Nova Pádua

Um olhar especial para o turismo

Durante o mês de outubro, o município de Nova Pádua realiza uma série de atividades em alusão à data

O turismo é um assunto muito importante e que precisa ser debatido, pois por meio de conversas é possível aprimorar as trocas e trazer investimentos certeiros para a demanda local, além de divulgar os serviços e roteiros. É isso que defende a diretora de Turismo de Nova Pádua, Taisy Scremin. 
Taisy explica que a atividade turística não contempla só quem vive dela, mas sim toda a comunidade: “A vinda de turistas ao município aumenta o consumo nos comércios, novos empregos são gerados e surgem possibilidades de investimento em novos empreendimentos”, ao mesmo tempo em que informa que nos últimos anos é possível ver um grande avanço no turismo do município. “Com nossos mais de dois mil de habitantes, conseguimos com que Nova Pádua fosse vista no cenário nacional, como com a vinda do Ministro do Turismo, no ano de 2021. Sabemos que é um caminho longo e construído por muitas mãos, mas os munícipes estão vendo novas possibilidades e criando maior interesse e amor por essa atividade, e tudo o que é feito com amor, prospera”, destaca. 
Segundo a diretora de Turismo, o Pequeno Paraíso Italiano já colhe estes frutos por meio de verbas do Ministério do Turismo que são destinadas para melhorias na cidade, como construção das praças, asfaltamentos, ampliação do Mirante Belvedere – obras que já estão em andamento. “O turismo é importante para a economia local, ele proporciona geração de novos empregos, surgimento de empreendimentos, melhora a qualidade de vida dos munícipes, oferece oportunidades aos jovens para empreenderem em Nova Pádua, melhorias visíveis em investimentos na cidade e interior”, conclui.
Por esses e muitos outros motivos, falar sobre turismo com a comunidade é um assunto muito importante. Pensando nisso, o município vem desenvolvendo, há dois anos, diversas atividades sobre o tema. Em 2021, instituiu na Lei Municipal a ‘Semana do Turismo’, comemorada na segunda semana do mês de outubro. Porém, neste ano, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Cultura, ampliou a festividade, dedicando todo o mês de outubro ao turismo.
Sendo assim, a programação do Mês do Turismo iniciou ainda no dia 2 com o lançamento do concurso Calendário Ecoturístico de Nova Pádua. Os interessados em ter suas fotos ilustrando o calendário de 2024 ainda podem enviar as imagens, em alta qualidade, até o dia 23 de outubro pelo WhatsApp (54) 9.8119.9542, com a respectiva identificação.
Cada pessoa interessada poderá participar com uma fotografia para uma ou mais temáticas propostas: animais, enoturismo, produções agropecuárias, agricultura, belezas naturais, entre outros, do município de Nova Pádua, em posição paisagem (horizontal). As 12 melhores fotos serão escolhidas por uma Comissão Julgadora composta por membros da prefeitura, Secretaria de Agricultura e pessoas selecionadas para julgamento. Os vencedores receberão premiação com brindes oferecidos pelos empreendimentos comerciais e turísticos do município.
Além do concurso do calendário, outra atividade realizada dentro da programação do Mês do Turismo foi a Trilha Contornos do Paraíso Italiano e Trilha do Gorila, que ocorreu no último sábado, dia 7, exclusiva para professores do município. Para a próxima terça-feira, dia 17, está programada uma palestra especial para alunos do Ensino Médio sobre o tema ‘Indicação de Procedência, Denominação de Origem e Mundo do Enoturismo’. Um curso para garçons também está previsto para ocorrer, porém a data ainda será definida 
O cronograma de atividades se encerra no dia 31 de outubro com a apresentação de um novo empreendimento, a Essência Enoturismo, de propriedade de Agostinho e Rejane Bernadino. A pousada possui área total aproximada de 2.000m², sendo 800m² de construção, está localizada na Via PRODENP, no Travessão Paredes – próxima ao Capitel Maria Mediadora, e ainda não tem data para iniciar suas atividades. De acordo com a diretora de Turismo, inicialmente o empreendimento abrirá somente para restaurante e pretende realizar sunsets. Mais informações sobre o novo espaço podem ser acompanhadas nas redes sociais Instagram (@essenciaenoturismo) e Facebook (Essência Enoturismo).

Programação Mês do Turismo 

Terça-feira, dia 17
8h30min – Palestra para os alunos do Ensino Médio sobre Turismo com o presidente da Associação dos Altos Montes, Felipe Bebber e, vice-presidente da entidade, André Tonet. A atividade será realizada no auditório da prefeitura e abordará os temas:  Indicação de Procedência, Denominação de Origem e Mundo do Enoturismo. 

Terça-feira, dia 31
19h30min – Encerramento do mês do turismo e apresentação da Essência Enoturismo, na sede do próprio empreendimento.

*Até 23 de outubro os interessados podem participar do concurso calendário ecoturístico

Pousada Essência Enoturismo será apresentada à comunidade paduense no dia 31 de outubro. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário