Política

Audiência Pública sobre a criação de uma Universidade Federal na Serra Gaúcha

Encontro ocorrerá nesta sexta-feira, dia 27, na Escola São Rafael

A região nordeste do Rio Grande do Sul tem mais de 1 milhão de habitantes, sendo que, dentro dessa população, mais de 67 mil estão em idade de ingresso no ensino superior.  A Serra Gaúcha também é responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Além disso, possui uma classe trabalhadora numerosa e um empresariado expressivo. Estes são alguns dos argumentos que estão sendo utilizados para solicitação da criação de uma Universidade Federal na Serra Gaúcha.

O tema que recentemente foi abordado em reunião do Parlamento Regional, no dia 5 de outubro, na cidade de Nova Prata, será debatido em Flores da Cunha, através da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores está sendo organizada uma audiência pública para debater o assunto. O encontro que contará com a presença de lideranças políticas, empresariais, professores e alunos, está marcado para esta sexta-feira, dia 27, às 8h, no auditório da Escola Estadual São Rafael.

Entre os convidados estão os líderes da iniciativa, a deputada Federal Denise Pessôa e o deputado estadual Pepe Vargas.  Uma universidade pública vai muito além da parte acadêmica, sendo responsável pela formação de recursos humanos, produção de conhecimento, desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços à comunidade e valorização da localidade.

Durante a reunião do Parlamento Regional foi elaborado um documento de apoio à criação da universidade, que será entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana. A proposta é seguir um modelo semelhante ao que garantiu recursos federais para a expansão do Hospital Geral da região. Entre as possibilidades discutidas para a Universidade Federal do Nordeste Gaúcho, estão a criação de uma nova instituição do zero, uma extensão da UFRGS na região ou a oferta de cursos federais na estrutura da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O foco principal, no entanto, é a criação de uma universidade independente.

A localização da universidade ainda não está em discussão, pois os líderes acreditam que essa etapa deve ocorrer após a confirmação da criação da instituição. A ideia é que, no futuro, a universidade federal possa se expandir em núcleos por toda a região para atender às demandas educacionais locais.

Em Flores da Cunha, a audiência pública vai apresentar essa mobilização regional, além de colher apoios da iniciativa pública e privada. Também será o momento de manifestação com sugestões e opiniões da comunidade escolar, com espaço para explanações de pais, alunos e professores.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário