Política

“Queremos continuar o bom trabalho”

Moacir Ascari fala sobre a continuidade do MDB no executivo e defende seu nome como pré-candidato a prefeito

Na última reportagem com os pré-candidatos à prefeitura de Flores da Cunha, conheça Moacir Ascari, o Fera, do MDB, partido do prefeito Lídio Scortegagna, que atua a quatro mandatos como vereador da Casa Legislativa. Mesmo estando definida a coligação MDB, PTB, PT e Solidariedade, ainda não foi divulgado o nome do vice.

Nome: Moacir Ascari, o Fera
Idade: 55 anos
Formação: administração 
Profissão: empresário
Estado Civil: casado com Juceline Pedron Ascari
Filhos: Lais e Luis Henrique

OF: Como iniciou sua carreira na política?
Moacir Ascari:
Eu comecei a trabalhar muito cedo. Com 14 anos de idade, tive o meu primeiro emprego com carteira assinada em uma empresa de móveis, gradeando madeira verde. E dentro dessa empresa eu tive a oportunidade de seguir na administração até gerente industrial. Aos 14 anos de idade, eu tinha que trabalhar durante o dia e estudar à noite, e a partir daí a liderança acaba acontecendo, pois eu tinha que manter a família. Na escola, também comecei a fazer parte dos grêmios estudantis e ser líder de turma. Lembro que na gestão do ex-prefeito Ângelo Araldi, quando ele comprou o Centro Administrativo, começou a despertar em mim o desejo de ficar atento a tudo que acontecia e eu já me identificava com as pessoas que ali estavam. São pessoas que até hoje são o meu rumo na política, uma por ser líder e outra porque vi que na política as pessoas poderiam fazer mais. Eu sempre fui filiado ao MDB. Aí quando fui convidado a concorrer pela primeira vez como vereador, eu não me elegi, pois eu trabalhava muito fora de Flores da Cunha, mas acabei ficando como suplente. Daí veio a minha segunda eleição e aí sim consegui me eleger e depois vieram minhas segunda, terceira e quarta reeleições. Eu sempre mantive votações expressivas, pois eu nunca mudei a minha maneira de ser na política, eu era antes, durante e depois, sempre pregando a fidelidade com o meu partido, com as pessoas que me elegeram. Tive a oportunidade de assumir cargos na administração pública como secretário, mas eu disse não. A prioridade é de fazer o papel pelo qual eu fui eleito, que era de ser vereador.

OF: Como foi atuar por quatro mandatos na Câmara de Vereadores? O que você aprendeu?
Fera:
O primeiro mandato eu fiquei ‘meio assim’, mas eu entrei já sendo secretário da Câmara, e o presidente era o Felipe Salvador, e nós trabalhávamos juntos. E eu acabei aprendendo qual é o papel do vereador realmente, pois hoje se confunde muito o papel do vereador com o Executivo. Dentro da Câmara de Vereadores, eu sempre procurei a liderança, ou seja, presidente de comissão, secretário, vice-presidente ou o presidente da Câmara. Fui presidente da Câmara por quatro vezes e sempre fazendo um trabalho transparente. Então ali me fez aprender e conhecer mais o que é a administração pública, sempre apoiando o que era bom, questionando o que precisava ser questionado, mas sempre em prol de um crescimento maior que é o município de Flores da Cunha. 

OF: Por que ser prefeito?
Fera:
Eu quero ser prefeito, pois essa trajetória que eu tive como vereador é um aprendizado que eu gostaria de pôr em prática, e tudo que a vida me proporcionou desde lá, da minha infância até agora, eu gostaria de retribuir para a sociedade como prefeito, como administrador do município de Flores da Cunha. Eu quero dar continuidade no bom trabalho que vem sendo feito pelo prefeito Lídio Scortegagna. Ele conseguiu colocar o município no rumo certo, com obras, ações, desenvolvimento, crescimento. Eu gostaria de dar um retorno para a sociedade de tudo que ela me proporcionou.

OF: Achas que como vereador não é possível dar esse retorno?
Fera:
Como vereador, você não consegue pôr em prática, algumas vezes, os teus pensamentos. É claro que eu conseguia, pois eu era líder de governo e de bancada do prefeito e eu falava pelo prefeito na Câmara de Vereadores e isso me proporcionou uma oportunidade de hoje eu colocar meu nome à disposição para ser o prefeito da cidade. O que eu gostaria como prefeito é fazer com que as pessoas, cada dia mais, se sintam felizes em morar em Flores da Cunha, porque me canso de dizer que nós precisamos elogiar mais e criticar menos. É o município que eu escolhi para constituir a minha família, para criar os meus filhos e futuras gerações e, então, eu gostaria muito de deixar o município melhor a cada dia, é o amor pelo município que eu sinto e gostaria de retribuir para a sociedade tudo que me proporcionaram até hoje.

OF: Achas que a caminhada do MDB na chefia da administração pública irá influenciar positivamente na tua candidatura?
Fera:
Hoje a população reconhece o bom trabalho que vem sendo feito, a seriedade, a honestidade de todas as pessoas que administraram o município de Flores da Cunha. E é um exemplo hoje, o prefeito atual, uma pessoa simples, humilde, que não esqueceu suas origens. E eu, a mesma coisa, também não vou esquecer as origens e quero fazer mais para a população de Flores da Cunha, ouvindo cada vez mais as pessoas. 

OF: Mas você acha que o partido ajuda?
Fera:
O partido ajuda. Nós temos vários partidos aqui no município, mas a nossa união entre os partidos trouxe muitos recursos a nível federal. O exemplo são as obras que estão sendo feitas agora, que eu estava presente no dia em que foram liberados os recursos, lá em Brasília, e é fundamental para o município, pois ele tem um orçamento enxuto, curto, mas se tiver vontade de se buscar recursos federais para o município irá ajudar e muito, em obras, em ações, em qualidade de vida para a nossa população.

OF: Como pretendem conduzir a campanha? 
Fera:
Como vereador eu sempre conduzi no corpo a corpo, humildade e conversando com as pessoas e é isso que pretendemos fazer nesta campanha. Os comícios nós sabemos que estão suspensos temporariamente em função da pandemia, mas nós vamos conversar com as pessoas, olhando no olho, vendo as suas reais necessidades e mostrando quem nós somos, inspirando a confiança que adquiri ao longo do tempo como vereador, mostrando para a população que eles vão ter um administrador certo e na hora certa para o município de Flores da Cunha. 

OF: Qual a tua visão para o futuro de Flores da Cunha?
Fera:
O futuro de Flores da Cunha é promissor, pois ele vem numa ascendente, num crescimento em nível de população, de investimento, de obras, de ações, então, nós queremos fazer com que cada dia tudo que está sendo feito seja aperfeiçoado para atender as reais necessidades do cidadão. E isso é a coisa primordial para nós, gestores públicos. A minha formação é administrador de empresas, mas administrei muitas pessoas pelas empresas que eu passei, então, o nosso foco principal é trabalhar na gestão das pessoas. O nosso futuro é muito promissor, pois nós queremos agregar, ouvir a população e fazer com que cada dia se torne melhor de viver em Flores da Cunha.

OF: Qual o maior problema de Flores da Cunha que queres trabalhar se eleito?
Fera:
Muito foi feito por Flores da Cunha, muitas obras, ações, projetos, investimentos. Mas muito nós temos por fazer, ouvir as pessoas, ouvir a sua dificuldade e se colocar no lugar do outro. Hoje, eu diria que é na parte de segurança, então é um trabalho que nós vamos focar bastante para que as pessoas se sintam seguras, pois não adianta nós estarmos num município bom, próspero e não termos segurança. A geração de emprego. Nós queremos continuar com a geração de empregos. A administração do prefeito Lídio se preocupou desde o primeiro ano, trazendo indústrias para Flores da Cunha e isso é um ponto fundamental e nós queremos avançar mais. Outra questão é a saúde, que nós não podemos deixar de lado. Dar continuidade ao que vem sendo feito. Hoje, a nossa saúde, eu diria que é melhor que muitos planos de saúde que são pagos com um preço muito elevado, e Flores da Cunha cuida da sua população e nós queremos dar continuidade nesse bom trabalho. E também queremos cuidar dos nossos idosos. Irei ter um olhar especial com os nossos idosos. Se um dia tivermos a oportunidade de ficarmos idosos, quem sabe vamos ter o poder público e as entidades olhando para nós. 

OF: Se for eleito, pretende dar continuidade a todos os trabalhos do prefeito Lídio Scortegagna? 
Fera:
Eu, como líder de governo da Câmara, analiso toda e qualquer obra do prefeito Lídio. Ele é uma pessoa que quer fazer mais e mais a cada dia. Nós tivemos que sacrificar a obra da revitalização da 25 de Julho para poder repassar os recursos para o Hospital. Mas hoje existem mais de 15 a 20 obras iniciadas no município e que muitas delas vão ser concluídas. Obras para inaugurar deve ter umas 20, então, a população não irá sentir a troca da administração se for conosco, pois as obras foram analisadas, foram acompanhadas, pleiteadas junto ao prefeito e também comigo. Então, se nós formos vencedores, queremos continuar o bom trabalho, tanto que a população não irá se dar conta que trocou a administração, mas as obras vão continuar. 

OF: O que Flores da Cunha pode esperar de você?
Fera:
Podem esperar de nós, como administradores, seriedade, honestidade, transparência, empatia. Verificar e analisar tudo que pode ser melhorado, ouvindo as pessoas, e isso é importante. Eu, como administrador, sei o quão é importante tu ter as pessoas satisfeitas, que elas cheguem para trabalhar e se sintam bem, e assim o nosso município vai crescer cada vez mais. Então, irá ser uma administração voltada para as pessoas mais necessitadas, para os empresários que geram emprego e renda para o município, para todas as classes sociais do nosso município nós queremos trabalhar. Trabalhar que eu digo é aquilo que eu fiz nos meus 42 anos de carteira assinada. Então eu quero retribuir tudo aquilo que eu consegui, que a vida me proporcionou, que o trabalho, que o estudo me proporcionaram em prol da comunidade, das pessoas, do meu município. Eu amo Flores da Cunha e por isso quero fazer mais e melhor.
 

 

Moacir Ascari, o Fera. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário