Nova Pádua

Qualidade no ensino municipal e tratativas para municipalização de escola estadual

A educação do Pequeno Paraíso Italiano também é tema das propostas dos candidatos ao Executivo

Nova Pádua é referência em educação. Conforme o Anuário Brasileiro de Educação Básica do ano de 2019, o Pequeno Paraíso Italiano se destacou e ficou em terceiro lugar, entre os municípios brasileiros que mais investem em educação. O município tem um gasto médio de R$ 16.518,90 por aluno ao ano.
Nova Pádua possui apenas uma escola municipal – a de Educação Infantil Professores Bôrtolo Bigarella e Idalino Vailatti –, que, em 2020, conta com 91 alunos de zero a cinco anos. 
Mas a preocupação da comunidade é com o Ensino Fundamental e Médio. Conforme a diretora da Escola Luiz Gelain, Lenita Sonda, há mais de 10 anos a instituição sofre com falta de professores e coordenadores pedagógicos. “É um descaso com os nossos alunos”. Atualmente a Luiz Gelain possui 243 alunos e, em parceria com o município, busca a sua municipalização.
Desde junho de 2019, as tratativas vêm sendo debatidas entre o município e o Estado. A previsão de investimento com a municipalização é de R$ 800 mil ao ano – o Ensino Médio permaneceria sendo de obrigatoriedade do Estado. 
Confira as propostas do plano de governo dos candidatos a majoritária do município: Itamar Bernardi – Kiko e Francieli Pan Menegat, através da coligação ‘Ouvir, compreender e administrar com sabedoria’; e Danrlei Pilatti e Inácio Sonda, do Progressistas. Os candidatos Adelar Stuani – Careca e Leandro Vivian, do PTB, não retornaram com suas propostas.

Coligação ‘Ouvir, compreender e administrar com sabedoria’

Acreditamos que a educação deve ser prioridade, porque ela é a arma mais poderosa que temos para mudar o mundo. Para que isso aconteça é indispensável investir nas pessoas.
Desta forma, destacamos algumas ações que pretendemos realizar na Educação Municipal de Nova Pádua: 
Formação continuada para professores, incluindo cursos e buscando meios para um melhor atendimento aos alunos da Educação Especial.
Atendimento das necessidades da Educação Infantil, de 0 a 5 anos, buscando junto aos profissionais da Educação Municipal as demandas necessárias para ampliar a qualidade do ensino.
Continuação do processo de estudo da municipalização do Ensino Fundamental, para assumir a responsabilidade da gestão e da educação de nossas crianças e adolescentes.
Manutenção da oferta do transporte escolar e também para cursos técnicos e universitários, aprimorando a qualidade deste serviço.
Busca de parcerias para a oferta de cursos técnicos em diferentes áreas.
Incentivo para formação acadêmica e subsídios para os estudantes universitários.
Criação de programas que contribuam para o desenvolvimento humano, social, artístico e recreativo, dentre outros, dando continuidade aos Projetos Jogar e Sons para o Futuro.
Segundo Ruben Alves, a educação tem a nobre tarefa de preparar as novas gerações. Nossa administração se empenhará em oferecer uma educação de qualidade ao nosso cidadão paduense, garantindo, assim, o futuro das novas gerações.

Progressistas

Investir na educação para nossas crianças e adolescentes é assegurar seu desenvolvimento social, cultural e econômico, impactando profundamente na constituição de uma sociedade mais justa, próspera e consciente.
Para oferecer educação de qualidade é imprescindível aliar a formação continuada dos profissionais da educação às novas tecnologias, às alternativas de educação inclusiva e aos diferentes processos de aprendizagem.
A educação será uma das prioridades da nossa gestão e nossa proposta é viabilizar, com a captação de recursos federais e utilização de recursos municipais, iniciativas capazes de solucionar os problemas existentes, valorizando os professores e garantindo o suporte necessário para o desenvolvimento das crianças e jovens, incluindo o reforço pedagógico para os alunos com dificuldade de aprendizagem.
No processo acelerado de evolução da sociedade, será fundamental implementar projetos que contemplem temas ligados à transversalidade, como meio ambiente, trânsito, saúde preventiva, cidadania, entre outros, com integração entre escola e secretarias municipais. Também serão desenvolvidas ações para orientar os estudantes na escolha da futura profissão.
A qualificação profissional através de cursos técnicos em instituições reconhecidas será proporcionada, inclusive para os agricultores, e nossa administração buscará proporcionar o aprendizado do talian nas escolas municipais, valorizando nossa cultura e perpetuando raízes.
Juntos transformaremos nossa realidade.

 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário