Nova Pádua

13/10/2021 - 18:00

Uma plataforma para colocar Nova Pádua nas alturas

Anteprojeto prevê um aumento do atual mirante Belvedere Sonda em vidro e uma arquibancada de contemplação

Se você já se vislumbra com o que o Belvedere Sonda lhe proporciona atualmente, imagine com a reforma, ampliação e construção de uma plataforma de vidro? Sem contar com uma arquibancada para desfrutar o pôr do sol! Serão memoráveis os momentos vivenciados no Pequeno Paraíso Italiano. 
E tudo isso será possível com o entusiasmo da administração pública, que consegue ver o potencial turístico de Nova Pádua, juntamente com a comunidade e empresários locais que buscam no turismo uma forma de agregar renda. 
Pensando em tudo isso, foi que a prefeitura realizou um anteprojeto aumentando em 80% o tamanho do atual mirante. A passarela de vidro ficará a uma altura de 450 metros em relação ao vale do Rio das Antas. “Espera-se, com a construção da plataforma de vidro no Belvedere, um impacto na quantidade de turistas no município, com acréscimo de 50% de visitantes ao local”, destaca o prefeito Danrlei Pilatti. Atualmente, mais de 10 mil visitantes passam por Nova Pádua ao mês. 
O novo conceito do mirante foi um dos assuntos que rendeu bons frutos após a viagem do prefeito, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Maico Morandi, para Brasília no mês de julho. “Durante a viagem tínhamos algumas pautas e duas delas foram bem sucedidas: uma emenda parlamentar do Luiz Carlos Heinze, no valor de R$ 300 mil, que foi destinada para a compra de um caminhão caçamba e a contemplação, do deputado Marcel van Hattem, para este projeto do Belvedere”, enaltece Pilatti. 
O deputado federal é o único que destina emendas parlamentares através de processo seletivo. A contemplação foi para infraestrutura turística, onde mais de 100 projetos foram cadastrados e Nova Pádua saiu vitoriosa. “A escolha do projeto do Belvedere Sonda se deu porque a apresentação foi muito completa, demonstrou um cuidado em apresentar os detalhes, um orçamento bem feito e permitiu àqueles que fizeram a avaliação perceberem que haveria uma possibilidade grande de atrair mais visitantes para o município, com uma estrutura moderna e a realização de parcerias público-privadas”, destaca o deputado federal.
Para Pilatti, “foi muito satisfatório para nós, porque era um projeto que já vinha se comentando a algum tempo”. O projeto, que ainda não é definitivo, entrará na parte civil. “A ideia é ter um acesso pelo lado direito e abraçar todo o Belvedere para criar um fluxo contínuo – entrar pela direita e sair pela esquerda (atual acesso)”, conta o prefeito.  “Agora a responsabilidade da prefeitura é de buscar a complementação desse recurso, no que nós também auxiliaremos aqui em Brasília, buscando os ministérios e outras entidades, como por exemplo, também, a possibilidade de verbas estaduais, fazer com que essa plataforma seja, o quanto antes, construída e entregue à comunidade”, relata van Hattem. 
O anteprojeto, que foi pensado e executado pela arquiteta Graziela Verdi, será realizado em etapas “porque demanda um orçamento elevado pelo que a gente tem orçado até o momento. Agora vamos buscar mais recursos para concretizá-lo. Este, de R$ 250 mil, do deputado Marcel é o pontapé inicial”. 
Conforme a arquiteta, a arquibancada para ver o pôr do sol e a ponteira de vidro da passarela avançando para o vale serão os destaques do projeto. “É um privilégio acompanhar estes primeiros passos que Nova Pádua está tomando na direção do reconhecimento nacional, neste lugar que foi desenhado há muitos anos”, declara Graziela. 
O Belvedere Sonda foi criado na década de 1970 e é o principal ponto turístico do município, possuindo uma bela estrutura para receber os visitantes com restaurante panorâmico, café colonial, casa do artesanato e área de lazer. “É um turismo de contemplação, de apreciar a natureza e, o principal: é público. Este projeto é um ganho para Nova Pádua, mas também para toda a Serra Gaúcha”, finaliza Danrlei.

Por Gabriela Fiorio - gabriela@jornaloflorense.com.br

Compartilhe esta notícia:
 - Gabriela Fiorio

Outras Notícias:

Nenhum Comentário

Deixe o Seu Comentário

Copyrights © 2021 Todos os direitos reservados por Jornal O Florense.