Nova Pádua

Secretaria de Educação recebe exemplares da obra “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”

A obra registra a chegada dos primeiros imigrantes italianos no Estado, contempla em suas páginas os municípios da Serra Gaúcha

Na última sexta-feira, dia 11, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Nova Pádua recebeu dez exemplares do volume I, II e III, que compõem a obra literária “150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”. A obra, que registra a chegada dos primeiros imigrantes italianos no Estado, contempla em suas páginas os municípios da Serra Gaúcha, incluindo, entre eles, Nova Pádua: O Pequeno Paraíso Italiano, escrito pelos pesquisadores e escritores Floriano Molon e Gissely Lovatto Vailatti.

A obra do escritor e poeta Ademir Antonio Bacca é dividida em três volumes – História, Personalidades e Cidades da Imigração – reorganiza e atualiza a saga dos imigrantes italianos em terras gaúchas.

Biografias:

Floriano Molon

É um dos 44 autores do I Volume da trilogia dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Ele assina o capítulo "A locomoção e os meios de transporte dos imigrantes Italianos" além do capítulo da cidade de Nova Pádua no Volume III. Professor, bacharel em direito, pesquisador sobre a imigração italiana, foi secretário de Turismo e Cultura de Flores da Cunha/RS, onde também presidiu a Fenavindima por três edições. É autor de inúmeros artigos e de 10 livros, além da participação em várias obras coletivas. Recebeu o troféu Grazie e o título de "Cidadão de Mérito de Flores da Cunha.

Gissely Lovatto Vailatti

Professora e historiadora, pós-graduada em Gestão e Administração Escolar, atua desde 1999 em diversos projetos e segmentos que visam preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Flores da Cunha e da imigração italiana.  Entre 2013 e 2019 assinou a coluna Memória e Patrimônio do Jornal O Florense. É palestrante e autora de cinco obras já publicadas, além de artigos e citações em livros e documentários. Publicamente foi condecorada com o “Troféu Grazie”, concedido pelo Jornal O Florense, através de indicação comunitária e “Medalha Mérito Florense”, concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Flores da Cunha, ambos no ano de 2016 e foi homenageada como Patronesse da 40ª Feira do Livro de Flores da Cunha em 2017.

 - Prefeitura de NP/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário