Política

Eleições 2016: os desafios no ensino infantil e profissionalizante

Confira as propostas dos dois candidatos à prefeitura de Flores da Cunha para a área que detém 25% do orçamento municipal

Os gastos da receita de um município são previstos em lei. O percentual estimado para a educação é um mínimo de 25% do orçamento municipal, o que torna a educação um tema fundamental. No dia 2 de outubro, os florenses irão às urnas para escolher quem vai administrar o município pelos próximos quatro anos. Por isso, é importante conhecer as propostas nessa área apresentadas pelos candidatos Lídio Scortegagna, da coligação ‘Flores Unida’, e Roberta Verdi, da ‘Aliança Flores é Mais’.

De acordo com dados do Perfil Socioeconômico 2015, Flores da Cunha tem 4.981 alunos matriculados nas escolas municipais, estaduais e particular. São 16 escolas municipais e estaduais, uma particular, duas creches infantis sob administração municipal e 12 estabelecimentos privados para a educação infantil. No fundamental estão 3.252 estudantes; no ensino médio são 845; e na educação infantil existem 884 crianças de zero a cinco anos.

O número expressivo de matrículas reflete também um dos grandes gargalos da educação: a demanda por vagas nas escolinhas infantis. O município atende a 86 crianças de zero a três anos na Escola de Educação Infantil Irmã Tarcísia e mais 108 alunos de quatro anos na nova Escola Municipal de Educação Infantil Santa Teresinha (inaugurada em maio). Além disso, são disponibilizadas mais 340 vagas compradas em instituições infantis privadas do município para meio turno ou turno integral. O projeto social ‘Mão Amiga’ também possui um programa para a educação infantil com auxílio de 50% no valor da matrícula (atualmente são 44 crianças atendidas).

Apesar da oferta, a demanda também é constante. Em fevereiro, a lista de espera por uma vaga era de cerca de 30 crianças na Secretaria de Educação. Na Defensoria Pública, a média é de duas a três judicializações por semana para conseguir uma vaga nas instituições infantis de Flores da Cunha.

Para a obtenção de vagas, tanto na prefeitura, quanto no projeto ‘Mão Amiga’, existem critérios. No poder público, o auxílio vai de acordo com as condições econômicas da família, podendo ser pago integralmente ou em 50%. O parecer para conseguir uma vaga nas escolinhas é que a renda per capita (renda total dividida pelo número de pessoas) da família não ultrapasse um salário mínimo (R$ 880).

Para 2017, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que teve audiência pública na Câmara de Vereadores na tarde de ontem (25), prevê para a Secretaria de Educação R$ 600 mil para a compra de vagas em creches municipais. Neste ano, até o momento, já foram investidos R$ 685 mil.

Ensino profissionalizante

Outro desafio da educação é o incentivo para a instalação de uma escola profissionalizante. No segundo semestre de 2014, um projeto de edificação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) em Flores da Cunha, numa área doada pela prefeitura no loteamento Sonda, foi apresentado para representantes do Senai/Fiergs. A prefeitura doaria o terreno e disponibilizaria R$ 1 milhão para a construção da unidade, vindos do Fundo do Turismo, Indústria, Comércio e Serviços. O restante do recurso viria da Fiergs. Entretanto, em 2015 o projeto foi suspenso pela diretoria do Senai em virtude da recessão econômica nacional.

Atualmente, 35 jovens saem de Flores da Cunha para estudar nas unidades do Senai em Caxias do Sul e Antônio Prado, nas áreas automotiva, de marcenaria e mecatrônica. Na turma atendida no Centro Empresarial de Flores da Cunha, no curso de assistente administrativo, são mais 80 alunos.

 

Propostas da coligação ‘Flores Unida’ para a educação

– Inclusão social: adequar a estrutura física e pedagógica para a inclusão de alunos com necessidades especiais.

– Transporte escolar gratuito: manter a gratuidade do transporte escolar para os estudantes de todos os níveis.

– Continuação das políticas de valorização dos profissionais da educação.

– Escola técnica: incentivar a criação de escola técnica para formação profissional nos segmentos da indústria, comércio, serviços e agronegócios.

– Fortalecer a Escola de Pais.

– Transversalidade: integrar as políticas educacionais com a rede de serviços sociais.

– Analfabetismo zero: manter as atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco na alfabetização.

– Educação infantil: ampliar ofertas de vagas para crianças de zero a três anos.

– Escolas de tempo integral: ampliação da oferta desde a educação infantil aos anos finais do ensino fundamental, com aulas de Língua Estrangeira, laboratório de aprendizagem, informática, música e dança.

– Construção de novo espaço para o Núcleo Integrado de Apoio ao Educando (Niae).

– Projeto de esportes no Ginásio Poliesportivo: modalidades de vôlei, handebol, basquete, futebol e xadrez, entre outros.

– Construção do auditório da Escola Tancredo Neves.

– Tecnologia: investimento com a ampliação da robótica, tablets, lousas digitais, notebooks.

– Reestruturação curricular: a partir da aprovação da Nova Base Nacional Curricular Comum, adequação dos currículos com a implantação da Educação Ambiental e Educação Financeira.

– Modernização dos espaços escolares e manutenção dos prédios.

– Gestão escolar: implantação da gestão estratégica em todas as escolas, visando a qualidade da educação ofertada na rede municipal.

– Gestão democrática: fortalecimento dos Conselhos Escolares e CPMs com formação continuada e maior participação nas decisões da escola, visando a qualidade da educação.

– Infraestrutura: criar estruturas físicas adequadas para a prática de esportes nas escolas.

– Cemel: melhorias e pavimentação da pista atlética, nova pista de skate, campo de grama sintética, instalação de academia de saúde, iluminação adequada ao espaço.

– Melhoria dos espaços públicos: revitalizar as praças Nova Trento e Imigrante, disponibilizar equipamentos para prática de atividades físicas; ampliar a ciclovia e construir áreas para caminhadas.

– Competições esportivas: manter, ampliar e qualificar as competições das diversas modalidades.

– Projetos culturais: viabilizar apoio financeiro a projetos. Criar projetos culturais (teatro, dança, música) para a população e com professores nos turnos contrários aos dos alunos. Apoiar festivais culturais. Incentivar e promover eventos para povoamento das praças nos bairros, como áreas de lazer e encontro de pessoas.

– Restauração do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.

– Conselho de Cultura: fortalecê-lo, bem como todas as entidades que promovem a cultura.

– Casa da Cultura: conclusão e ativação.

– Eventos culturais: continuar com a promoção da Feira do Livro, apresentação de shows e apoio a entidades e associações.

 

Propostas da coligação ‘Flores é Mais’ para a educação

– Para nós a educação tem, no município, a mesma função que a coluna vertebral no nosso corpo: deve ser estruturadora, nos manter de pé e permitir que caminhemos em frente. Educação de qualidade e inclusiva se faz investindo no aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, com novos espaços, tecnologias, e uma equipe de colaboradores qualificada, fazendo da escola um espaço onde a vida brota e o encontro com a felicidade é constante. Para isso, é necessário o investimento diário na formação dos professores e colaboradores, nas salas de aula com espaços multimídia, laboratórios de informática, bibliotecas, videotecas, laboratório de ciências, parques infantis, sala de jogos e ambientes para a convivência entre alunos. O Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional (Niae) deve ser reforçado com salas de atividades múltiplas para atendimento aos alunos especiais, intensificando uma proposta pedagógica moderna.

– No processo acelerado de evolução da nossa sociedade, a administração se preocupará com a proteção integral das crianças, desde os primeiros dias de vida até os seis anos de idade, ampliando as vagas nas creches, próprias ou por meio da compra de vagas nas instituições privadas, e tendo ainda um programa de acompanhamento às famílias.

– No ensino fundamental, agregar às disciplinas existentes a transversalidade dos conteúdos incluindo a reflexão, análise e a tomada de posição frente a questões como meio ambiente, trânsito, higiene, saúde, sexo, drogas, violência, alimentação saudável e cidadania.

– Ampliar as escolas de tempo integral, estimulando esportes diferenciados como atletismo, rústicas, basquete, natação e ginástica artística. Estimular ainda a dança e a música incrementando as parceiras com as escolinhas do município.

– Desenvolver com a rede municipal uma parceria que amplie a autonomia das escolas desde a definição das equipes gestoras até a flexibilização do calendário e regimento interno respeitando a individualidade e as características de cada instituição.

– Educação se atrela à cultura de um povo: queremos resgatar a nossa história, preservar nossos monumentos, recuperar o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, dotar nossa Biblioteca Municipal com títulos atrativos e valorizar nossos artistas locais.

– Construir praças e parques para as crianças na cidade e interior, promover atividades que valorizem nossos espaços públicos, o Centro Municipal de Esporte e Lazer (Cemel), poliesportivo, estádio, ampliando horários, diminuindo custos para a prática de atividades, melhorando iluminação, segurança e oferecendo à população locais adequados.

– Juntos encontraremos as soluções para os problemas que se apresentarão ao longo da caminhada, abertos à inclusão e promoção, à valorização do profissional da educação e o suporte dispensado para a realização de um trabalho de qualidade, onde a meritocracia e a busca de resultados sejam priorizados. Acreditamos que juntos somos mais e podemos mais. O mundo não para, a busca pela liberdade e autonomia com espaço no mercado de trabalho se dá com uma educação forte e de qualidade.

Um dos grandes gargalos da educação no município é a demanda por vagas nas escolinhas infantis. - Danúbia Otobelli/O Florense
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