Saúde

Frio pode dificultar combate à Covid-19

Baixas temperaturas favorecem aglomerações e disseminação de vírus

A tendência de mais aglomerações por conta do frio pode dificultar o combate à Covid-19. Isso porque o acúmulo de pessoas em ambientes com menos circulação de ar, em razão das baixas temperaturas, favorece a transmissão do coronavírus de outras doenças como as gripes. Manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre uma pessoa e outra é, portanto, a medida mais eficaz para evitar o contágio. E reforçar a higienização de mãos e superfícies de contato com água e sabão ou álcool em gel, além de manter uma boa ventilação dos ambientes. “Mesmo com o uso de máscara, se tem uma falsa sensação de segurança”, salienta a infectologista Anelise Kirsch.

É geralmente nos meses mais frios que as unidades de saúde têm o fluxo de pacientes aumentado, o que torna a situação ainda mais preocupante em meio a uma pandemia, já que o acúmulo de pessoas em uma mesma sala pode resultar em contágios e sobrecarregar o sistema de saúde.

Infectologista do Hospital Fátima, a médica Viviane Buffon explica que não há informações definitivas sobre a relação do inverno com o aumento do número de infectados por Covid-19. Para Viviane, a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação foi uma estratégia importante para tentar evitar um colapso no sistema de saúde em razão de outras doenças, como as gripes sazonais causadas pelos vírus Influenza A e B. “Os grupos de risco estão vacinados e esses que são considerados mais vulneráveis ao adoecimento provavelmente não precisarão procurar os serviços de saúde e utilizarão menos as unidades de terapia intensiva”, acredita Viviane.

E é preciso redobrar os cuidados também em casa. Manter as janelas abertas sempre que possível e evitar o compartilhamento e utensílios como talheres e copos, por exemplo, são medidas fundamentais para evitar a transmissão não apenas da Covid-19, mas também de outras doenças do aparelho respiratório. "O ideal é que a pessoa que esteja sintomática, gripada, mantenha uma distância dos demais da casa. Não é preciso se isolar, completamente, mas cuidar a questão da proximidade", afirma Anelise.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário