Política

Partidos políticos iniciam mobilização para Eleições Municipais 2024

Prefeito, vice-prefeito e vereadores serão escolhidos daqui a menos de um ano

Como quero meu município no futuro? Quais são os assuntos que acredito que devam ser tratados com prioridade pela administração municipal? Penso que a educação e a saúde mereçam mais investimentos? Ou que a economia e a mobilidade urbana careçam de atenção? Espero por incentivos culturais, ou, esportivos? O que faria a diferença, em Flores da Cunha, para mim? 
Daqui a menos de um ano, 152 milhões de eleitores de todo o Brasil irão às urnas eletrônicas para decidir os próximos quatro anos dos municípios de todo o território nacional. Teremos em nossas mãos o poder de escolha dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que atuarão nas Casas Legislativas.  
As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no primeiro domingo de outubro, dia 6, em primeiro turno. No caso dos municípios com mais de 200 mil eleitores, o segundo turno será no dia 27 do mesmo mês.
Para saber como os partidos de Flores da Cunha estão se mobilizando para o pleito, faltando um ano para a disputa, o Jornal O Florense conversou com os presidentes de cada sigla e fez os seguintes questionamentos: 1) Como o partido está se organizando para a campanha eleitoral de 2024? 2) Quais devem ser as principais bandeiras defendidas? E os desafios debatidos? 3) O partido já tem pré-candidatos a prefeito e vice? Pode divulgar quais? 4) E vereadores? Quantos?
Confira as respostas.

MDB

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) de Flores da Cunha, que sempre teve uma participação importante nos destinos político-administrativos de nosso município, pretende lançar candidato para a eleição majoritária de 2024 e também está buscando excelentes nomes como pré-candidatos para o cargo de vereador. Estamos em um momento de organização e preparação interna, visando a próxima campanha. Nossas propostas sempre procuram atender ao máximo aquilo que a população espera de seus governantes. Defendemos a união de forças para, assim, conseguir um melhor resultado em favor dos anseios da população. É cedo ainda para lançar nomes, mas temos pessoas qualificadas em nossos quadros e também queremos aproximação e parceria com todos os partidos que querem construir uma Flores da Cunha cada vez melhor.
Élio Dal Bó, presidente do MDB de Flores da Cunha

PL

O PL (Partido Liberal) está  constituído em Flores da  Cunha como uma Comissão Vigente composta por seis homens e seis Mulheres. Também estamos criando o PL  Mulher  e o PL  Jovem que, em breve, estará entrando em vigência. Como princípios que regem o Partido Liberal temos quatro pilares basilares, são eles:  Deus, Pátria, Família e Liberdade.
Para o pleito de 2024, seguindo a orientação do Comando Nacional e Estadual, teremos candidato à majoritária e nominata cheia para vereadores. Já em relação aos nomes, ainda é muito cedo para fecharmos essa questão, pois estamos em um processo de filiações bastante promissor. Quanto ao plano de governo, em tempo hábil estamos discutindo internamente entre os filiados para fechar nossa melhor proposta para Flores da Cunha.
Silvio Luiz Mantovani, presidente do PL de Flores da Cunha 

PDT

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) vem com uma proposta de dar continuidade no trabalho de fortalecer as bases do partido. Ao mesmo tempo em que trabalha para uma composição política de candidatura própria nas próximas eleições, também trabalha na possibilidade de coligações, estando aberto a projetos que visam uma boa construção política que consolide, sempre, o melhor para a nossa Flores da Cunha. 
Destacamos a educação como prioridade para preparar nossos jovens para o futuro, uma vez que acreditamos fortemente que esta bandeira é a principal ferramenta de desenvolvimento social. Através da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e da Juventude Socialista (JS) estamos movimentando e fortalecendo a aproximação com a comunidade e dando voz a quem quer. Hoje, ainda sentimos as consequências da polarização a nível federal, que regeu os últimos anos. Assim, o principal desafio é dar o entendimento de que devemos focar na política e no âmbito municipal, no que queremos e merecemos em um futuro, nem tão distante, para o nosso município. A corroborar, uma série de ações da nova executiva, que assumiu no corrente ano, vem ao encontro para encarar os desafios e reestruturar, junto à comunidade, o partido que tanto fez e faz história, focando em uma boa nominata tanto para a majoritária, quanto para a proporcional. No momento ainda não vamos abrir pré-candidatos, mas afirmamos que temos grandes personalidades dispostas a desenvolver um trabalho de excelência em prol da nossa comunidade.
Paula Cavagnolli, presidente do PDT de Flores da Cunha

PP

O PP (Partido Progressistas) está realizando reuniões constantes para manter a união e o fortalecimento da sigla, além disso, está constantemente convidando pessoas para conhecerem o Progressistas para filiações. Temos também os movimentos da Juventude e das Mulheres Progressistas, que estão muito fortes e engajados dentro do partido e na sociedade, realizando várias atividades durante o ano. 
Nosso partido defende as bandeiras da saúde, educação, segurança, habitação, saneamento básico e inovação. Por meio delas, buscamos soluções definitivas para problemas históricos, relacionados a mobilidade urbana, saneamento básico, resíduos sólidos urbanos, desenvolvimento econômico e social, entre outros. Também entre nossos desafios está a consolidação de Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. 
Para a próxima eleição, o Progressistas pretende manter a dobradinha César e Márcio, em virtude das inúmeras obras e ações elencadas no plano de governo, que já foram realizadas e também das novas ações e obras, que em breve serão iniciadas. Em relação aos vereadores, o PP pretende apresentar a chapa completa conforme Lei Eleitoral.
Daniel Gavazzoni, membro do PP de Flores da Cunha*
O presidente do partido, Fernando Foss, solicitou afastamento do cargo por motivo de saúde.

PSB

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) tem três valores centrais e que, obrigatoriamente, precisam estar nas políticas do partido, são eles: liberdade, igualdade e humanismo. Esses valores estão presentes nas bandeiras a serem defendidas, são elas: a busca do desenvolvimento econômico (geração de riqueza, emprego e renda); políticas sociais (moradia digna, boa qualidade de vida, saúde e educação de qualidade, além da remuneração condizente com as necessidades de cada família. Saúde, educação, esporte, cultura e lazer também irão fazer parte desse contexto e visão política); agricultura familiar; infraestrutura (planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade, saneamento, estradas do interior, segurança, crescimento organizado, cidade criativa e embelezamento dos espaços públicos); gestão eficiente (os serviços públicos precisam ser capazes de atender às expectativas da sociedade, com presteza, qualidade, economicidade e valorizando o ser humano, pois as pessoas são os destinatários finais de todas as políticas públicas) e esporte (criar uma estrutura condizente com o potencial existente). 
No que diz respeito ao pleito de 2024, o partido tem uma lista de filiados que podem ser pré-candidatos a prefeito e vice. Seguindo orientação da Executiva Estadual, os municípios deverão buscar o lançamento de candidaturas próprias a prefeito, preferencialmente. De forma alternativa, o PSB poderá compor alianças com candidaturas a vice, desde que baseadas em projetos para o município e devidamente debatidos entre os partidos que farão parte da coligação. O PSB já tem elaborada uma listagem prévia para futuros candidatos à vereança, a qual será completa e contempla bons nomes para concorrer em 2024, capazes de proporcionar a ampliação da bancada do partido. 
Ernani Heberle – presidente do PSB de Flores da Cunha 

PSD

O PSD (Partido Social Democrático) está em processo de organização interna, buscando pessoas que tenham a mesma linha de pensamento para contribuir com o partido e a sociedade. As bandeiras que defendemos são, essencialmente, a liberdade de expressão, o direito do cidadão a informação clara e transparente, e a participação efetiva da sociedade nas decisões governamentais. Acreditamos que o principal desafio da política, seja procurar pessoas que queiram participar dela, afinal, as boas pessoas querem cada vez mais distância da política. O nosso município, estado e país têm muitos desafios e acreditamos que só chegaremos às melhores decisões se a população participar.
Nosso partido tem quadros que podem ocupar diversas funções, mas o mais importante, nesse momento, é saber onde podemos contribuir com a sociedade florense, se teremos ou não candidato a prefeito, isso será reflexo de entendermos o que o município precisa. Temos uma gama de pessoas filiadas e outras com quem estamos conversando. Mas o principal objetivo sempre foi contribuir com a sociedade, independente de nomes ou de partidos. Em relação aos vereadores, teremos candidatos, sim, não sabemos quantos, mas vamos tentar abranger e buscar representantes para todas as células da sociedade, sempre nos aproximando de pessoas que queiram colaborar, pensando no melhor para o município. A linha de pensamento é de menos fotos e mais ações!
Célio Breginski, presidente do PSD de Flores da Cunha

REPUBLICANOS

O Republicanos está fazendo um estudo do cenário político, analisando várias situações, buscando pessoas, fazendo reuniões e conversando. Não temos nada definido ainda. Hoje a gente é administração, o nosso partido é de situação, nós estamos na coligação com o PP, a intenção é continuar, mas nós precisamos conversar bastante, não está nada definido ainda. Em breve nosso partido vai se reunir e tomaremos algumas decisões.  
Mauro Roque Bach, presidente do Republicanos de Flores da Cunha

PTB

No momento o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) está se organizando e aguardando orientações do Diretório Estadual, mas está conversando com todas as lideranças partidárias e buscando possíveis candidatos para a próxima eleição. 
Antonio Carlos Ingles, presidente do PTB de Flores da Cunha

PT

O PT (Partido dos Trabalhadores) está em um processo de organização e preparação para campanha desde o início de 2023 e, neste momento, está trabalhando os pontos de um plano de governo a ser apresentado no processo eleitoral.
As principais bandeiras defendidas pelo partido são: Educação, saúde e mobilidade urbana. Os desafios debatidos, por sua vez, são justamente a deficiência da atual gestão no fornecimento desses serviços.
Possuímos pré-candidato(a)s tanto para os cargos de prefeito e vice, quanto para vereador, e está definido pelo partido que apresentaremos candidatos(as) ao Executivo, em composição com outros partidos, e/ou chapa pura, a forma será definida mais próxima à eleição, mas ressaltamos que na próxima eleição buscaremos um maior protagonismo, afinal, o atual presidente fez, aqui no município, 3.691 votos, o que nos indica que há espaço para uma candidatura consistente do PT em nível municipal. Na última eleição, conseguimos propor oito candidaturas para proporcional, para a próxima eleição o número está em aberto, pois dependerá de como iremos para campanha, mas uma coisa é certa, desta vez o PT em Flores da Cunha terá seu lugar de fala, pois precisamos levar nossa mensagem e propostas aos nossos eleitores.
Paulo Roberto Correa Couto, presidente do PT de Flores da Cunha

 - DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário