Nova Pádua

Uma nova página na educação paduense

Desde o início de 2023, Escola Prof. Libera Bianchin Salvador atende 56 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental

Muito além de alfabetizar e proporcionar acesso ao conhecimento de diferentes disciplinas. O Ensino Fundamental, como o próprio nome diz, é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos, refletindo não só no desempenho escolar, mas também na personalidade e formação do ser humano, transformando jovens em cidadãos conscientes de seus papeis em uma sociedade. 
Foi levando em consideração esses fatores e almejando manter o padrão de qualidade de ensino já conquistado, que Nova Pádua começou a escrever, ainda em 2022, uma nova página na educação do município. O ponto alto da trama foi desenvolvido no início deste ano letivo, quando o Pequeno Paraíso Italiano passou a contar com Ensino Fundamental, por meio da implantação da Escola Municipal Professora Libera Bianchin Salvador.
O espaço foi criado a partir da Lei Municipal nº 1339, de 7 de julho de 2022 e credenciado por meio da Deliberação nº 811, de dezembro de 2022: “O município de Nova Pádua ainda não ofertava o Ensino Fundamental, etapa importante da formação integral dos educandos, onde são difundidos os valores sociais, os direitos e deveres do cidadão, o respeito ao bem comum, além do incentivo ao desenvolvimento da autonomia e tomada de iniciativas. O Ensino Fundamental, como base para as demais etapas, também é de responsabilidade do município, conforme cumprimento de seu papel educacional e social”, explica a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi.
A instituição recebeu a denominação de Libera Bianchin Salvador em homenagem à professora que atuou na rede municipal de ensino paduense e em detrimento de já existir dois professores denominando a Escola de Educação Infantil de Nova Pádua (Bortolo Bigarella e Idalino Vailatti): “Libera foi professora por 24 anos, tendo lecionado sempre na Escola do Travessão Leonel, até a sua aposentadoria. Foi importante líder docente, social e comunitária, sempre desempenhou um papel fundamental na comunidade onde estava inserida”, lembra a secretária, carinhosamente.  
Com a implantação do novo espaço educacional, o município passa a contar com três instituições de ensino: a Escola Municipal de Educação Infantil Profs. Bortolo Bigarella e Idalino Vailatti, que atende a Educação Infantil na sua integralidade; a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain, com aprendizado para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Libera Bianchin Salvador, que ensina alunos do 1°, 2° e 3° ano do Fundamental. “A escola funciona junto a Luiz Gelain, compartilhando espaços, integrando saberes e unificando a educação do município”, reforça Josenice. 
Conforme a diretora, Sandra Calábria Gizéria, de 44 anos, a instituição está inserida em um prédio cedido pelo Estado e os espaços são compartilhados pelo fato de a Luiz Gelain possuir áreas cobertas, biblioteca e parquinho, assim os alunos também podem usufruir destas áreas de lazer. “Além disso, são disponibilizadas disciplinas especializadas com profissionais da área da Música, Arte, Língua Inglesa e Educação Física, oportunizando diferentes aprendizados, conhecimentos e também novas vivências e práticas”, elenca a diretora, acrescentando que as atividades na instituição iniciaram neste ano letivo e, atualmente, são atendidos 56 estudantes.
O prefeito municipal, Danrlei Pilatti, defende que a criação da escola visa oferecer uma aprendizagem ainda melhor, voltada a atender as necessidades dos alunos e, claro, manter o padrão de qualidade já atingido pela educação de Nova Pádua: “No Ensino Fundamental, os estudantes passam por uma série de transformações cognitivas, sociais, emocionais e acadêmicas que exigem um currículo pedagógico específico para ajudá-los nessas mudanças que ocorrem ao longo da escolarização”, evidencia. 
Dessa forma, a implantação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Libera Bianchin Salvador veio contribuir com melhorias, também, na formação integral dos estudantes paduenses. “Uma educação de qualidade, que tenha enfoque na cultura local, na agricultura familiar, na importância do turismo e na preservação da língua e escrita do talian é essencial para a formação de nossas crianças e jovens, fazendo com que eles se sintam preparados para as etapas que estão por vir. Um Ensino Fundamental de qualidade é crucial para o desenvolvimento, a fim de que possam cursar uma graduação e, posteriormente, coloquem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Que Nova Pádua continue sendo uma cidade onde formem-se profissionais respeitados e valorizados em diferentes áreas de atuação”, conclui o chefe do Executivo, ciente de que investir na educação é ter a certeza de colher bons frutos no futuro. 

Sobre Libera Bianchin Salvador

Filha de José Bianchin e Inês Bernardi Bianchin, Libera Bianchin Salvador nasceu em 1937 no Travessão Leonel. Aos sete anos, iniciou seus estudos na Escola do Travessão Leonel. Posteriormente concluiu o curso Normal no Convento das Irmãs de São José, em Garibaldi, estando apta a ministrar aulas para alunos da 1ª a 4ª série. Em 1962, com 25 anos, passou a lecionar na Escola Municipal José do Patrocínio, no Travessão Leonel. Casou-se com Cerilo Salvador, com o qual teve dois filhos, Marli e Jucimar, e três netas: Angélica, Morgana e Roberta. Partiu em junho de 2008, com 71 anos de idade.

Escola Municipal Prof. Libera Bianchin Salvador oferece 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental para 56 alunos paduenses. - Maicon Pan/Divulgação A implantação da escola ocorreu neste ano e contribui com a formação integral dos estudantes. - Maicon Pan/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário