Nova Pádua

Projeto de Restauro e Reabilitação da Subprefeitura de Nova Pádua será lançado nesta sexta-feira, dia 18

A previsão de conclusão da obra é para a segunda quinzena de novembro de 2023

O projeto cultural de Restauro e Reabilitação da Subprefeitura de Nova Pádua, que tem como objetivo devolver à comunidade o bem cultural que possui forte apelo afetivo, será lançado nesta sexta-feira, dia 18, às 14h, com a presença de autoridades representantes do Estado do Rio Grande do Sul, do município de Nova Pádua, patrocinadores, entidade proponente e convidados, além das empresas responsáveis pela gestão e execução das obras.
Patrimônio municipal tombado, o prédio abrigava a Subprefeitura de Nova Pádua quando a localidade era distrito de Flores da Cunha, até o início da década de 1990. Datado de 1935, o local também já foi escola, sede da superintendência, dos Correios e da Central Telefônica. 
Com o restauro, a edificação proporcionará a modernização do Museu e Arquivo Histórico Municipal, a instalação de nova exposição museográfica e a implantação do Plano Museológico. Também será agregada uma nova edificação, destinada a abrigar a Biblioteca Pública Flávio Luis Ferrarini. A sede do Instituto, dedicado ao escritor, também será instalada no local. O complexo também terá ligação direta com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain. 
E planejar um complexo que respeite as características históricas, ao mesmo tempo em que constrói novas pontes para o futuro, é um desafio enorme. Missão que ficou a cargo da arquiteta e urbanista do Departamento de Projetos e Planejamento da prefeitura de Nova Pádua, Graziela Verdi, que contará com o auxílio de uma equipe técnica formada pelo engenheiro Nicolas Dal Bó, pela assessora do restauro, Leila Schaedler e pela gestora cultural, Cristina Schneider.
De acordo com o projeto, o acesso e a aproximação da comunidade ao complexo cultural se dará, ainda, com a realização de oficinas de crônicas e poesias nas escolas públicas, concurso literário e publicação, peça teatral e a produção de um vídeo documentário sobre a história da Subprefeitura e seu forte vínculo com a comunidade local.
O projeto cultural foi aprovado em 2022 pelo Conselho Estadual de Cultura e conta com a participação das empresas patrocinadoras: Comercial de Alimentos Grazziotin, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Boscato Vinhos Finos, Vinícola Milano, OMP/Metalco, Vinícola Mioranza, Sulmonte Vinhos e Vêneto Transportes.
Financiada pelo Pró-Cultura RS e pela Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa é do Instituto Flávio Luis Ferrarini, com apoio da Prefeitura de Nova Pádua.

Projeto de restauro dará nova vida à Subprefeitura de Nova Pádua. - Ilustração
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário