.

A Solidare repassa à comunidade medicamentos provenientes de doações da população, que são disponibilizados de forma gratuita. Qualquer pessoa pode fazer o uso do serviço. Para retirar, é preciso apresentar documento de identificação, cartão SUS e receituário médico ou odontológico válido.

 - Jane Paula Baggio/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário