Política

A felicidade em já entregar serviços para a comunidade

César Ulian fala sobre seus primeiros 15 dias à frente do governo e as projeções para os próximos meses

O prefeito César Ulian está ainda se adaptando às novas rotinas do dia a dia e, aos poucos, sentindo o peso e a responsabilidade em sentar na cadeira de prefeito. Nesses primeiros 15 dias à frente da administração municipal, César já está esbanjando felicidade em entregar serviços para a comunidade e conseguir melhorar alguns aspectos da prefeitura. 
Além disso, está pensando no hoje, mas também no futuro. No seu último ano de governo, em 2024, o município estará completando 100 anos de emancipação política – e as ideias já começaram para termos uma comemoração à altura.   

OF: Como estão sendo os primeiros 15 dias à frente do governo?
César Ulian: É um momento de adaptação à nova realidade. Na quinta-feira passada, tivemos a primeira reunião com o secretariado, e foi unânime o sentimento de felicidade que a gente sente em poder estar já entregando serviços para comunidade. Estávamos um pouco apreensivos no início sobre o andamento das atividades, mas é um processo onde estamos nos adaptando. Tem muito burocrático que fiz questão de solicitar que, de início, tudo passasse por mim, então estamos revisando tudo. Alguns contratos que estamos renovando, já estamos reavaliando e já conseguindo melhores resultados. Estou cobrando bastante dos secretários, deles revisarem todos os contratos para tentarmos melhorar as negociações. 

OF: Sabemos que a prefeitura não caminha apenas pelas ações do prefeito. O quanto de autonomia o senhor deu para o seu secretariado trabalhar? Por exemplo, a secretária da Saúde em frente à pandemia?
César Ulian: Na verdade, todas as ordens de compra das secretarias irão passar por mim. Mas na questão do dia a dia das secretarias, das ações, do cronograma, isso nós iremos comentar um pouco nas reuniões de secretariado, todas as quintas-feiras, até para todos saberem o que está acontecendo na prefeitura. Mas a novidade é que cada secretário vai estar fazendo um plano de ações, um planejamento estratégico, para seis meses. Isso será apresentado para nós, com as metas para buscar atingir e, em cima disso, eles vão ter autonomia de trabalhar e ir executando dentro das realidades que cada secretaria tem. 

OF: Quais os principais desafios para você, como prefeito, e para os secretários?
César Ulian: Esse ano, em especial, temos a restrição da Lei Complementar 173 (Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus), então temos umas exigências a mais. Para mim, um dos principais empecilhos são os aspectos legais, onde muitas vezes a gente não pode fazer o que gostaríamos, mas o que a lei nos permite fazer. 

OF: Como está o andamento das obras municipais. Todas que foram iniciadas na gestão anterior serão finalizadas?
César Ulian: Tiveram bastantes obras iniciadas nos últimos dias do último governo. Então daremos continuidade, até porque tem lugares que tem material depositado. Estamos dando sequência nos trabalhos da Linha 100, depois vamos para Nova Roma finalizar os trabalhos por lá, e deveremos seguir a Otávio Rocha. Todas obras de pavimentações. E, ao mesmo tempo em que estamos com uma força tarefa no Centro para limpeza, temos no interior para patrolamento e cascalhamento em função da safra. Temos também para esse ano a ampliação da Unidade de Saúde Irmão Benedita Zorzi, e estamos fazendo o estudo para incluir os 1,12 km faltantes da Estrada Velha até a divisa com Caxias do Sul – que não estavam incluídos no projeto que está em execução. 

OF: E a Avenida 25 Julho que foi uma promessa da gestão passada e que não foi concretizada. Será avaliada? 
César Ulian: Ainda não tivemos tempo de ver o projeto, mas no meu entendimento, por ser uma obra que vai ter um impacto muito grande na comunidade, vamos querer apresentar o projeto para as entidades de classe do município e para a comunidade, para que possam colaborar. Mas não será nesse momento. Provavelmente para esse ano não iremos conseguir. Mas temos a Praça Nova Trento que está sendo revitalizada, e os banheiros, que não foram contemplados nessa reforma, já estamos vendo um aditivo. E também já estamos fazendo o projeto para a reforma dos banheiros de Otávio Rocha. 

OF: Tem alguma obra nova, que estava no teu plano de governo, que será prioridade neste ano?
César Ulian: Neste ano não teremos condições. Vamos continuar as que estão sendo realizadas, mas nossa ideia é dar prioridade para a estrada entre Otávio Rocha e Mato Perso. Essa é uma obra que gostaríamos de entregar  dentro destes quatro anos. Mas, neste ano, já vamos começar, até porque temos o valor das emendas impositivas da Câmara de Vereadores que temos a obrigatoriedade de fazer neste ano. E também já estamos elaborando um projeto para os 100 anos da emancipação de Flores da Cunha, em 2024. A nossa ideia é já começar a estruturar planejamentos agora para nos 100 anos estar com todo ele completo. Tanto na parte do turismo, como na infraestrutura.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário