Saúde

Mais casos, menos internações

Janeiro bate novo recorde de infectados por Covid-19, em contrapartida, número de hospitalizados diminui

O ano de 2022 iniciou com alta na procura por atendimentos médicos e testes de Covid-19 nas unidades de saúde do município. A prova disso foram os 1.570 casos confirmados, ainda no primeiro mês do ano, fazendo com que janeiro passe a ser considerado o mês com maior contaminação desde o inicio da pandemia, em 2020 – até então o pior registro havia sido em março de 2021, com 985 contaminados. 
Apesar da elevação no número, as reações da Covid-19 estão mais leves, diminuindo as internações hospitalares. Segundo a Diretora Administrativa do Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Flores da Cunha, Andreia Francescato Vignatti, em janeiro foram atendidos 1.113 pacientes na Ala Covid, representando 26,79% do total de atendimentos realizados pelo Pronto Socorro 24h, além de terem sido coletados 101 testes pelo Laboratório Vitaclin, no Pronto Socorro do hospital.
Por outro lado, as hospitalizações registradas no decorrer do mês foram baixas. “No período de janeiro de 2021 foram internados 23 pacientes e em janeiro de 2022,13 pacientes, uma redução de 56,52% em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica Andreia, que complementa: “Estamos enfrentando um momento onde a variante está mais contagiosa e menos letal. Existe alta procura pelo atendimento no Pronto Socorro 24hs e baixa hospitalização,” avalia a diretora do hospital. 
No entanto, para a secretária municipal da Saúde, Jane Paula Baggio, estamos enfrentando um cenário de preocupação: “Numericamente, quando há muitos casos positivos, como está acontecendo, é esperado que se aumente o número de pessoas com quadro grave também e, eventualmente, o número de óbitos”, alerta. De acordo com ela, o aumento dos casos se deu logo após o período das festas de final de ano e férias, datas de mais aglomerações. 
“Uma das hipóteses para termos mais contaminados e menos internações é o indício de que a variante Ômicron está associada a quadros clínicos mais leves. Outro ponto relevante é o avanço da vacinação”, relata Jane, que acredita ainda não ser possível estimar como o vírus irá se comportar a longo prazo. 
“A tendência é de diminuir o número de infectados nos próximos meses, seguindo o que aconteceu em outros países”, informa a secretária da Saúde, reforçando a importância do uso correto da máscara e da vacinação. “As medidas de prevenção são extremamente importantes e o que precisamos, de fato, é que as pessoas cumpram. Precisamos manter os cuidados para que seja possível cortar o ciclo de transmissão e diminuir os casos de Covid-19”, ressalta a profissional.
Em relação aos registros das variantes no município, Jane esclarece que o estado faz o sequenciamento genético das amostras de PCR apenas dos pacientes internados e que o teste Antígeno (teste rápido) somente identifica a presença do vírus e não a variante.
No fim de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Flores da Cunha confirmou mais um óbito em decorrência da Covid-19. A 72ª vítima foi uma mulher de 43 anos, que estava internada na UTI do Hospital do Círculo e veio a óbito no dia 22 de janeiro. Com isso, depois de três meses, o município voltou a registrar mortes em consequência da pandemia. 

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário