Política

Aprovado projeto que prevê melhoria na acessibilidade a supermercados

Denominação de rua na Linha 100 e Moção ao promotor de justiça completam a pauta

A Casa Legislativa aprovou na segunda-feira, dia 3, o PL 077/2022 que visa melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência a supermercados e atacados. Os vereadores aprovaram também o projeto de lei 072/2022 que denomina de Estrada São João Bosco uma via pública localizada na Linha 100 e a Moção de Congratulações ao promotor de justiça, Stéfano Lobato Kaltbach, pelos 26 anos de atuação à frente da Promotoria de Justiça de Flores da Cunha.

No grande expediente, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) comentou sobre o domingo de eleições, falou dos 130 anos da Câmara de Vereadores de Caxias de Sul, destacando que, na época, Flores da Cunha era distrito de Caxias e que o tataravô de sua família, Agapito Conz, foi um dos vereadores da época. A vereadora destacou ainda a programação do Mês do Idoso, organizada pela prefeitura em parceria com a Câmara, que conta com diversas atividades.

O vereador Ademir Antonio Barp (MDB) defendeu a moção de congratulações de sua autoria, ao promotor de justiça pelos 26 anos dedicados à Promotoria de Justiça de Flores da Cunha. O emedebista destacou a trajetória de Kaltbach, que fez faculdades de Direito e Estudos Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de Processamento de Dados na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entre 1986 e 1990 – fez as três faculdades no mesmo período. Em 1991 morou na Capital, quando estudou na ESPM, e em 30 de dezembro de 1991 foi empossado no Ministério Público. Em janeiro de 1992 começou a trabalhar em Santa Vitória do Palmar, onde ficou até 31 de julho de 1996. Em 1º de agosto de 1996 começou a trabalhar em Flores da Cunha.

O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) apresentou o projeto de sua autoria que denomina de Estrada São João Bosco uma via pública localizada na Linha 100, no município de Flores da Cunha. O nome, conforme o vereador, foi escolhido juntamente com os moradores com o intuito de homenagear o padroeiro da Capela. A via se localiza na Linha 100, com uma extensão de dois quilômetros e oitocentos metros.

Confira as proposições

Projeto de nº 072/2022: denomina de Estrada São João Bosco uma via pública localizada na Linha 100, no município de Flores da Cunha. Autoria: vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos)

Entenda: a proposta tem por intuito denominar uma via pública, na Linha 100, que inicia na interseção com a Rota da Integração, segue no sentido oeste, em uma extensão total de dois quilômetros e oitocentos metros até a Capela São João Bosco, que ainda não possui denominação oficial. A falta de denominação gera problemas para o recebimento de correspondências, encomendas e cobranças. O nome da via foi sugerido em razão de se homenagear o padroeiro da Capela São João Bosco, definido em reunião pelos moradores da mesma localidade.

Projeto de Lei nº 077/2022: dispõe sobre o uso de carrinhos de compras em supermercados, hipermercados, atacados ou atacarejo, adaptados para atender as necessidades dos cadeirantes e dá outras providências. Autoria: vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB)

Entenda: a proposta visa assegurar e promover em condições de igualdade o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à inclusão social e a cidadania, conforme o artigo do Estatuto das Pessoas com Deficiência. Para ampliar o acesso, a lei prevê a eliminação de barreiras e obstáculos e oferece liberdade de movimento e a circulação com segurança da pessoa cadeirante e/ou com mobilidade reduzida.

Moção nº 015/2022: de Congratulações ao Promotor de Justiça, Senhor Stéfano Lobato Kaltbach, pelos 26 anos de atuação à frente da Promotoria de Justiça de Flores da Cunha. Autoria: Vereador Ademir Antonio Barp (MDB)

 - Câmara de vereadores de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário