Secretários progressistas seguem na administração
Em entrevista, o prefeito eleito Danrlei Pilatti e o presidente do partido Progressistas, Ilvo Stangherlin, projetam os próximos quatro anos
As tratativas para organização da nova gestão no município de Nova Pádua iniciaram já no dia seguinte à eleição. O prefeito eleito e atual presidente da Câmara, Danrlei Pilatti, reuniu-se com o prefeito Ronaldo Boniatti ainda na segunda-feira, dia 16.
As definições de nomes, políticas públicas e uma solução para o problema de acessibilidade da Câmara são tratadas por Pilatti na entrevista a seguir. Já o presidente do partido que irá comandar o Executivo paduense, Ilvo Stangherlin, também comenta a organização da gestão e avalia o resultado das urnas.
O Florense: Depois da vitória, as comemorações. E agora, quais os preparativos?
Danrlei Pilatti: Já estamos em contato com pessoas e lideranças que ajudaram na campanha, para avaliar os próximos passos, as pessoas que estão dispostas a entrar conosco na administração. Já na segunda-feira, pós-eleição, tivemos o primeiro contato com o prefeito Ronaldo Boniatti para iniciar a transição. Na verdade, podemos dizer que não haverá uma interrupção, mas uma continuidade, pois temos os secretários de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras que irão permanecer. O vice-prefeito segue na administração, pois é concursado. Então, são inúmeras pessoas que estão na atual administração e irão continuar.
OF: Alguma mudança na estrutura administrativa, ou nas secretarias?
Pilatti: A princípio, as secretarias vão ficar como estão. Nós estamos estudando, nos próximos 30 dias, quais as necessidades de cada pasta e, se houver necessidade, podemos alterar algum cargo ou alguma função para melhor adaptação aos serviços oferecidos aos munícipes.
OF: Quais os demais nomes para compor o secretariado?
Pilatti: Ainda estão em análise. Para a Saúde, a princípio, o atual secretário Odir Boniatti, poderá permanecer. É uma pessoa que trabalha bem no posto. Estamos avaliando essa possível aproximação com o PSDB nesta secretaria. Para a Educação, desejamos trazer um nome novo.
OF: E o Republicanos permanece na administração?
Pilatti: Pela importância do partido nestas eleições, com a eleição de um vereador, e por todos os recursos que já foram trazidos para o nosso município, provavelmente eles também terão espaço.
OF: Quanto ao vice-prefeito Inácio Sonda, qual será seu papel?
Pilatti: O trabalho do Inácio será de participação nas tomadas de decisões.
OF: Na agricultura, alguma mudança nos programas?
Pilatti: Estamos em análise, mas é possível. Logo no início da administração, devemos propor algumas alterações na legislação de subsídios. Todos esses programas de subsídios são muito benéficos e irão ser continuados todos eles.
OF: Como será concluída sua gestão de presidente da Câmara?
Pilatti: Neste primeiro momento, a nossa preocupação, junto com o prefeito Ronaldo, é com a acessibilidade, pois temos um vereador eleito, Vinícius Salvador, que é cadeirante. Por isso, pretendemos transferir a sala de reuniões da Câmara para o atual auditório da prefeitura. Faremos uma cessão de uso daquele espaço, respeitando toda a independência dos poderes. Será no mesmo estilo da Câmara de Flores, com entrada independente e acessibilidade para resolver este problema que já vem desde 2016. Por enquanto, essa é a melhor alternativa. Os vereadores eleitos já estão sendo consultados e informados de que existe essa definição. O vereador reeleito, Maico Morandi, também está acompanhando os trabalhos e auxiliando nas decisões do novo plenário e da nova sede administrativa da Câmara. Essas alterações estão sendo planejadas com todo o auxílio e autorização do prefeito Ronaldo e da equipe de engenharia da prefeitura.
“A união de todos vai fazer a diferença”
O Florense: Como seu partido avalia o resultado das eleições em NP?
Ildo Stangherlin: O resultado mostrou que estamos no caminho certo. As pessoas querem a mudança. Nós avaliamos como um resultado esperado, pelo trabalho que foi construído nos últimos anos, com seriedade, igualdade, união e respeito para com todos os munícipes.
OF: Quais os fatores que os levaram a vitória?
Stangherlin: A sinceridade e o trabalho apresentado nos últimos anos. Fizemos parte de uma administração em acordo com vários partidos, onde se procurou atender a todos de forma igual, sendo sempre transparentes em todas as ações dentro das secretarias ocupadas pelos progressistas, não fazendo diferenças entre pessoas ou partidos. No momento em que houve a quebra do acordo, nós nos sentimos mais fortes e engajados em lutar para conseguirmos mostrar para a sociedade que esse era o melhor caminho para Nova Pádua.
OF: Com uma bancada de cinco vereadores, tendo maioria, pretende compor com o PSDB ou Republicanos para ampliar a base de apoio?
Stangherlin: O Progressistas entrou na disputa para eleger o prefeito, o vice e fazer a maioria dos vereadores e o resultado foi positivo. Hoje, temos a maioria na Câmara, mas não é por isso que vamos deixar de conversar com outros partidos. A união de todos vai fazer a diferença e queremos administrar para todos, independente de partidos e vamos sim construir um grande trabalho para todos.
OF: O que explica a eleição de cinco vereadores?
Stangherlin: O partido Progressista sempre fez a maioria dos vereadores em todas as eleições que disputou e, desta vez, não foi diferente. Eleger cinco vereadores não foi tarefa fácil. Quando nos reunimos para debater os assuntos de eleições, convidamos várias pessoas da comunidade para compor a nossa nominata de candidatos a vereador. E fomos felizes, porque tivemos nove ótimos nomes, pessoas líderes em suas comunidades ou seus negócios e sabíamos que qualquer um teria chance de ganhar.
OF: Quais os próximos passos?
Stangherlin: Agora é reunir as lideranças do partido juntamente com o prefeito e vice eleitos, queremos ouvir a comunidade sobre algumas mudanças que nos foram colocadas durante a campanha. Queremos administrar pensando nas pessoas e melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes, sempre observando a legalidade dos atos.
OF: Como será feita a discussão de secretários e cargos de confiança? O partido vai indicar ou esta definição será de competência do prefeito e vice eleitos?
Stangherlin: Já estão sendo analisadas as possibilidades junto com prefeito e vice eleitos e logo vai começar a tomar forma a base do novo governo. Existem secretários do Progressistas e cargos de confiança que hoje fazem parte da administração e que irão continuar, outros serão convidados. Acreditamos que serão decisões tomadas em conjunto para oferecer um bom trabalho aos munícipes.
OF: Os progressistas pretendem convidar membros de outros partidos para integrar a administração?
Stangherlin: Nosso partido, em Nova Pádua, sempre foi de muito diálogo para com todos, queremos que seja feito um grande trabalho para todos os paduenses, sem olhar sigla partidária, cor, religião, quem vem de outros lugares. Hoje quem mora em Nova Pádua é cidadão paduense e queremos governar para todos. Se observarmos que existem pessoas qualificadas de outros partidos, com certeza serão convidados a participar do nosso governo.
0 Comentários