Estado rejeita reclassificação e Serra permanece na bandeira vermelha
98% da população gaúcha está situada em cidades cujo nível de contágio é considerado alto
A 31ª rodada do Mapa de Distanciamento Controlado trouxe, de forma definitiva, a Serra Gaúcha na bandeira vermelha. A classificação é a mesma do mapa preliminar da última sexta-feira, dia 4. Após a divulgação, a região Covid de Caxias do Sul pediu a reclassificação para a bandeira laranja, direito concedido aos municípios que trabalham em cogestão. Entretanto, nesta segunda-feira, dia 7, o pedido foi negado pelo governo do Estado. A vigência das novas bandeiras segue até às 23h59 do dia 14 de dezembro.
Os pedidos de reconsideração foram indeferidos em função da contínua redução de leitos livres e do aumento da ocupação de leitos de UTI nas macrorregiões. Mesmo que algumas regiões tenham apresentado média final menor do que na semana passada, optou-se pela manutenção das restrições mais severas da bandeira vermelha em um esforço para diminuir o contágio nestes 14 dias.
A situação é a mesma em outras 19 regiões Covid do Rio Grande do Sul. A única classificada em bandeira laranja (risco epidemiológico médio) é a região de Taquara, com oito municípios. Isso significa que 98% da população gaúcha está situada em cidades cujo nível de contágio é considerado alto.
0 Comentários