Política

Chegou a hora do CONFIRMA

Trinta e um deputados gaúchos à Câmara Federal, dois senadores e 55 deputados à Assembleia Legislativa serão eleitos neste domingo, quando ocorre votação também para presidente da República e ao Piratini

Neste domingo, dia 7, 147 milhões de brasileiros devem participar das eleições para escolher deputados federal e estadual, senadores, governador e presidente. Em Flores da Cunha, são 22.857 eleitores cadastrados, distribuídos em 76 seções eleitorais espalhadas em 27 pontos de votação. Em Nova Pádua, a concentração dos 2.308 moradores aptos ocorre no salão paroquial e na Escola Luiz Gelain, onde serão instaladas sete seções. A votação ocorre das 8h às 17h, e é necessário levar um documento oficial com foto. Tenha sempre em mão seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Flores da Cunha, Gelson Molardi, no município algumas seções que tinham número baixo de inscritos foram agregadas a outras maiores. Na seção 86, junto à Escola Horácio Borghetti, uma nova, de número 93, foi criada agregando mais 21 inscritos. Essa passa a ser a maior seção eleitoral do município para o pleito deste domingo, com 416 eleitores cadastrados. A de menor número é a seção 90, instalada no Clube Independente, com apenas 70 votantes. Este local foi o escolhido pelo Cartório Eleitoral para ser prioritário aos eleitores que pretendem justificar o voto. Conforme Molardi, como o número de votantes inscritos na seção é pequeno, os mesários ficarão mais tempo disponíveis para auxiliar os que precisam justificar a ausência.

Outras seções que foram agrupadas são: Seção 3 (com a 64) e 43 (com a 79) na quadra da Escola Frei Caneca; seção 82 (com 92) na Escola Tancredo Neves; a seção 17 (com a 75), no salão de Sete de Setembro; e em Nova Pádua a seção 26 receberá os eleitores da seção 29, no salão paroquial (veja na tabela).

A votação
Conforme o responsável pela 68ª Zona Eleitoral, com sede em Flores da Cunha, juiz eleitoral Emerson Jardim Kaminski, o pleito se desenha de forma tranquila e não deverá apresentar problemas. “O importante é o cidadão exercer o seu direito de votar, assumindo sua escolha”, valoriza. No início dessa semana, as urnas passaram por inspeção e foram lacradas – somente poderão ser ligadas às 7h de domingo. Segundo o chefe do Cartório local, a distribuição das urnas inicia às 8h de sábado, dia 6, e será feita por uma empresa terceirizada. O trabalho deverá ser concluído ainda pela manhã. Neste sábado, o Cartório Eleitoral estará de plantão das 7h às 18h, e no domingo da eleição das 6h30min até às 20h, quando está previsto o término da apuração.

O juiz eleitoral destaca que, mesmo com os candidatos já escolhidos, o eleitor deverá ter cuidado com a ordem de votação. “Em frente à urna, até o eleitor mais experiente fica com algumas dúvidas diante de tantos dígitos para teclar”, complementa Kaminski. Por isso é preciso atenção e a dica é levar uma colinha junto, ou seja, um papel com os números dos candidatos na ordem correta. Caso seja digitada outra sequência, você pode estar votando em um candidato diferente ou até mesmo anulando sua escolha (confira um modelo de colinha abaixo).

Plantão
Os servidores da Justiça Eleitoral irão atuar na fiscalização, atendimento aos partidos, mesários e eleitores que buscam informações durante o fim de semana, além de suporte a eventuais substituições de urnas e fornecimento de certidões a eleitores. O Cartório Eleitoral fica na Rua Borges de Medeiros, 2099, em frente ao Fórum. Informações pelos telefones 3292.2797 ou 3292.5279.

Como votar
Seguindo a ordem ao lado, depois de digitar o número do candidato, a foto dele vai aparecer na tela da urna. Se estiver certo basta apertar na tecla verde ‘confirma’. Se errar algum número, é só apertar a tecla laranja ‘corrige’, digitar outra vez o número do candidato ou da legenda do partido e clicar na tecla verde. Ao finalizar a votação, a urna emitirá um sinal sonoro e a mensagem ‘FIM’ aparecerá na tela para indicar que os votos foram computados. Confira um modelo de colinha.

Para o responsável pela 68ª Zona Eleitoral, juiz eleitoral Emerson Jardim Kaminski, o pleito se desenha de forma tranquila na região - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário