Saúde

Hospital Geral figura entre os melhores hospitais públicos do Brasil

Levantamento do IBROSS concedeu à instituição a décima posição nacional e a segunda no estado

O Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) está entre os melhores hospitais públicos do Brasil, é o que afirma o levantamento inédito organizado pelo Instituto Brasileiro das Instituições Sociais de Saúde (IBROSS) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES).

No ranking do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2022, o Hospital Geral ocupa a décima colocação entre as 136 instituições avaliadas, que têm acreditação ONA Nível 3 (excelência) ou acreditação internacional plena. Além do tempo de acreditação, os critérios para a classificação consideraram eficiência, avaliação dos usuários, qualidade e segurança para os pacientes.

No total, 40 hospitais que atendem integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram elencados para a premiação, de onze estados brasileiros. O Hospital Geral é o segundo colocado da lista no Rio Grande do Sul, na qual apenas duas instituições do estado integraram a seleção.

A premiação foi entregue na sede da Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília, na terça-feira, dia 8. “A distinção, entre instituições de atuação renomada, ratifica o competente e humanizado trabalho realizado por toda nossa equipe de profissionais e sua dedicação plena à saúde e ao bem-estar da comunidade”, considera o diretor-geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira.

O reconhecimento também leva a atentar para a importância da instituição, que atua 100% pelo SUS, diante do desafio do equilíbrio financeiro em sua realidade econômica e da estabilização para o crescimento, representado pela obra de ampliação do Complexo Hospitalar do Hospital Geral.

De acordo com informações do Jornal O Globo, em 2021, de um total de 6,4 mil hospitais no Brasil, menos de 400 seriam acreditados (menos de 6%). E, atualmente, o país dispõe de 200 hospitais acreditados ONA 3 – 34 deles públicos.

Excelência em Saúde

Desde 2017 o Hospital Geral é um dos dez hospitais do estado com a acreditação Nível III (de Excelência em Gestão), indicador máximo na avaliação da qualidade em serviços de saúde conferido pela Organização Nacional de Acreditação, responsável pela certificação dos processos administrativos e da segurança no atendimento de pacientes. Além disso, o hospital conta com o título de Hospital Amigo da Criança, desde 2003, e se distingue pelo serviço humanizado de assistência em saúde.

É referência em alta complexidade em procedimentos cirúrgicos, como cardiológicos, no atendimento às vítimas de violência sexual (PRAVIVIS), atendimento infantojuvenil (CRAI), captação e transplante de córneas, oncologia com radioterapia, serviço de cirurgia bariátrica, ressonância magnética, gestantes de alto risco, infectologia e UTI’s.

 - Bruno Zulian/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário