Saúde

Moradores do Colina de Flores em alerta com o aparecimento de escorpiões

Secretaria da Saúde orienta como proceder em caso de contato com o aracnídeo

As altas temperaturas vieram para ficar e, com elas, é comum notarmos um número maior de mosquitos, abelhas, baratas, aranhas e, até mesmo, o aparecimento de escorpiões. Isso acontece porque os dias quentes favorecem o desenvolvimento e a reprodução de insetos e artrópodes. O verão aumenta o metabolismo desses seres, fazendo com que eles se reproduzam mais rapidamente, além disso, muitas espécies se alimentam de frutas e néctar, comuns nos períodos de maturação. Sem falar dos aracnídeos, aranhas e escorpiões, que se alimentam de outros insetos, gerando um ciclo de infestação. 
Em Flores da Cunha, o aparecimento de escorpiões tem tirado o sono de moradores do bairro Colina de Flores. O motoboy Patrick Borges, de 35 anos, é um deles e conta que entre o final de dezembro de 2022 e o início de janeiro de 2023 encontrou quatro em sua residência: “Em torno de 10 dias eu achei quatro! Me apavorei porque agora acabou de nascer minha filha e quando tem criança é mais complicado”, alerta. 
Na ocasião, o motoboy revela que conseguiu matá-los e, em seguida, entrou em contato com a prefeitura para saber como deveria proceder, que o informou para verificar com o posto de saúde. “Liguei e falei com a responsável ali no posto de saúde, ela me pediu para levar os escorpiões que iria encaminhar para o laboratório para fazer exames. Mas disse que não era para ser dos venenosos, dos mais perigosos”, revela Borges, que lembra de ter encontrado outros dois escorpiões em janeiro do ano passado. “Eu sempre vi eles de longe, então vou lá e mato. Nunca levei um susto de, por exemplo, recolher uma roupa e ter um escorpião ali. Mas eles são bem rápidos, agressivos, e isso assusta, por mais que não sejam os venenosos”, destaca, acrescentando que, com base em relatos de terceiros, a picada é bastante dolorida. 
Conforme a secretária da Saúde, Jane Paula Baggio, há mais de 20 anos o município identificou a presença do escorpião Tityus Costatus, que pode ser encontrado em toda a área urbana. “De coloração marrom-amarelada, ele possui o cefalotórax todo preto ou com três faixas longitudinais, os pedipalpos e as pernas são amarelados, fortemente manchados”, informa. 
Jane explica que durante todo o ano a secretaria recebe amostras para identificação de escorpiões, sobretudo nos períodos de chuva, em que os riscos de aparecerem no interior das residências aumenta:  “Eles saem do ambiente externo – embaixo de restos de madeira, entulho, tijolos, telhas, frestas de muros – para procurar abrigo seco e com temperatura adequada dentro das casas”.
Apesar de a espécie encontrada no município representar menor risco à população, por possuir veneno de baixa toxidade, a secretária informa que alguns cuidados precisam ser tomados: “O morador não deverá tocar diretamente no escorpião com a mão. É preciso o auxílio de algum objeto para retirá-lo da casa e, mesmo sem necessidade de uso de soro antiescorpiônico, em caso de picada, a orientação é que as pessoas procurem atendimento médico”.
Ainda de acordo com Jane, todo acidente causado por animal peçonhento (como serpente, aranha, escorpião, abelha ou ignorado – quando o paciente não sabe informar o que provocou) é de notificação compulsória: “Em 2022 foram 24 notificações de acidentes por animais peçonhentos no município, sendo que dois deles foram causados por escorpiões. Já em janeiro de 2023 foram duas notificações, ambas de acidentes com escorpiões”, explica. 
A administração também busca orientar os munícipes e realizar a identificação da espécie, afinal, segundo a secretária, essa etapa é muito importante para saber se o artrópode se trata da espécie já encontrada no município. “Quem encontrar um escorpião pode solicitar orientações para a Vigilância Ambiental por meio do WhatsApp (54) 9.9666.6925 ou e-mail visa@floresdacunha.rs.gov.br, enviando fotos para auxiliar na identificação”, reforça. 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário