Saúde

Caso de Gripe Aviária no Estado pede atenção redobrada

Médica Veterinária paduense, Lais Tonello, informa que a doença causa gravíssimos problemas produtivos, econômicos e sanitários, além de afetar a saúde humana

Tendo em vista a confirmação do primeiro foco de Gripe Aviária no Rio Grande do Sul, a Médica Veterinária da prefeitura de Nova Pádua, Lais Tonello, pede que a comunidade fique em alerta com a situação, uma vez que a doença causa gravíssimos problemas produtivos, econômicos e sanitários, além de afetar a saúde humana.

De acordo com a profissional, os sinais clínicos mais comuns observados em aves domésticas ou silvestres que estejam contaminadas com o vírus da Influenza Aviária são: dificuldade respiratória; secreção nasal e ocular; espirros; incoordenação motora; torcicolo; diarreia, e; alta mortalidade.

“Caso os munícipes paduenses observem aves que apresentem sintomas semelhantes ou haja a morte de muitas aves em um curto período de tempo, é de extrema importância que a Inspetoria Veterinária seja comunicada imediatamente para que as aves sejam avaliadas e sejam feitos exames para averiguar a contaminação pelo vírus da Gripe Aviária”, explica Laís.

Caso as pessoas encontrem aves mortas (domésticas ou silvestres) ou doentes, não devem manipular as mesmas, uma vez que a doença é contagiosa para humanos que entram em contato direto com as aves contaminadas pelo vírus.

As notificações de casos suspeitos podem ser feitas diretamente à Inspetoria Veterinária por meio dos contatos: (54) 3292 1472, (51) 9.8445.2033 ou e-mail: notifica@agricultura.rs.gov.br.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário