Saúde

Casos de Covid-19 seguem em alta e internações em baixa

Foram 1.407 novos casos contabilizados em fevereiro

O ano começou com elevados números de infectados pela Covid-19 em Flores da Cunha. Foram registrados 3.024 casos nos dois primeiros meses de 2022, 1.162 a mais do registrado em todo 2020 – em 2021 foram 4.621 casos contabilizados. Em contrapartida, o número de internações segue com índice baixo.
O mês de fevereiro encerrou com 1.407 novos infectados, uma média de 51,9 casos por dia e, dois óbitos. Na última semana, de 21/02 a 25/02, foram registrados 207 casos – o que antes chegava a ser registrado em um único dia (dia 17/01 foram contabilizados 210 e no dia 31/01 foram 229 casos). 
Mas, é possível observar que nos últimos dias, o número de contaminados está baixando. “Mesmo com a diminuição de casos no final de fevereiro, ainda é preciso manter os cuidados, pois o vírus está circulando e todos os dias temos novos infectados”, afirma a secretária municipal da Saúde, Jane Paula Baggio. 
Ainda segundo a secretária, o município de Flores da Cunha está com o índice baixo em internações. “Essa variante se mostra altamente contagiosa e de baixa letalidade”, explica.
Apesar do alto número de casos confirmados, os eventos no município estão começando a ser retomados – a Fecouva, de Otávio Rocha, reuniu mais de 40 mil pessoas em 10 dias, e dia 12 inicia a Mostra Flores, que também deve movimentar o município, no Parque da Vindima Eloy Kunz. 
Embora 85,9% da comunidade já esteja vacinada, ainda é necessário que as medidas de prevenção sejam utilizadas pela sociedade. “Seguir os protocolos é de responsabilidade de cada cidadão. Todos sabemos os cuidados que devemos seguir para que os eventos sejam seguros e para que não tenhamos como consequência um elevado número de casos novamente”, reforça Jane, ao mesmo tempo que explica que não há como prever como o vírus se comportará diante desta flexibilização.

Vacinação no município 
Crianças que não receberam a imunização ainda podem fazê-la no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, mediante agendamento pelo telefone (54) 3292 6828, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h.
Segundo a secretária da Saúde, muitas crianças foram imunizadas, mas ainda há um número elevado que não recebeu a dose. “A decisão de vacinar os filhos é dos pais ou responsáveis. Mas é importante dizer que a vacina foi autorizada pela Anvisa e disponibilizada pelo Ministério da Saúde para todos que desejarem ser vacinados”, explica Jane, reforçando que os pais ou responsáveis que desejam vacinar as crianças de 5 a 11 anos devem ligar no Centro de Saúde.
Até o momento, receberam a primeira dose 32 crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e, 806 sem comorbidades, o que representa, conforme os dados de estimativa da Secretaria Municipal da Saúde, 24,6% com comorbidades e 42,8% sem comorbidades.
A vacinação para adolescentes e adultos também continua sendo aplicada em Flores da Cunha. Segundo a profissional, o município ainda tem um número significativo de pessoas que não completaram o esquema vacinal. “Reforçamos a importância e informamos que a vacina segue disponível no Centro de Sáude para todos que estão aptos a receber a sua dose – quatro meses após a aplicação da segunda dose, no caso do reforço”, finaliza Jane.
Até o fechamento desta edição foram aplicadas 26.944 primeiras doses e doses únicas, 23.833 segundas doses e 10.578 doses de reforço, o que representa, conforme os dados de estimativa populacional de 2021 – 31.352 –, 85,9% da população total com primeira dose e dose única, 76% com segunda dose e 33,7% com dose de reforço. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário