Nova Pádua

Turismo: um eixo em crescimento

Contato com mais de quatro mil pessoas durante a Festa da Uva mostrou para os empresários locais que Nova Pádua é, ainda, pouco conhecida

Até há poucos anos atrás, Nova Pádua era unicamente agrícola, com alguns comércios e indústrias. Mas, seu relevo fez com que alguns empresários vissem o Pequeno Paraíso Italiano com outros olhos. 
Um deles, Wilson Sonda, natural do município, mas que iniciou a empreender em Caxias do Sul e, agora, voltou a Nova Pádua. “Nos últimos cinco anos percebi um aumento considerável de turistas na região, atraídos, principalmente, pelas belezas naturais, pela boa culinária e pelos bons vinhos. No entanto, acredito que o verdadeiro potencial turístico do município está na resiliência do nosso povo, pois mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, surgiram nesse período vários empreendimentos que hoje são fundamentais no fortalecimento do turismo em Nova Pádua”, destaca Sonda, que hoje está à frente da Base Turismo e também da Pousada Rugero.
E a união é, literalmente, a palavra que move Nova Pádua, além de muitos outros adjetivos que podemos elencar para esse povo: carismático, simples, acolhedor, alegre. “Sempre acreditei no turismo como atividade coletiva, e essa convicção deu origem aos caminhões de passeio, cuja proposta é conduzir nossos visitantes, através de passeios guiados aos estabelecimentos turísticos da nossa região”, descreve Sonda. Hoje, a Base Turismo é uma empresa que possui três caminhões militares adaptados para o turismo da região e que, sem os empreendimentos locais, não existiria, pois a ideia é a integração. “Somos um receptivo turístico criado para promover a união dos nossos estabelecimentos. Oferecemos aos nossos visitantes passeios de caminhão militar, quadriciclos, vespas elétricas, trilhas a pé e rapel, tudo em conjunto com outros empreendimentos que, juntos, possibilitam uma experiência incrível ao visitante”, destaca Sonda.  
Rodrigo Duarte é o responsável pelos quadriciclos. A Tchê Aventura surgiu quando o empresário conheceu Nova Pádua, através de trilhas feitas por ele, e pensou em proporcionar uma nova experiência, juntando a expectativa de pilotar um quadriciclo com a emoção proporcionada pelas belas paisagens. “É uma cidade linda, com pessoas que te recebem de braços abertos, isso aliado às belas paisagens e vales que só existem em Nova Pádua”, relata Duarte. 

“Turismo não se faz sozinho”
Esse é o lema do município que eleva, cada dia mais, Nova Pádua entre as principais cidades da Serra Gaúcha para se conhecer. “Entendo o turismo como uma série de atividades organizadas com o objetivo de agregar valor e transformar uma rota em destino turístico. Na minha opinião, o grau de engajamento dos estabelecimentos é o fator que mais fortalece o crescimento do turismo”, enaltece Sonda. “É imprescindível a união de todos os empreendimentos, juntamente com a prefeitura, pois o turismo não se faz sozinho, um empreendimento depende do outro. É tudo interligado: o turista vem e precisa se alimentar, descansar e se divertir. Logo, precisamos dos restaurantes, das pousadas e dos empreendimentos de lazer e entretenimento”, elenca Duarte.
E se você pensa que vai parar por aí, está enganado. Nova Pádua tem muito para crescer no turismo, e está crescendo rápido, sendo assertiva nas decisões e explorando cada pedaço da sua área territorial. “O turismo de experiência, por exemplo, é um segmento que precisa ser explorado, precisamos desenvolver atividades que mostrem aos nossos visitantes os nossos costumes, como é o nosso dia a dia de forma autêntica. Somos um município excelente no agro e precisamos fazer com que o nosso turista vivencie isso”, diz Sonda, que informa que o contato com o turista é imprescindível para o desenvolvimento, para ter novas ideias e para contribuir com as tomadas de decisões. E acrescenta: “Imaginar que já somos bons o bastante, ao meu ver, será um grande erro. Temos muitos aspectos a serem melhorados, como melhorar e atualizar as mídias, treinar pessoas, promover e estreitar ainda mais a comunicação com o poder público para sempre atender com excelência”. 

Destaque na Festa da Uva
Nova Pádua participou, pela primeira vez, de um evento evidenciando o turismo, com a presença dos empreendimentos locais. Um estande na Festa da Uva foi montado, chamando a atenção de um grande público. “A Festa da Uva foi muito boa para podermos mostrar um pouco de Nova Pádua. As pessoas ficavam encantadas com as imagens e com nossas explicações de como a cidade é, com as vinícolas, paisagens e opções de passeios. Muitos já ficaram com vontade de conhecer e tenho certeza que irão nos visitar”, comemora Duarte. Sonda também celebra os resultados, mas revela os dados de uma pesquisa feita: “O contato foi gratificante. Nos expõe de forma objetiva e mostra de forma verdadeira onde podemos melhorar, mas com base nos questionamentos que fizemos as mais de quatro mil pessoas, provenientes das mais diferentes regiões do estado e do país, durante os 17 dias de festa, podemos concluir, de forma estatística, que ainda somos muito pouco conhecidos, que precisamos fortalecer nossas mídias e que temos muito trabalho pela frente, mas acredito que estamos no caminho certo”, finaliza.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário