Política

Indústria movimenta a economia florense

Conheça as propostas dos candidatos César Ulian, Ernani Heberle e Moacir Ascari para a área econômica

Flores da Cunha possui uma economia diversificada, mas a indústria está crescendo e ganhando seu espaço ano a ano. O setor de bebidas é o mais representativo do município, com 20,3% do valor adicionado, seguido do comércio, com 16,8%, e do setor moveleiro, com 13,5%. As metalúrgicas ocupam o quarto lugar, com 12,3%, conforme os dados do Perfil Socioeconômico 2019.
Nesta semana, o Jornal O Florense apresenta as propostas para a área da economia dos candidatos César Ulian (Progressistas), da coligação ‘Flores para o Futuro’; Ernani Heberle (PSB), da ‘Flores: Participação e Inovação’; e Moacir Ascari – Fera (MDB), da coligação ‘Flores no Rumo Certo’. 
Em ano de pandemia, uma das principais preocupações é a geração de empregos, mas conforme a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho, apresentado pela Universidade de Caxias do Sul com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, no mês de agosto Flores da Cunha registrou 390 admissões e 321 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 69, representando um acréscimo de 0,68% sobre o estoque de empregos formais. Desse modo, o estoque do município foi de 10,2 mil empregos com carteira assinada. A indústria foi o setor que mais influenciou o resultado positivo, com abertura de 46 postos de trabalho, marcando um aumento de 0,85% do nível de empregos nesse setor.
O resultado positivo do acumulado do ano foi influenciado principalmente pelo comércio, que teve 56 vagas abertas. Já os últimos 12 meses apresentaram resultado negativo em consequência principalmente da indústria, que teve 147 postos fechados, representando um decréscimo de 2,59%.
O saldo positivo de agosto foi o terceiro mês com abertura de vagas, após três meses de encerramento de postos formais. Em agosto de 2019, Flores da Cunha criou 20 empregos com carteira assinada, enquanto em agosto de 2020 criou 69 empregos. No acumulado do ano houve criação de 117 empregos, contra 309 postos formais criados no mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o município registrou 29 empregos encerrados. 
A arrecadação prevista para Flores da Cunha, no orçamento de 2020, é de R$ 104,8 milhões. Para 2021 a estimativa é de que o município arrecade com todas as fontes de recursos R$ 123,5 milhões.
A origem desse dinheiro vem dos tributos: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é a maior fonte de arrecadação do município. Além deste, o município recebe da União o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), composto da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – o valor destinado ao município é por faixa de número de habitantes; do Estado o IPVA (50% do imposto dos veículos emplacados no município retorna a Flores); e tributos próprios como o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), taxa de lixo Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Propostas ‘Flores para o Futuro’

Flores da Cunha é um município pujante e economicamente forte. Sabemos que com o auxílio do poder público é possível avançar ainda mais. Por isso, vamos gerar incentivos aos negócios locais para fortalecer e empreender nosso setor produtivo. Iremos estruturar a Sala do Empreendedor, um espaço de relacionamento entre a Administração Municipal e a comunidade empresarial, onde o empresário terá toda a assistência necessária.
Devemos incentivar os pequenos negócios com o desenvolvimento de programas de qualificação e consultoria através da parceria entre administração pública, entidades representativas e setor privado. Além disso, vamos apoiar capacitações profissionalizantes que desenvolvam habilidades técnicas apropriadas às iniciativas digitais, bem como impulsionar a inovação por meio de um ambiente atrativo para startups e incentivo à participação de jovens na proposição de soluções para o município. Quando falamos em inovação, lembramos que muitos lugares ainda não contam com serviços de internet e telefonia de qualidade. Nós lutaremos para viabilizar estes recursos. Isso é respeito pelas pessoas. 
É necessário dar maior publicidade e transparência ao processo de compras públicas. Por isso, iremos desenvolver um programa de compras, buscando aumentar o valor comprado pela prefeitura de empresas de Flores da Cunha, gerando maior circulação da renda dentro do município.
Outra iniciativa é promover a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Municipal a partir de uma ampla construção social, com o objetivo de planejar Flores da Cunha para as próximas décadas, sempre com a colaboração das entidades. Também iremos estruturar o Conselho de Desenvolvimento Econômico para o relacionamento constante com as entidades representativas do setor produtivo de nossa cidade.
Vamos promover a ampliação das transações comerciais entre empresas, produtores rurais e comunidade por meio de feiras, exposições, rodadas de negócio e ações de compras conjuntas, assim como articular parcerias e orientar os empreendedores sobre o acesso às linhas de crédito e garantias.
Iremos estabelecer parcerias com escritórios contábeis, assessorias empresariais do município e Sebrae para auxiliar novos pequenos negócios, rurais e urbanos, em processos como o licenciamento ambiental, formalização e registros de funcionários.

Propostas ‘Flores: Participação e Inovação’

Alguns termos são unânimes entre especialistas em economia: gestão, planejamento e controle. Mas existem outros que há pouco tempo vêm ganhando espaço no dicionário dos profissionais mais adeptos à mudança: turismo e inovação. E para os candidatos da coligação Flores: Participação e Inovação, elas aparecem na frente. Pois aqui é impossível pensar em desenvolvimento econômico sem associar toda a cadeia que envolve o turismo.
Dados da Organização Mundial de Turismo afirmam que o setor é um dos que cresce mais rapidamente no mundo, representando 10% do PIB mundial. Além de ser responsável pela geração de um em cada 10 empregos, direta ou indiretamente. Por isso, o turismo é um dos pilares fundamentais do Governo Ernani e Paula, já que para os candidatos, é impossível desvincular o turismo de uma economia sólida e próspera para seus munícipes.
Uma iniciativa dos candidatos, se eleitos, é estabelecer convênios e parcerias com a CDL para fortalecer as campanhas setoriais e promover ações em conjunto. Com o Centro Empresarial e com a UCS, fornecer o estímulo às startups e incentivos à inovação, como a criação de uma incubadora aberta para estudantes, fonte de futuros empreendedores. O exemplo a ser seguido nesse caso, é a cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), que se tornou referência para o país como uma cidade inovadora e conectada, algo que Ernani e Paula desejam muito para Flores e que agregará potencial econômico para o município.
Também haverá apoio ao desenvolvimento de mão-de-obra especializada, oferecendo todo o suporte para cursos de ensino profissionalizante aos jovens.
Somado a isso tudo tem também o turismo cultural, o enoturismo, a gastronomia e o turismo natural, pontos fortes e que, se valorizados, podem trazer novos investimentos para o município, alavancando a economia local. Estímulo e apoio econômico que todos esses setores podem esperar de Ernani e Paula, pois eles priorizam o que é daqui e farão com que a economia de Flores da Cunha seja sólida e próspera, tanto para o município quanto para quem vive dela.

Propostas ‘Flores no Rumo Certo’

Flores da Cunha tem uma economia forte e pujante. Mas, o próximo prefeito terá o desafio de pensar em estratégias que preparem a nossa cidade para a economia do futuro. O poder público deve oferecer incentivos para atrair investimentos e, assim, gerar emprego e renda. Essas iniciativas são fundamentais, principalmente em momentos como esse que estamos vivendo, de retomada da economia. O Fera tem um plano focado na qualificação da mão de obra, em incentivos para os empreendimentos já instalados na cidade e na atração de novos investimentos de diferentes portes, inclusive de tecnologia. Uma prefeitura ágil, moderna e que atenta às oportunidades, fará toda a diferença no desenvolvimento da economia do nosso município.
- Criação do Ninho do Empreendedorismo com espaços de coworking, oferecendo toda a estrutura de escritório com acesso à internet, mobiliário, telefone. Assim, profissionais independentes vão poder desenvolver ideias, trocar experiências, formar parcerias e criar novas empresas;
- Seguir com ações para ampliação, atração e concessão de incentivos às novas empresas e demais sistemas de produção, buscando a garantia de geração de empregos e crescimento da receita municipal;
- Qualificação de agentes da administração pública para o desenvolvimento de projetos de captação de recursos e identificação de oportunidades existentes nos governos federal e estadual, nos fundos de organismos internacionais e na iniciativa privada;
- Agilidade na aprovação dos projetos ambientais e na liberação de alvarás para instalação de novas empresas;
- Auxílio na elaboração dos projetos ambientais e incentivos, como a terraplenagem de terrenos e pavimentação de pátios;
- Será dada sequência à parceria com o Centro Empresarial para trazer uma escola profissionalizante do Senai para Flores da Cunha. O município ficará responsável pelas obras estruturais como a abertura do terreno e terraplenagem;
- Subsídio do transporte, ida e volta, para os estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes.
 


 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário