Saúde

Mais um avanço na vacinação

Pessoas abaixo dos 60 anos começam a ser vacinados no sábado, dia 12

Neste sábado, dia 12, a população de Flores da Cunha abaixo dos 60 anos começará a ser imunizada contra a Covid-19. Os beneficiados neste momento serão pessoas com 57, 58 e 59 anos. 
A vacinação para esse grupo ocorre no modelo drive-thru no estacionamento atrás da prefeitura. O acesso ao local deve ser feito exclusivamente pela Rua Borges de Medeiros. O trânsito nas ruas João XXIII e Borges de Medeiros, desde o Fórum em direção a Caxias, estará bloqueado nos dois sentidos a partir das 6h. A organização da fila irá iniciar às 6h30min.
É preciso apresentar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação. As pessoas que testaram positivo para Covid-19 só poderão receber a vacina 30 dias depois do resultado do teste. O grupo Flores do Bem Voluntariado estará arrecadando alimentos e itens de higiene no local.
Cada faixa etária terá um horário. A vacinação para as pessoas de 59 anos será das 8h às 9h, já as pessoas de 58 anos serão vacinadas das 9h às 10h e, por fim, as de 57 anos, das 10h às 11h.
O cronograma segue as projeções da Secretaria Estadual da Saúde, que pretende até setembro vacinar toda a população adulta do Rio Grande do Sul. Até dezembro, a previsão é completar, com a segunda dose (D2), o esquema vacinal de todos os imunizados.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite destacou a boa notícia. “Temos, sim, a perspectiva de poder vacinar toda a população adulta do RS até o final do mês de setembro com a primeira dose. O RS é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população”, enfatiza Leite. 
De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o governo tem expectativa de que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado. “Estamos mobilizados para continuar na distribuição ágil de todas as remessas, e os municípios seguem comprometidos de que não podemos deixar doses paradas nos postos, dinâmica que nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país. É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população”, afirma Arita Bergmann.
Conforme o calendário divulgado pelo Estado, no mês de junho, serão vacinados 100% do grupo de maior vulnerabilidade, 100% dos trabalhadores da educação e a 1ª dose para adultos entre 50 e 59 anos. Em julho a meta é vacinar com a 1ª dose adultos entre 40 e 49 anos. Em agosto entre 30 e 39 anos, completando no mês de setembro a vacinação para jovens de 18 a 29 anos. 

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário