Nova Pádua

Uma feira com atrativos de cunho literal e cultural

Terceira edição do evento reuniu cerca de duas mil pessoas na Praça da Matriz, no Centro da cidade

A 3ª Feira do Livro ao Ar Livre do Pequeno Paraíso Italiano reuniu muita diversão e cultura para todas as idades. Durante os dois dias de evento, 25 e 26 de novembro, cerca de duas mil pessoas estiveram na Praça da Matriz, no Centro de Nova Pádua. Quem passou pelo local pôde conferir oficinas de desenho, sessão de autógrafos, música ao vivo, apresentação teatral, encontro de Corais e, claro, as bancas de livros.
Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi, nesta edição foi possível realizar a Feira do Livro ao Ar Livre na Praça da Matriz pelo fato de que as reformas do local foram finalizadas no final de 2022. “Acredito que das três edições, esta foi a que mais aprimoramos e mais chegamos próximo a um evento cultural porque nós conseguimos fazê-la no coração da cidade e contemplar uma programação bastante voltada ao cunho cultural literário e educativo, desde autores na escola, roda de professores com o patrono, encontro de corais e apresentação do Coral Tramontina”, frisa, ao mesmo tempo em que diz estar muito feliz pelo fato de terem concentrado um grande número de programações e de atrativos.
Além disso, a secretária explica que neste ano, em parceria com a Escola Luiz Gelain, foi realizado o Festival de Sonetos, com entrega de premiação no primeiro dia do evento: “Isso também agregou muito e deu um valor muito significativo ao propósito da Feira do Livro, que é o estímulo à leitura, à escrita e à produção textual. Então, na nossa avaliação, superou as expectativas, estamos bem satisfeitos e isso nos dá gás, ânimo e repertório para que a gente continue com esse projeto magnífico”, diz, animada.
A conselheira administrativa e uma das fundadoras do Instituto Flávio Luis Ferrarini, Vanice Gelain Sonda, e a idealizadora e vice-presidente da entidade, Madeleine Ferrarini Dallemole, destacam que a Feira do Livro é uma oportunidade de aproximar os alunos de seus familiares. “O Instituto e a prefeitura de Nova Pádua puderam, mais uma vez, alcançar esse objetivo de manter viva as informações sobre a literatura e produções literárias, aproximando ainda mais os leitores dos escritores, não apenas isso, como as ações foram voltadas para diferentes públicos, tendo várias atrações como o encontro de corais, música ao vivo, sessões de autógrafos, contação de histórias, brinquedos infláveis e livrarias, tivemos uma adesão bem grande”, relatam, informando que o evento deste ano teve como tema a inclusão social, que também ajudou para que todos se sentissem parte dele. “No espaço do Instituto Flávio Luis Ferrarini procuramos acolher a todos com muito carinho, nele personalizei uma arte com o slogan ‘Vista-se de conhecimento’, uma homenagem aos jornais, que transmitem informações de todas as áreas através dos tempos”, conclui Vanice.
A programação da terceira edição do evento iniciou ainda no dia 17 de novembro com o Café Literário e uma live. Na sequência, no dia 20, foi realizado o Dia do Autor na Escola, envolvendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Já a abertura oficial da feira ocorreu no sábado, dia 25, e contou com a presença de autoridades municipais, direção, professores e alunos das escolas de Nova Pádua, corte e Mamma Mias da 15ª Feprocol, coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional da Educação, Viviani Devalle e comunidade. O domingo, que reuniu diversas atividades artísticas e literárias, marcou o encerramento da Feira do Livro ao Ar Livre. 

Neste ano o evento concentrou um grande número de atrativos.  - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário