Política

Educação: um tema a ser debatido

Confira as propostas dos três candidatos à prefeitura de Flores da Cunha para a área da educação

A educação é um dos pilares mais importantes dentro de um município. Por esse motivo, a pasta tem, por lei, que investir 25% da receita alcançada. 
No dia 15 de novembro, os florenses irão às urnas para escolher quem irá administrar Flores da Cunha nos próximos quatro anos e, por isso, é importante conhecer as propostas dos três candidatos ao executivo: César Ulian, da coligação ‘Flores para o Futuro’, Ernani Heberle, da coligação ‘Flores: participação e inovação’, e Moacir Ascari – Fera, da coligação ‘Flores no Rumo Certo’. 
Conforme os indicadores educacionais do ano de 2019 do município, retirados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Flores da Cunha contava com 5.375 matrículas, entre Ensino Primário, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissionalizante, EJA e Educação Especial. Conforme a Secretaria de Educação, a prefeitura registra em 2020, 1.075 alunos no Ensino Superior e Técnico. No total, são mais de 6 mil estudantes entre ensino público e privado no município. 
Flores da Cunha possui 15 escolas municipais e estaduais e uma escola privada, além de duas escolas de Educação Infantil sob a administração municipal e mais nove escolas privadas de Educação Infantil. 
Para dar conta da demanda crescente por vagas infantis, o município possui convênio com as escolas particulares de compra de vagas. No início de 2020, a prefeitura contratou 230 vagas para crianças de zero a três anos, além de ampliar a Escola Irmã Tarcísia. Quatro salas foram construídas para atender mais 80 alunos. Durante esta semana, a Secretaria está contatando os pais que estavam na lista de espera ofertando mais vagas de creche.
Para 2021, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentários (LDO) aprovada na Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 28, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto tem previsto um orçamento de R$30.585.510. Apenas para aquisição das vagas está previsto o montante de R$ 1 milhão. 
Entre outras prioridades para 2021 elencadas na LDO está a continuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); o auxílio na graduação de professores; manter as atividades do Ensino Infantil e Fundamental; contratar cursos, seminários e convenções; oferecer projetos esportivos para os alunos; manter e ampliar laboratórios de informática; manter as atividades do NIAE e do EJA; nomear profissionais da educação; construir acessos nas escolas para alunos especiais; manter e reformar escolas e pátios; adquirir equipamentos e obras literárias; adquirir alimentação escolar; além de concluir as obras da Escola São José, ampliar a Escola Rio Branco, e manter o transporte escolar gratuito.

Propostas da coligação ‘Flores para o Futuro’

Nossas propostas estão orientadas por cinco diretrizes: bem-estar, respeito, colaboração, empreender e efetividade. Acreditamos que a educação exerce papel fundamental na cidadania. Como muitos pais trabalham o dia todo, precisamos garantir a segurança das crianças e dos jovens, oferecendo atividades que estimulem o desenvolvimento de competências e habilidades. Sendo assim, promover a educação, aliada a atividades fora do turno escolar é essencial, com a oferta de programas educativos, esportivos, socioculturais e de lazer. Além disso, reconhecemos que é necessário ampliar vagas para o turno integral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Atentando para vagas na creche, criaremos um sistema de informação transparente para a comunidade, que divulgue a lista de espera de vagas e os critérios, não só para a educação infantil, mas em todos os setores. Isso é respeito às pessoas.
O bem-estar do aluno é a nossa prioridade, assim como investir na infraestrutura das escolas. A pandemia nos mostrou que a tecnologia é uma importante ferramenta se estiver aliada ao processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, iremos melhorar a infraestrutura das escolas com a aquisição de recursos tecnológicos e equipamentos modernos. O deslocamento de casa até a escola também precisa ser reavaliado. Portanto, qualificar o transporte escolar, observando o zoneamento, sem esquecer do conforto do aluno e da redução dos altos custos, está entre as nossas propostas. Isso é efetividade
Queremos estabelecer uma proposta pedagógica única, promovendo o mesmo padrão de qualidade para toda a rede municipal de educação, com professores, funcionários, pais e alunos colaborando com as decisões, compartilhando sugestões e ações. Também reconhecemos e respeitamos a importância de incentivar e apoiar a formação permanente dos profissionais da educação.
Sabemos que a educação vai além da sala de aula. Por isso, precisamos investir para viabilizar uma escola técnica agrícola, bem como fortalecer parcerias para potencializar a escola técnica (SENAI) e implementar a educação do empreender no currículo escolar. 
Com a visão de donos de empresa do César e do Márcio, será possível avançar muito no desenvolvimento educacional como um todo, atuando hoje para o futuro ser melhor

 

Propostas da coligação ‘Flores: participação e inovação’

Educação: tema que no Programa de Governo do candidato Ernani Heberle integra um dos pilares da campanha, as Políticas Sociais. Para a coligação ‘Flores: participação e inovação’ o assunto é visto como essencial na lista de prioridades.
A pauta, que é de interesse de toda a população, tem o olhar prioritário do candidato e sua vice, já que acreditam que é através da educação que o município garantirá o seu desenvolvimento no futuro, com a integração da tríade: família/escola/comunidade. Por meio do investimento nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação, os estudantes de Flores da Cunha poderão exercer sua cidadania, desenvolvendo o pensamento crítico e desfrutando de melhores serviços educacionais recebidos dentro das escolas municipais. 
Através da implementação de Escolas de Tempo Integral, programas de formação continuada para professores, escuta permanente da comunidade escolar, oficinas artísticas no turno inverso das escolas, com especial atenção aos adolescentes e inclusão de temas atuais e pertinentes aos currículos escolares, será possível estimular a melhora significativa nos índices do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de todas as escolas do município. A meta é ficar entre os 5 melhores municípios do RS. Outro ponto a frisar é que as escolas terão autonomia financeira e administrativa
Heberle e sua vice, Paula, pretendem estabelecer a transversalidade como peça fundamental para um trabalho conjunto entre as várias secretarias para dar efetividade às políticas públicas. Dentre elas, a concretização do sonho de muitas mães: creche para todas as crianças do município, com construção de novas Escolas de Educação Infantil em Nova Roma e São Gotardo. Essas localidades ainda terão a municipalização das escolas estaduais. Vale destacar também que será mantido o transporte escolar nos níveis atuais, atendendo a todos, inclusive com os subsídios.
Outra política pública a ser viabilizada é a criação de condições para que todos os alunos de baixa renda e suas famílias tenham acesso à internet. Por meio de parcerias com as operadoras, a gestão municipal visa criar um programa de ‘inclusão digital’.
A coligação está certa de que preservando os valores da transparência, participação, inovação, desenvolvimento e cidadania a comunidade de Flores da Cunha estará bem assistida, tendo vez e voz durante toda a gestão de Heberle e Paula.

 

Proposta da coligação ‘Flores no Rumo Certo’

Transporte escolar 100% gratuito: manter 100% de gratuidade do transporte escolar para os estudantes das escolas públicas e privadas em todos os níveis, sem distinção (incluindo o Ensino Médio);
Creches: compromisso em zerar a fila de espera para a Educação Infantil (0 a 3 anos) no município para as famílias que necessitam de creche via vagas próprias ou com subsídio total nas instituições de ensino conveniadas (privadas);
Escolas de tempo integral: ampliação da oferta de ensino em tempo integral desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, com aulas de Língua Estrangeira, laboratório de aprendizagem, aulas de dança, informática, música, incluindo a oferta de projeto de esportes no Ginásio Poliesportivo;
Proposta cívico-militar: continuar a implantação da Proposta Cívico-Militar na Escola Tancredo de Almeida Neves;
Inovação e tecnologia: investimento em tecnologia nas escolas como ferramenta para qualificar o processo de ensino e aprendizagem (robótica, tablets, lousas digitais, notebooks, impressora 3D, câmeras de aula simultânea, etc).
Conclusão de obras: concluir a execução das dez novas salas de aula na Escola São José e prosseguir com os projetos de obras (já licitados) nos espaços de lazer e convivência das escolas da rede municipal Tancredo Neves, Rio Branco, Tiradentes e 1º de Maio. Além disso, será feita a manutenção e o aprimoramento na estrutura das onze escolas municipais. 
Outras ações: trabalhar a educação como forma de inclusão social; analfabetismo zero (Educação de Jovens e Adultos); trabalhar a transversalidade, criação de um portal educacional para a escola de pais; seguir com a gestão democrática; continuidade da implantação do ensino hibrido.

 

 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário