Política

Vem para a Terra do Galo

Confira as propostas dos três candidatos ao Executivo de Flores da Cunha nas áreas de cultura e turismo

Turismo e cultura, dois pilares que se unem para potencializar e divulgar o que Flores da Cunha tem de melhor. 
O município maior produtor de uvas e vinhos do Brasil tem paisagens de tirar o fôlego, além da gastronomia e dos costumes que permanecem até hoje, passados de geração para geração. Povo que tem um dom especial para a música e o teatro, com diversos grupos em todos os estilos. 
Mas, para dar mais destaque a esses dois pontos fortes de Flores da Cunha, vamos conferir a seguir as propostas das três coligações para o Executivo do município: ‘Flores para o Futuro’, que tem à frente César Ulian (Progressistas) e Marcio Rech (Republicanos); ‘Flores: Participação e Inovação’, com Ernani Heberle (PSB) e Paula Cavagnolli (PDT); e ‘Flores no Rumo Certo’, com Moacir Ascari – Fera (MDB) e Samuel de Barros Dias (PTB). 
Flores participa de cinco roteiros turísticos: Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), roteiro de visitação e degustação a 10 vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua; Caminhos da Colônia, roteiro enogastrônomico que percorre o interior de Flores da Cunha e Caxias do Sul; Compassos da Mérica Mérica, roteiro rural pelo interior de Flores da Cunha; Otávio Rocha Vila Colonial, que percorre pelas belezas do distrito florense; e a Rota Vales da Serra, roteiro integrado dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. Flores também está para lançar o roteiro turístico de Alfredo Chaves, que está previsto para o final do ano. 
Além disso, o município florense possui importantes eventos em seu calendário oficial, como Corpus Christi e Romaria ao Frei Salvador, que enaltecem a cultura religiosa, Mostra Flores e Feira de Inverno, que destaca o setor econômico, Festa Colonial da Uva – Fecouva e a Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, que festeja e valoriza o trabalho dos agricultores. Os pontos turísticos também são destaque: a Igreja Matriz e seu imponente campanário, o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, a Praça da Bandeira, o Parque da Vindima Eloy Kunz, o Casarão dos Veronese, o Mirante Gelain, entre tantos outros.

Uma nova marca e uma nova casa

O turismo teve um grande pontapé em 2019. A prefeitura municipal lançou a marca turística ‘Aprecie Flores’ e, com ela, foi implementado um novo site (www.turismoflores.com.br) e redes sociais (Facebook e Instagram) dedicados exclusivamente ao setor.
Já a Casa da Cultura Flávio Luiz Ferrarini, terá o Complexo de Educação e Cultura (segunda etapa da obra) entregue até o final do ano, conforme a previsão da prefeitura municipal. A obra começou a sair do papel em 2013 e já teve um investimento de R$ 2,5 milhões, com valores da União, Lei de Incentivo à Cultura do Estado e prefeitura. 
No complexo, de três pavimentos, estão previstos hall de entrada com espaços para exposições, recepção e a nova Biblioteca Pública Érico Veríssimo. No segundo piso vão ficar as salas multiuso, e no terceiro pavimento, locais para ensaios e reuniões. A parte de trás (que não será finalizada nesta gestão) contempla um auditório para 330 pessoas, além de bilheteria, banheiros, copa e camarins.

Fenavindima

Para celebrar a colheita da uva, Flores da Cunha, a maior produtora de uvas do Brasil, enaltece a rainha através da festa máxima do município: a Festa Nacional da Vindima (Fenavindima). 
Em sua 14ª edição, a Fenavindima tem o intuito de mostrar aos visitantes o que há de melhor na cidade, um atrativo para engajar ainda mais a população para a questão do turismo. A última edição ocorreu de 14 de fevereiro a 1º de março de 2020 e contou com a participação de mais de 100 mil pessoas.
A Fenavindima enaltece a cultura e as tradições, com farta gastronomia, jogos de colônia, degustação de vinhos, shows musicais, desfiles de carros alegóricos e muita alegria, além de uma pequena feira comercial para valorizar as empresas de Flores da Cunha.

Propostas ‘Flores para o Futuro’

Reconhecemos a força cultural e o amplo potencial de Flores para o turismo. Quando falamos em cultura, recordamos dos nossos artistas locais, que são pouco lembrados. Eles merecem valorização. Vamos dar condições para a produção cultural destes talentos, integrando-os a um calendário anual em parceria com institutos, Escola de Gastronomia da UCS e associações. Queremos que nossos talentos possam empreender suas carreiras em parceria com a administração municipal. Vamos fazer da estrutura da Casa da Cultura uma extensão da casa dos nossos artistas. Além disso, iremos qualificar grandes eventos, como a Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) e a Festa Colonial da Uva e Festa do Moranguinho (Fecouva), assim como resgatar personagens históricos e folclóricos do município a fim de torná-los um bem cultural. Isso é respeitar a nossa cultura. 
Uma importante iniciativa é ativar o Conselho da Cultura e do Turismo para trabalhar junto com a comunidade, fortalecendo a rede de colaboração, os roteiros turísticos, as festas e os empreendimentos do segmento.
Quando se trata de turismo, vamos agir para posicionar a cidade no mapa enoturístico com a imagem de produção de vinhos de qualidade, bem como desenvolver a marca Flores da Cunha para obter destaque efetivo na região e no país. Para isso, é preciso melhorar a infraestrutura asfáltica e o embelezamento da cidade, consolidando os roteiros e os destinos turísticos.
Também é fundamental investir na sinalização turística, tanto física quanto online. Criaremos uma central de informações com a utilização de tecnologias de comunicação.
Iremos instituir o projeto Viva o Turismo de Flores para incentivar a população a conviver e se relacionar com os atrativos turísticos locais, proporcionando bem-estar para todos. Outra iniciativa é promover o turismo de experiência a fim de inspirar a comunidade local a ser protagonista do desenvolvimento turístico.
Valorizar os negócios locais está em nosso propósito. Vamos impulsionar os projetos de entidades e empresários na expansão do turismo regional. Assim como estimular eventos e feiras para atrair turistas ao município. Iremos desenvolver o turismo religioso a partir do Corpus Christi, ampliando os atrativos nesta data, integrando com as atividades relacionadas ao Frei Salvador e promovendo os negócios locais. 
O turismo e a cultura precisam de união e colaboração. Nós iremos apoiar.

Propostas ‘Flores: Participação e Inovação’

É impossível pensar em turismo sem pensar em cultura. E vice e versa. Tal premissa é verdadeira, pelo menos, para os representantes da coligação “Flores: Participação e Inovação”, na qual ambos assuntos fazem parte dos pilares básicos da campanha: Políticas Sociais e Desenvolvimento Econômico e Turístico.
Para impulsionar o turismo de Flores da Cunha, os candidatos apoiam-se nas iniciativas e estudos que já existem para propor ideias sólidas construídas em conjunto com as entidades representativas. A realização de pelo menos uma Fenavindima, a tradicional festa que enaltece os antepassados e os valorosos trabalhadores do município que colaboram para a cidade ser a Maior Produtora de Uvas e Vinhos do Brasil, deve acontecer. Treinamento para equipes especializadas em todos os ramos dos serviços públicos e turísticos, para que também indiquem com maestria o que o município pode oferecer de melhor aos visitantes. Somado à capacitação, Ernani e Paula querem elaborar um Plano de Educação e Sensibilização para as crianças e adolescentes das escolas municipais, a fim de desenvolver o espírito de valorização dos espaços públicos e a manutenção da cultura local. Aliado a essas iniciativas estratégicas, o governo pretende também praticar ações físicas, como por exemplo, reformar e reestruturar o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, preservando um dos poucos prédios históricos e visando conectar a história com a comunidade.
Culturalmente, os candidatos estruturaram suas pretensões querendo ouvir o Conselho Municipal de Cultura, com atividades em consonância com o Planejamento Estratégico Municipal. Além disso, vão privilegiar a cultura tradicionalista, propondo a construção de uma sede para CTG, dentro do Parque de Rodeios, que também servirá como centro de eventos para shows e atividades artísticas. 
Quando eleitos, Ernani e Paula vão criar em seu governo, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, que será desvinculada da Secretaria de Educação, como é atualmente. A futura Secretaria irá fomentar diversos projetos, entre eles o Flores em Expressão, para artistas locais mostrarem e comercializarem seus produtos nos espaços públicos. Assim como, propor atividades culturais, como “Arte e Cultura na Praça”. Dessa forma valorizando a cultura e promovendo o turismo local.

Propostas ‘Flores no Rumo Certo’

Turismo e cultura são áreas que se entrelaçam. Nosso município está localizado em uma região privilegiada de belezas naturais, entre dois destinos turísticos nacionais (Região das Hortênsias e Vale dos Vinhedos) e com uma cultura rica herdada dos imigrantes italianos. O governo de Lídio Scortegagna, ao criar a marca “Aprecie Flores”, impulsionou o turismo local com a divulgação do município em diferentes canais de comunicação. O asfalto e a sinalização turística facilitaram o acesso dos visitantes aos empreendimentos no interior. A cultura ganhou com a revitalização do Casarão dos Veronese, realizou eventos e avançou na preservação do patrimônio histórico. Fera e Samuel vão fazer ainda mais para integrar esses dois setores importantes da nossa cidade:

Cultura

Inauguração da Casa de Cultura para incentivar a produção, difusão e fruição cultural; Nova Biblioteca Pública promoverá lançamentos de livros, bate-papos com escritores, concursos, saraus; Revitalizar a torre do Campanário e o prédio do Museu e Arquivo Histórico; Prosseguir com o resgate de prédios históricos; Criar a Casa do Italiano para preservar e difundir a cultura trazida pelos imigrantes; Construir um galpão no Parque de Rodeios para a realização de eventos culturais; Recriar o “Arte Nossa” e o “Vindima da Canção” para reviver a história florense; Apoiar o associativismo cultural com clubes, grupos e sociedades do interior; Concluir o Anfiteatro Municipal para receber grandes espetáculos; Implantar o Sistema Municipal de Cultura que, entre outros objetivos, fomentará os projetos de artistas locais.

Turismo

Firmar parcerias público-privadas para a revitalização de atrativos turísticos como o Mirante Gelain e o Camping da Vindima; Criar rotas de ciclovias com infraestrutura de parklets; Construir a Casa do Turista que servirá como ponto de referência para informações turísticas; Estruturar o Parque da Vindima para ampliar os eventos sediados no local, inclusive feiras de negócios; Incentivar o turismo de negócios, atraindo seminários e convenções (através de pacotes que contemplem desde atrativos culturais, de hospedagem e gastronômico); Continuar incentivando, através de subsídios específicos, a criação de hotéis, albergues domésticos, entre outros, para atrair o turista para o município. 
 


 

 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário