Política

Na luta pela educação

Depois de mais de 30 anos no ensino, Diretor Vitório (MDB) pretende promover essa bandeira na Câmara

“Eu devo a minha eleição como vereador à Escola São Rafael. Ela foi a minha a ligação com a comunidade de Flores da Cunha”, diz Vitório Francisco Dalcero, o Diretor Vitório, eleito com 576 votos. A busca pela educação sempre foi o que moveu sua trajetória, refletida nos 32 anos em que se dedicou ao magistério, 10 deles no comando da maior instituição de ensino do município. E, claro, será a sua principal plataforma de atuação na Câmara de Vereadores. 
Natural de Planalto-RS, Vitório trabalhou na lavoura desde os sete anos. Até a sexta série, percorria 4 km a pé para poder estudar. Na sétima e na oitava, o caminho era ainda maior: 6 km para ir e 6 km para voltar - distância que, com o passar do tempo, era vencida com a ajuda de uma bicicleta. O Ensino Médio foi cursado à noite, depois de um dia inteiro de trabalho na lavoura. 
Formado em História, ele ganhou a alcunha de diretor menos de três anos depois de iniciar a sua carreira no magistério. Vitório desempenhou a função nas cidades gaúchas de Braga e Planalto, antes de, finalmente, se estabelecer em Flores da Cunha, há dez anos. “Dois irmãos meus já moravam aqui. Nós pegamos gosto por visitar, víamos uma cidade bonita, querida”, conta. 
Em 2010, a convite do irmão Pedro, à época diretor na Escola Professor Targa, Vitório mudou-se para cá a fim de trabalhar com ele. Mas logo seus caminhos se cruzaram com o São Rafael e, naquele mesmo ano, Vitório se tornou diretor da escola: “Foi um desafio grande, tive que construir do zero um legado de amizades, por ser de fora. Mas encontrei uma equipe fantástica que me ajudou a realizar um trabalho importante, com muita dedicação e empenho”. 
Das conversas com a equipe, surgiu a ideia da candidatura – algumas professoras, inclusive, o ajudaram na eleição, sempre de forma voluntária. Foi uma campanha barata, na qual a filha Brenda, estudante de jornalismo, municiava as redes sociais. “A indicação para vereador saiu da comunidade e não por uma vontade própria. Isso me fortaleceu e me encorajou como candidato”, afirma Vitório. 
A filiação ao MDB veio em outubro, pela ligação construída com o prefeito Lídio e o vereador Fera no período em que ficou à frente do São Rafael, além da admiração pelo político Pedro Simon. “Como já estou aposentado, não vou precisar dividir a atenção da Câmara com outro emprego. Todo o trabalho que eu fiz na escola vou levar para a Câmara de Vereadores”, promete o político de 57 anos. 
Como vereador, Vitório pretende trabalhar pela integração das escolas do município, pela cultura e pelo meio ambiente: “Serei um vereador de oposição. É importante que o contraditório surja como um espaço para o debate e, com isso, se tenha o ajuste, o crescimento. O que for bom pro município, vamos aprovar. O que não for bom, no entendimento da gente, vamos discutir”.

 Estreante na política, Vitório foi diretor da escola São Rafael entre 2010 e 2019.  - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário