Nova Pádua

Trabalho agrícola com diversidade em Nova Pádua

Variedade na produção garante a qualidade dos produtos e uma maior tranquilidade do agricultor Demétrio Pan

No Travessão Divisa, em Nova Pádua, a propriedade de Demétrio Pan, 50 anos, sofre modificações com o passar dos anos. A presença do filho Anderson, 26 anos, é um dos motivos. Desde 2002 ele finalizou os estudos e começou a se dedicar com o pai e a mãe, Carmen Novello Pan, 48 anos, nos negócios da família. A busca por aperfeiçoamento e diversificação é um dos objetivos do jovem que optou pela agricultura como profissão.

A renda da família Pan vem de mais de 2 hectares de parreiras, além de uma área de alho e cebola. Com a vontade de Anderson de seguir no ramo, foram adquiridos novos equipamentos, além da busca por novidades para o setor. “Sempre gostei da colônia e quis continuar aqui. Meus pais me deram a opção de sair para estudar e trabalhar fora, mas ficar foi minha vontade”, conta Anderson. Os estudos pararam com a conclusão do ensino fundamental, mas o jovem busca pesquisar e estudar sobre assuntos que auxiliem no dia a dia.

Esses estudos chegam à propriedade por meio da prefeitura e parcerias, que oferecem cursos profissionalizantes para produtores rurais. “Todo ano temos uma coisa nova que podemos instalar na nossa plantação. Dentro dos cursos aprendemos um pouco sobre a organização de uma propriedade, além de métodos para aperfeiçoarmos o trabalho”, destaca Anderson, que enfatiza a diversificação. Diversificação de produtos.

Segundo Anderson, funciona como uma balança que garante a saúde financeira da família e da propriedade. “A colônia é como uma empresa. É preciso ter diversidade para compensar algum produto que fique em baixa. É isso que buscamos. Eu não me imagino morando na cidade, onde o custo de vida é maior, além da qualidade de vida. Aqui é muito mais tranquilo”, valoriza Anderson, que é casado com Angélica Bernardi Pan.

Demétrio reforça que com a presença do filho alguns investimentos foram necessários, facilitando e atualizando a lavoura. “Adquirimos um caminhão novo, além das máquinas. Hoje plantamos e nós mesmos fizemos a venda na Ceasa de Caxias do Sul. Dá para valorizar mais nosso produto”, sustenta Demétrio, que já foi vereador em Nova Pádua. As dificuldades da zona rural são apenas degraus onde cada família busca subir. Se isso acontecer com a presença dos filhos, melhor ainda. “Eu sempre incentivei ele a ficar”, orgulha-se Demétrio.

Angélica, Anderson, Carmen e Demétrio: diversidade na colônia. -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário