Política

Por enquanto, apenas um candidato está definido

O prefeito peemedebista Lídio Scortegagna está confirmado como pré-candidato para disputar a reeleição. O PP já anunciou que irá concorrer com a pré-candidata Roberta Verdi

Flores da Cunha deve ter dois candidatos à prefeitura na eleição de outubro. Depois de ser cogitada a possibilidade de até três nomes, a aproximação do PP com o PDT deve unir forças para lançar um candidato, ou melhor, candidata, tendo o PP como cabeça de chapa e o PDT vice. Mas o consenso, ao que parece, está longe de ser alcançado.

No sábado, dia 30 de julho, a convenção do PMDB confirmou a candidatura do atual prefeito, Lídio Scortegagna, à reeleição. Por unanimidade, o nome dele foi aprovado pelo diretório e também pela base aliada, atualmente formada por mais 11 partidos – PSDB, PSD, PSB, DEM, SDD, PTB, PCdoB, PTdoB, PRB, PTC e PT. No último final de semana, o PSB confirmou, em convenção, o nome de Almir Zanin como pré-candidato a vice-prefeito da chapa. Dessa forma, a coligação repete as eleições de 2012, com Lídio e Zanin na majoritária. “É uma tendência natural. A reeleição e a união dos partidos nos mostraram que funciona sim e que foi o maior ganho político que tivemos”, destaca o presidente do PMDB, Élio Dal Bó.

O PP deve confirmar, em convenção agendada para o dia 4 de agosto (próxima quinta-feira), o nome da advogada Roberta Verdi como pré-candidata à prefeitura. Seu vice poderá ser algum dos nomes indicados por Antônio Admir Oliboni, presidente do PDT: Claudete Gaio Conte, Luís Fernando Rosa, Luiz Antônio Pereira dos Santos e o próprio Oliboni. “Estamos em fase de conversação e trabalhando para uma coligação, pois queremos o melhor para Flores da Cunha, sem vaidades ou ambições políticas. Apresentamos os nossos nomes para o PP e estamos aguardando a posição deles sobre os indicados”, explica Oliboni.

O presidente do PP, Daniel Gavazzoni, confirma a fase de negociações e o nome do PP para a majoritária. “Acredito que vamos fechar a coligação, mas temos até a convenção para definir. Esse é um período muito delicado”, aponta Gavazzoni.

Caso o acordo não seja fechado, tanto PDT quanto PP pretendem lançar candidatos próprios para prefeito e vice. O PP deverá repetir a coligação com o PPS, como ocorreu na eleição de 2012. O PP também realiza sua convenção no dia 4 (veja abaixo as datas das convenções dos partidos de Flores da Cunha).

As convenções têm como objetivo deliberar sobre coligações, escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, além de sortear os números dos candidatos ao legislativo. Elas podem ser realizadas até o dia 5 de agosto. A campanha eleitoral se inicia em 16 de agosto, tendo sido reduzida de 90 para 45 dias em relação ao pleito geral de 2014.

 

Nova Pádua terá chapa única

Em Nova Pádua uma única chapa deverá concorrer ao pleito de 2 de outubro. Firmada no início do mês, a coligação uniu desafetos históricos como PMDB e PP. Unidos com PSDB e PRB, eles devem confirmar na convenção marcada para o dia 3 de agosto o nome do atual vice-prefeito, Ronaldo Boniatti (PSDB), para encabeçar a chapa, tendo como vice Gélson Sonda (PP). Sonda foi candidato a prefeito em 2008 e 2012, quando foi derrotado pelo atual prefeito Itamar Bernardi (PMDB) e pelo próprio Boniatti. A coligação deverá ser formada para a eleição majoritária (prefeito e vice) e também para a proporcional.

O PDT, que pretendia incomodar a coligação única em solo paduense, não irá lançar candidatos e nem fará a convenção. O presidente do partido, Dorvalino Pan, que havia informado ao Jornal O Florense sobre uma possível candidatura do PDT, sofreu um AVC no início do mês de julho e está hospitalizado. Devido a isso, o partido não fará convenção, informa o vice da sigla, Guido Baggio.

 

Datas das convenções

– No sábado, dia 30 de julho, PMDB, PRB, PSD, PSDB, PT, PTdoB, PTB, DEM, PTC e PCdoB realizaram suas convenções municipais juntos. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores e definiu o nome do pré-candidato Lídio Scortegagna para concorrer à reeleição.

– O PSB realizou a convenção no dia 23 de julho, também na Câmara. O nome de Almir Zanin foi confirmado como pré-candidato vice-prefeito.

– No dia 2 de agosto o Solidariedade (SDD) realiza a convenção, a partir das 19h30min, na Rua Pietro Mioranzza, 550, no salão do Travessão Alfredo Chaves.

– No dia 4 de agosto o PDT realiza a convenção, das 17h às 20h, na sede do diretório, na Avenida 25 de Julho, 2.015.

– O PP também realiza a convenção do partido no dia 4 de agosto, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores.

Em Nova Pádua

– No dia 3 de agosto (quarta-feira) PMDB, PP, PSDB e PRB realizam suas convenções municipais a partir das 19h, no Parque dos Peixes.

– No dia 4 de agosto, o PTB faz a convenção, a partir das 17h, na Rua Pedro Sartor, 14, no loteamento Baggio.

– O PDT anuncia que não fará convenção.

 

Eleição municipal ocorrerá no dia 2 de outubro. - Antonio Coloda/Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário