Nova Pádua

Subprefeitura de Nova Pádua é ressignificada

A conclusão das obras de restauro e reabilitação está prevista para o mês de novembro

A Subprefeitura de Nova Pádua, primeira edificação tombada como patrimônio histórico-cultural do município passa, desde novembro de 2022, por um processo de restauro e reabilitação, que representa, de acordo com o prefeito Danrlei Pilatti, “a perpetuação das nossas origens como 1º distrito de Flores da Cunha, agora município. Futuramente o espaço abrigará um acervo histórico com as principais características da construção da comunidade de Nova Pádua ao longo dos anos, a forma de trabalho do passado, a fé, os aspectos culturais”. E acrescenta que “muitas das histórias que coincidem com o progresso de Nova Pádua se passaram na Subprefeitura”.
Agora, o prédio está sendo convertido em Centro Cultural e passará a contar com ambientes multidisciplinares para ações que serão desenvolvidas em conjunto com o trabalho realizado pelo Instituto Flávio Luis Ferrarini. A nova biblioteca, prédio que está sendo construído ao fundo do terreno, terá acesso exclusivo para a Escola Estadual Luiz Gelain e para a Escola Municipal Libera Bianchin Salvador.
“Entendemos a cidade como o lar de todos que por ali já passaram e os que ainda vivem, sejam descendentes dos primeiros imigrantes ou não, pessoas responsáveis por fazer deste paraíso um exemplo de força de trabalho, união, fé e prosperidade”, explica a Museóloga Caroline Zuchetti, responsável pela organização do acervo e pelo espaço dedicado ao Museu e Arquivo Histórico. 
Ainda de acordo com Caroline, a exposição será apresentada a partir de eixos temáticos que não seguem uma linha temporal, mas se valem das definições de lar como fio condutor. Para viabilizar o projeto expográfico, a estrutura arquitetônica interna do segundo pavimento será redimensionada, compreendendo o projeto conceitual, acervo disponível e acessibilidade. Os temas apresentam a evolução territorial, desde suas origens até a emancipação do município; a compreensão do papel da comunidade no desenvolvimento social e econômico -e a ressignificação do edifício como parte fundamental para compreensão da história da cidade e de seu povo.
“A Subprefeitura de Nova Pádua é uma edificação de grande representatividade para a população local. Por muito tempo foi ponto de referência para as pessoas que ali moravam, justamente por estar localizada no coração da cidade”. Com esse sentimento, a arquiteta Leila Schaedler, responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra de restauro do prédio e construção da nova biblioteca, manifesta o interesse e o envolvimento com o projeto. “A arquitetura simples mostra as técnicas construtivas utilizadas na época, quando havia poucos recursos e os tipos de material eram limitados”, salienta. Com a nova edificação da biblioteca, insere-se mais um momento construtivo, com linhas contemporâneas, atendendo a acessibilidade universal e ligando as duas edificações através de uma passarela metálica. 
Diferentemente do que aconteceria em uma reforma, o processo de restauro respeita as características e técnicas originais das construções. No caso da Subprefeitura – e de tantas outras edificações antigas localizadas na região da Serra Gaúcha – o reboco é constituído de cal e areia. Na Subprefeitura, devido às más condições desse revestimento, todo o reboco antigo foi retirado e refeito usando os mesmos elementos da época da construção. A conclusão das obras da Subprefeitura está prevista para novembro de 2023.

O restauro irá respeitar as características originais da construção. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário