Veja o que cada vereador por um dia propôs para Flores da Cunha
Sessão do programa legislativo chamou atenção pelo interesse público e indicações
A Casa Legislativa Raymundo Paviani recebeu um dos seus maiores públicos recentes no último dia 24. A sessão solene do programa “Vereador Por Um Dia da Melhor Idade” chamou atenção pelo interesse e compromisso deste público. Os 12 vereadores da melhor idade, cada um representando sua comunidade ou associação florense, vivenciaram a prática do trabalho legislativo e encaminharam as suas proposições para melhorar o município.
Respeitando o protocolo, cada um dos participantes utilizou o seu momento de fala e apresentou indicações voltadas a melhorias na infraestrutura, saúde, segurança, acessibilidade e integração comunitária. As propostas foram oficialmente entregues aos vereadores Diego Tonet (PP) e Luiz André de Oliveira (Republicanos), membros da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, que ficaram responsáveis por encaminhá-las ao prefeito César Ulian para análise e possível implementação.
O ato que simulou uma sessão plenária e marcou o término do programa “Vereador Por Um Dia da Melhor Idade”, tem por objetivo proporcionar a vivência do trabalho de um vereador, acompanhar as demandas da comunidade e entender o funcionamento da Casa Legislativa.
A iniciativa chama atenção por ter atraído o interesse da comunidade em participar do processo legislativo e de contribuir para o desenvolvimento de Flores da Cunha. Os participantes valorizaram a experiência, como relatou a presidente por um dia, Claire Stuani Dosso.
— A experiência foi muito bacana. Gostei muito, pois foi uma oportunidade única que tivemos de representar as nossas entidades. Eu representei o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e de Nova Pádua. Gostei porque fizemos amizades e conhecemos pessoas diferentes — disse.
Proposições apresentadas
Alcenira de Azevedo: sugeriu a instalação de uma parada de ônibus no trevo entre os travessões Alfredo Chaves e Paredes, visando a segurança e a acessibilidade dos moradores da localidade.
Antonieta Maria Dani Cavalli: solicitou a criação de uma creche de tempo integral em São Gotardo, destacando a ausência de opções para o atendimento infantil. A proposta vem da necessidade crescente diante do aumento de famílias.
Antonieta Moré Carraro: solicitou a utilização de uma sala de aula na Escola Antônio Soldatelli para as atividades do Clube de Mães Santa Catarina de Nova Roma.
Claire Stuani Dosso: sugeriu a realização de palestras sobre a saúde da mulher e a disponibilidade de uma unidade móvel para atendimentos médicos periódicos nas áreas rurais de Flores da Cunha.
Hilda Maria Nardello Pontel: Indicou a criação de um banco de alimentos para combater o desperdício e apoiar pessoas de baixa renda no município.
Laura Cavalli: sugeriu maior agilidade nas pavimentações após obras de infraestrutura e a criação de vagas de estacionamento unilateral na rua Milano, no bairro São Gotardo.
Lourdes Fraporti: solicitou a ampliação do transporte público aos fins de semana e a instalação de uma torre de telefonia móvel em Nova Roma.
Rita Debenetti Pivoto: indicou a necessidade de um veículo exclusivo para o transporte de pacientes em tratamento oncológico e a contratação de uma psicóloga para apoio psicológico a esses pacientes e suas famílias.
Salete Maria Stocco Putton: propôs um evento anual para integração dos clubes de mães, com atividades recreativas e sociais.
Severino Bulla: sugeriu a desvinculação da Secretaria de Cultura, atualmente atrelada a outras duas pastas, com o objetivo de melhorar o apoio e o financiamento para atividades culturais.
Sirlei Vaccari Gomes: indicou a necessidade de redutores de velocidade e iluminação pública no São Cristóvão, além de instalação de lixeiras em paradas de ônibus na avenida 25 de Julho.
Sonia Maria Abreu da Silva: sugeriu a criação de um “Projeto Verão Melhor Idade”, com atividades físicas ao ar livre para idosos, com acompanhamento profissional.
O que diz a prefeitura sobre a viabilidade das indicações
Procurada pela reportagem sobre as indicações dos vereadores por um dia, a prefeitura enviou uma nota. O Executivo municipal afirma que algumas das indicações têm viabilidade e serão trabalhadas para execução, enquanto outras necessitam de uma análise mais profunda.
Abaixo, leia o comunicado na íntegra:
"A Prefeitura de Flores da Cunha valoriza e apoia a participação dos idosos em iniciativas como a Sessão dos Vereadores por um Dia. O prefeito César Ulian e o vice Marcio Rech acompanharam a sessão e consideram as sugestões apresentadas muito relevantes para o município. Algumas das indicações têm viabilidade e serão trabalhadas para execução, enquanto outras passarão por uma análise mais aprofundada.
Certamente, vamos sempre tratar com muita atenção essas contribuições, pois sabemos da importância e da experiência que os idosos representam para nossa comunidade. É importante destacar que, historicamente, a principal reivindicação dos idosos nesta sessão era a criação do Centro de Convivência do Idoso e, pela primeira vez, isso não foi o foco principal, pois agora o espaço já é uma realidade em nosso município.
Vale ressaltar que as indicações serão oficialmente entregues ao prefeito em um encontro com os idosos no gabinete, agendado para o dia 11 de novembro, onde serão debatidas as propostas e sua viabilidade de implantação".
0 Comentários