Saúde

Novo espaço da Farmácia Municipal de Nova Pádua é inaugurado

A Prefeitura de Nova Pádua inaugurou nesta sexta-feira (5), o novo espaço da Farmácia Municipal. A farmácia fica junto a Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain, só que funcionava no segundo andar da UBS e agora ficará no primeiro andar – Rua Padre Antônio Alessi, 150, Loteamento Pádova.

— Agora estamos em uma nova área mais ampla. Esse novo espaço foi construído em virtude do programa lançado pelo estado, Farmácia Cuidar Mais, que incentiva a reestruturação das farmácias públicas — disse a farmacêutica Ariane Schiavenin.

A farmácia foi ampliada e agora o local tem uma estrutura única entre farmácia e almoxarifado, possibilitando amelhora no gerenciamento dos medicamentos.  A nova estrutura passou a contar com três guichês de atendimentos. Anteriormente eram apenas dois. Ariane destaca que a farmácia também conta com um consultório farmacêutico, que atende todos os requisitos de legislação. E o município é um dos pioneiros no atendimento clínico farmacêutico, onde ocorre o atendimento a pulação, principalmente, os diabéticos.

— É um consultório farmacêutico modelo e conta com todos os requisitos necessários possibilitando fazer um atendimento clínico individualizado, respeitando a privacidade de cada paciente. Nós fornecemos não apenas os medicamentos do componente básico, mas a gente atende também os medicamentos do componente especializado, conhecidos como os medicamentos provenientes do Estado, e também dispensamos medicamentos do componente estratégico. Então é um serviço que atende basicamente 100% da população paduense — afirmou a farmacêutica.

Vacina contra gripe segue disponível

Com a queda das temperaturas, a população de forma geral tende a ficar mais vulnerável, podendo adoecer. Para quem ainda não se vacinou, a Prefeitura de Nova Pádua tem ainda 350 doses da vacina da gripe (Influenza) disponíveis para crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes e adultos. 

— Desde março, contando todos os grupos prioritários (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos), em torno de 683 pessoas, mas não atingimos a meta de 90% da população. Sendo que é importante que as pessoas acima de 6 meses de idade façam a vacina para evitar complicações no inverno e hospitalizações — orientou a enfermeira Sandrine Severo Atarao.

A profissional da Saúde destacou que metade dos idosos residentes em Nova Pádua já se vacinaram. A população com mais de 60 anos é de aproximadamente 717 pessoas.

Para quem quiser se vacinar, a Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain funciona das 7h30 às 11h45 e das 13h15 às 17h30. Não é necessário agendamento.

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário