Saúde

Flores da Cunha e Nova Pádua vivem pior cenário na pandemia

Em coletiva, prefeitos atualizaram a situação, pediram o apoio da comunidade e anunciaram novas vacinações

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, dia 26, os prefeitos César Ulian, de Flores da Cunha, e Danrlei Pilatti, de Nova Pádua, atualizaram a situação dos municípios quanto aos casos de Covid-19 Acompanhados pela Secretária da Saúde de Flores da Cunha, Jane Paula Baggio, e do médico do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Rafael Zilio, ambos pediram o apoio da população para ultrapassar o que definiram como o pior cenário desde o início da pandemia.

Segundo o prefeito César Ulian, a taxa de ocupação de leitos em Caxias do Sul está altíssima: 96,8% na UTI adulto, 102,3% nos leitos SUS e 92% nos leitos privados. A taxa de uso de respiradores na UTI adulto está em 70,4%. No Hospital Fátima, em Flores da Cunha, há 75% de ocupação Covid – dos 16 leitos disponíveis no município, 12 estão ocupados.

Durante a coletiva, a secretária Jane Paula Baggio fez um apelo à comunidade: “O número de casos na última semana dobrou, triplicou. Os hospitais estão ficando cheios ou muito próximos disso e novamente nós pedimos para que as pessoas sigam os protocolos: de higienização de mãos, uso de máscara e evitar aglomerações. A doença é coletiva, não é individual, e precisamos de um esforço coletivo”, disse Jane.

O médico Rafael Zilio também seguiu a mesma linha: “A equipe de saúde de uma forma geral pede que a população tome as devidas precauções. Nós percebemos que a população está cansada disso, mas sempre que há um afrouxamento nessas medidas, percebemos também um aumento de casos”, constatou Zilio.

Mudanças no Hospital Fátima

Na ocasião, o prefeito César Ulian anunciou que os leitos disponíveis no Hospital Fátima estão agora sob a responsabilidade do Estado. “Pode ser que comece vir pacientes de outros lugares e quando nós precisarmos, não vamos ter. A ocupação nos leitos SUS já passou dos 100%, então em algum lugar eles vão ter que buscar novos leitos. Nós tememos que a gente precise de um atendimento e não consiga”, alertou Ulian.

Vacinação

O prefeito florense também falou sobre a chegada de mais 310 doses da vacina da Oxford/Astrazenenca/Fiocruz, que começarão a ser aplicadas em formato drive-thru a partir deste sábado, dia 27, às 9h, na frente da Igreja Matriz, para idosos entre 81 e 84 anos. Enquanto isso, Nova Pádua retomou a vacinação de idosos acima de 85 anos já nesta sexta-feira, dia 26.

 - Enzo Manfron
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário