Uma noite para coroar tradições
Escolha da corte da 15ª Feprocol promete transformar o salão paroquial paduense em uma passarela de surpresas e emoções
Faltando menos de um mês para a escolha da corte da 15ª Festa de Produtos Coloniais – Feprocol, de Nova Pádua, o coração das 10 aspirantes ao título de rainha e princesas está batendo mais forte. Após quatro meses de uma intensa agenda pré-concurso, Aline Marin, Andressa Pan Bandiera, Angélica Tonello, Deise Rech Fabian, Érika Scariot Bernardi, Genaize Bianchin Gonçalves, Letícia Alessi, Mariana Borella, Milena Chiarani e Thaisa Pan Gizéria fazem contagem regressiva para o dia 17 de setembro, data de escolha do trio que representará o Pequeno Paraíso Italiano em seu evento máximo.
Para proporcionar uma noite única e inesquecível, todos os detalhes estão sendo pensados com muito carinho e a comissão organizadora promete transformar o salão paroquial paduense em uma grande passarela: “O público pode esperar um grandioso espetáculo de som, luzes, gastronomia, vinhos e um desfile marcado por grandes surpresas e emoções. Isso tudo para que se sinta acolhido e parte deste evento que está sendo realizado para que a comunidade tenha orgulho de sua cidade, suas representantes e sua maior festa”, destaca a coordenadora geral da comissão da 15ª Feprocol, Taisy Scremin, que também é a estilista responsável pela criação dos vestidos das embaixatrizes.
“Inspirado na figura da mulher imigrante, nas vestes típicas e na luta diária das paduenses, valorizando os trabalhos manuais, o cuidado com a família, a religiosidade e sem esquecer da feminilidade e da beleza singular. Uma homenagem à 15ª edição da Feprocol, com detalhes que passeiam por todos os trajes já feitos até hoje, com inspiração nas rainhas e princesas de todas as edições”, revela Taisy, sobre o que procurou transmitir na criação das peças, que estão sendo confeccionadas no atelier de Diva Chiesa Araldi, em Caxias do Sul.
De acordo com a estilista, as candidatas já realizaram duas provas – foram divididas em dois grupos para tal atividade – e, após a terceira, farão a prova final dos vestidos, com todos os detalhes e acabamentos, uma vez que, agora, eles estão 50% finalizados.
Mantendo os padrões das últimas duas edições, todas as embaixatrizes vestirão o mesmo modelo, o que mudará serão as cores – 5 tonalidades – e as partes inferiores, que se diferenciarão umas das outras pelos detalhes, personalizados especialmente para cada uma das candidatas. Rendas, crepe de seda e brocados serão os tecidos utilizados para dar forma aos trajes, que contarão com mangas brancas, decote redondo e uma imponente gola. Elementos que serão evidenciados em barras na cor branca, com detalhes em dourado e brocado, e ganharão ainda mais vida acompanhados de diversos trabalhos manuais, feitos pelas mãos habilidosas de Terezinha Zanella e Elisete Boniatti Pan, com bordados de Josiane Chiarani.
“O público pode esperar peças representativas da imigração italiana, detalhes que lembrarão os antepassados e o trabalho de muitas mulheres, incluindo nossas mães e nonas. Detalhes que acolhem e despertam memórias doces. Um abraço ao passado em forma de traje”, adianta a coordenadora geral, afirmando que será um evento de grandes emoções e que também servirá para valorizar o trabalho de muitos empreendimentos e pessoas da comunidade local.
Outras estrelas da noite serão as coroas, entregues para a rainha e princesas da 15ª Feprocol. Segundo Taisy, as cobiçadas peças, que já estão prontas, foram as últimas a serem desenhadas pelo proprietário das Joias Sena, Celmar Pierezan, que criava esses objetos de desejo para as soberanas de todo o RS (falecido no ano passado) e a produção foi feita pela mesma empresa, de Guaporé.
“Nessa edição não foram utilizadas frutas – uva – como de costume. Decidimos inovar, usar como inspiração e buscar valorizar a natureza de Nova Pádua, com seus vales irregulares e, também, o brilho do pôr do sol paduense, que é único e imponente”, conclui a coordenadora geral, adiantando que as coroas foram confeccionadas na cor dourada, são folheadas a ouro e cravejadas com zircônias de diversos tamanhos.
Em ritmo de festa
“A expectativa já é realidade. Teremos o nosso salão paroquial, mais uma vez, lotado. Todas as mesas foram vendidas em menos de 2 horas, e cabe a cada embaixatriz ocupar seus espaços de torcida. Temos certeza que elas estão se empenhando ao máximo, e não será diferente no dia 17 de setembro”, empolga-se o vice-presidente da 15ª Feprocol, Maico Morandi.
Na ocasião, conforme Morandi, haverá diversas novidades em relação às edições anteriores, contudo, só quem marcar presença no evento poderá conferir em primeira mão. Outra surpresa deve ser a premiação das soberanas, que será divulgada durante a escolha.
“Avaliamos de forma muito positiva a preparação das candidatas, todas com igualdade de oportunidades perante o concurso. Podemos afirmar que todas estão crescendo e amadurecendo durante este período, além de estarem superando as expectativas da comissão e de toda a comunidade paduense”, destaca o vice-presidente da 15ª edição da festa.
As últimas atividades da agenda pré-concurso das embaixatrizes incluem a oficina “Respiração e exercícios de alongamento”, com a fisioterapeuta Karla Boniatti; participação na missa e no Desfile Cívico; palestra ministrada pela psicóloga e rainha da 6ª Feprocol, Andreia Toscan e continuidade das aulas de passarela, orientadas pela produtora de moda Ciana Reis.
No decorrer deste mês as 10 jovens também assistiram às palestras ‘História da Música em Nova Pádua’, proferida pela historiadora Nair Panizzon Baroni, e ‘Valorização da Mulher’, com a Engenheira Civil e Doutora em Urbanismo Giovana Ulian, além de participarem de um bate-papo com as atuais soberanas do evento, oficina de respiração e marcarem presença na 40ª Noite Italiana, em Antônio Prado.
“Quando falamos em Feprocol, a comunidade já cria grandes expectativas, e é nosso dever, como comissão, atender a todos esses anseios. Será uma festa muito voltada para a comunidade, com o intuito de valorizar ainda mais cidadãos, agricultores e empreendedores paduenses, com oportunidades e atrações. Um momento para ser festejado em ritmo de alegria”, finaliza Morandi.
A escolha das soberanas da 15ª Feprocol será realizada no sábado, dia 17 de setembro, a partir das 20h, no salão paroquial de Nova Pádua. Ainda há ingressos disponíveis para as torcidas, nas arquibancadas, que podem ser adquiridos juntamente com as candidatas, ao valor de R$ 50. Após o anúncio do trio, haverá baile com a Banda Rosas.
0 Comentários