Política

“Queremos que a população esteja cada vez mais engajada para entender os processos legislativos e opinar”

A frase é do novo presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Angelo Boscari Junior (PDT)

O poder Legislativo florense, agora, é presidido pelo vereador Angelo Boscari Junior (PDT), que foi eleito em votação realizada na segunda-feira, dia 17.  A chapa também é composta pelo vice-presidente Clodomir José Rigo (Progressistas), 1º secretário Luiz André de Oliveira (Republicanos) e 2º secretário Ademir Antônio Barp (MDB).
Sempre envolvido com a comunidade, Boscari já fazia parte da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Educação, Saúde, Serviços Públicos e Direitos Humanos, da Comissão de Ética Parlamentar e da Comissão Especial da Água. 
Confira, abaixo, entrevista exclusiva de O Florense com o novo presidente da Câmara.

O Florense: Primeiramente gostaríamos de esclarecer para a comunidade florense o que muda com a troca de presidente da Câmara e por que ela é tão importante? 
Angelo Boscari Junior: Na verdade, é todo o comando que passa do vereador Clodo para mim, agora. O presidente é o responsável por assinar todos os contratos, por conduzir as sessões, ele é o responsável legal para o funcionamento do Legislativo e de todas as contas. Assumindo essa função tenho responsabilidade em manter o funcionamento da Casa e conduzir a aplicação de recursos, principalmente durante o ano de 2022.

OF: Em entrevista ao Jornal O Florense, em 18 de dezembro de 2020, você afirmou: “Nós já matamos a miséria, já desenvolvemos a cidade no meio econômico, nós precisamos agora matar nossa fome de cultura. Depois é ouvir a comunidade, ver o que é de interesse público e trabalhar em cima disso”. Nessa nova etapa, como presidente da Câmara, você continua pensando dessa forma? 
Boscari: Sim, sem dúvidas a cultura é algo que me motiva e me inspira muito, ela faz com que eu siga trabalhando e eu gostaria de enfatizar isso e trabalhar nesse sentido, desenvolvendo projetos, ações e, agora, como presidente, colocar ainda mais a Casa Legislativa à disposição dos produtores de cultura, que é muito importante para toda a sociedade. Nessa citação eu parafraseei um grande empresário da região, o Tarcísio Michelon, que fala muito sobre isso e é um grande difusor do turismo em Bento Gonçalves. Eu acredito que o que eu puder fazer em relação a isso será feito e vamos abrir as portas para mostrar o que temos de melhor na cultura, nas artes, no desenvolvimento desse setor e no que a gente puder, vamos tentar difundir isso.

OF: Assumir a presidência da Câmara sempre foi um desejo seu? 
Boscari: Desejo a gente sempre tem, mas, na minha campanha eu não pensava em ser presidente, eu pensava em ter um bom mandato como vereador e trazer as minhas ideias e experiências para dentro da Casa, porque a Câmara é limitada, ela promove bastante debates, mas o que faz acontecer, efetivamente, é o Poder Executivo.

OF: Como avalia essa nova fase como representante da Câmara de Flores da Cunha? 
Boscari: A situação que se desenhou para eu ser presidente, recebi com alegria e acho que tenho capacidade para isso. Tenho conhecimento da Casa até como assessor (fiquei três anos e meio como assessor na bancada do PDT) e, agora, como vereador, eu entendo os processos e sei até onde podemos chegar. Vou procurar inovar em algumas coisas também, se for possível. Não era um sonho, mas, ele acabou se tornando realidade, então vou entender isso como uma grande responsabilidade, uma missão que me foi dada e vou tentar cumprir da melhor maneira possível.

OF: Quais devem ser suas primeiras iniciativas à frente da Câmara florense? 
Boscari: Vamos rever os contratos para ver o que é realmente necessário e o que pode ser ajustado. Eu quero buscar aprimorar o sistema digital da casa, hoje temos um site novo, o voto digital e daqui a pouco precisamos buscar assinaturas digitais e componentes eletrônicos que possam ajudar a digitalizar a nossa mesa de votação, com computadores e tablets. Isso já era um desejo em 2021, quando conversávamos muito sobre isso e levantamos a ideia de tentar digitalizar tudo para otimizar o tempo, evitar o consumo de papel e fazer algo mais moderno. Também temos projetos sobre a acessibilidade, vamos cumprir o nosso regimento interno e reavaliaremos questões como o plano de carreira dos servidores. Hoje vemos que pouca gente assiste as nossas sessões e acabam, depois, nos questionando sobre os projetos, mas não sabem do que se trata. Queremos que a população esteja cada vez mais engajada para entender os processos legislativos e poder opinar com base, com estudo de caso. Queremos que a comunidade entenda o que o vereador faz, o que a câmara faz para depois não fazer uma cobrança que talvez é indevida, porque aqui é casa do povo, mas, o povo também tem que participar.

OF: Alguns simpatizantes do PDT acabaram criticando a postura do partido por ter votado contra os funcionários públicos e a favor da administração municipal na reforma da previdência. Qual seu parecer sobre isso?
Boscari: Na verdade eu não fui contra os servidores, eu fui a favor deles porque a nossa previdência, seja ela no Funprev ou INSS, não se sustenta devido ao fato de que a cada ano temos mais aposentados e, principalmente, os servidores públicos inativos acabam saindo com a aposentadoria integral e quem entra no lugar deles também recebe menos e vai contribuir menos, consequentemente o fundo não fica equilibrado. Sendo assim, eu fui a favor do servidor para que no futuro todos tenham direito a aposentadoria, isso não foi algo que eu ou a administração definimos, mas sim, com base em cálculos autorais e na experiência que o nosso secretário da Fazenda tem, todo baseado em estudos técnicos de que o fundo, da maneira que está sendo conduzido, em um período curto de tempo, não se sustentaria.

OF: Como está a relação do PDT com o Executivo Municipal? Sabendo que na eleição eram representados por candidatos diferentes?
Boscari: A relação é muito boa, o que aconteceu ali no período pós-campanha foi uma aproximação, eu tenho uma relação muito boa com o prefeito César, trabalhamos juntos aqui na Câmara (ele como vereador na bancada do Progressistas e eu como assessor do PDT). Estávamos do mesmo lado na legislatura passada e construímos ideias em conjunto, acho que ele tem uma visão de modernizar, uma preocupação ambiental que eu também tenho e essa defesa da cultura é uma bandeira dele. Tenho uma relação boa, afinal, nós optamos por trabalhar em conjunto, não por fazer uma coligação, tudo prezando pelo bem do município.

OF: Que mensagem gostaria de deixar à comunidade, em especial aos 364 eleitores que lhe elegeram em 2020?
Boscari: Que continuamos trabalhando e buscando melhorias. Agradeço a toda comunidade que a mim confiou o voto, a todos os colegas que também confiaram em mim para assumir a presidência, pois, desde o início, temos mostrado um trabalho ativo de estar presente nas comissões. Estamos atentos a todas as melhorias que são necessárias para o município, não só na cultura e no esporte, mas na infraestrutura, na questão de pessoal, da saúde e da educação. Me coloco à disposição para sugestões, tirar dúvidas da comunidade e a Casa Legislativa está sempre de portas abertas para que todos venham e participem. 

Aos 33 anos, Angelo Boscari Junior assumiu a presidência da Câmara florense, cargo antes ocupado por Clodomir José Rigo.  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário