Política

Transparência reconhecida em Flores e Nova Pádua

Poderes legislativo e executivo atenderam aos itens do Tribunal de Contas do Estado

Em tempos de questionar o poder político em todas as esferas possíveis, mostrar a transparência das instituições é um alento – aos políticos e à população. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) gaúcho divulgou recentemente uma avaliação feita em portais da internet das prefeituras e Câmaras de Vereadores do Estado. O relatório da transparência ativa dos municípios gaúchos conta com os poderes Legislativos e Executivos de Flores da Cunha e Nova Pádua.

A prefeitura florense atendeu 74 dos 79 itens avaliados, enquanto que a administração do Pequeno Paraíso Italiano gabaritou os 31 itens – a avaliação segue critérios diferentes para municípios com menos de 10 mil habitantes. As Câmaras de Vereadores também fizeram sua parte. Em Nova Pádua, os 14 elementos avaliados foram acolhidos, o mesmo que ocorreu na Casa florense, que teve apreciação de 59 itens pelo TCE.

Os dados analisados são de 2017 e, de acordo com o TCE, 86% das prefeituras dos 137 municípios com mais de 10 mil habitantes atenderam a mais de 70% dos itens avaliados. Em 2016, esse percentual era de 56% e, em 2014 e 2015, de 14% e 23%, respectivamente. A mesma evolução ocorreu nos Legislativos, com 81% das Câmaras de Vereadores atendendo a mais de 70% dos itens avaliados. Em 2016, esse percentual era de 43% e, em 2014 e 2015, de 6,5% e 30,5%, respectivamente.

Que essa progressiva transparência dos poderes públicos na internet se reflita também fora da telinha.

 

Câmara de Vereadores de Flores da Cunha teve apreciação de 59 itens. -  Câmara de Vereadores FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário