Nova Pádua

Sustentabilidade e qualidade de vida nos espaços públicos

Inicia revitalização das praças e avenida central de Nova Pádua. Materiais removidos serão reaproveitados em obras futuras

A paisagem urbana de Nova Pádua começa a se modificar. No início deste mês, a empresa ganhadora da licitação para revitalizar a Praça da Matriz, a Praça Dom Júlio Scardovelli e a Avenida dos Imigrantes, isolou parcialmente os parques e iniciou as atividades de remoção dos pisos, além de realizar o replantio de mudas de flores, que estavam nos canteiros centrais, junto ao trevo da estrada entre os travessões Mutzel, Barra e Bonito.
O projeto de requalificação, aprovado no fim de 2019, foi desenvolvido pela Arquiteta, Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, Graziela Verdi, com o objetivo de tornar os ambientes mais funcionais, atrativos e seguros, para que mais pessoas possam utilizar as áreas públicas, otimizar a circulação, bem como contribuir com uma melhor qualidade de vida dos munícipes e ressaltar as belezas naturais do Pequeno Paraíso Italiano. 
Espaços de uso comum desenvolvidos a partir da óptica da sustentabilidade, com foco na reutilização de materiais: “O reaproveitamento se baseia na retirada e armazenamento adequado dos pisos existentes para instalações em futuras obras públicas. Como, por exemplo, a utilização na pavimentação de outros espaços públicos abertos, existentes no município”, revela a arquiteta, que acrescenta que os bloquetes de concreto retirados das praças foram organizados em paletes.
E não são somente os pisos que ganharão novas destinações: “Com relação à vegetação retirada, esta já está sendo plantada em outras áreas, como em canteiros centrais viários. No caso do mobiliário urbano, como lixeiras e postes de iluminação, serão restaurados para futura reutilização. Afinal, o reaproveitamento de materiais minimiza o impacto ambiental da obra e gera economia aos cofres públicos”, comemora a engenheira. 
O processo de requalificação ocorre com o objetivo de fortalecer a convivência dos paduenses em comunidade e, justamente por essa razão, os reparos procuram minimizar possíveis transtornos decorrentes da interrupção viária: “A obra acontece de forma conjunta nas duas praças e no trecho central da Avenida dos Imigrantes, porém pensada para evoluir de forma a impactar minimamente a mobilidade do centro da cidade”, sinaliza a arquiteta. 
Agora, de acordo com ela, os próximos passos das obras são a execução das instalações elétricas, hidráulicas e de irrigação. Seguidas da construção do palco, do deck, do pergolado e dos revestimentos. “A colocação do mobiliário urbano é a última etapa, que consiste na instalação do parque infantil, bancos, bancadas, floreiras, lixeiras, luminárias entre outros elementos. O paisagismo será executado no mês de setembro, com a chegada da primavera, que é mais favorável para as plantas perenes escolhidas”, conclui Graziela, ao mesmo tempo em que lembra que o cronograma foi desenvolvido para finalização dos reparos no período de oito meses.
As obras de revitalização da Praça da Matriz, Praça Dom Júlio Scardovelli e Avenida dos Imigrantes contemplam o PRODENP – Programa de Desenvolvimento Econômico de Nova Pádua.

Remoção do piso nas praças da Matriz e Dom Júlio Scardovelli marcam o início das obras.  - Maicon Pan/ Prefeitura de NP/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário