Nova Pádua

Prefeitura se mobiliza pela revitalização do prédio da Subprefeitura

Projeto também contempla a construção de uma nova biblioteca pública

“Perpetuar pessoas que foram fundamentais na construção econômica, política, social, histórica e cultural do nosso município”. É assim que a prefeitura de Nova Pádua ressalta a importância do projeto de revitalização da Subprefeitura e construção de uma nova biblioteca pública, que ganhou novos capítulos em abril. Ao longo do mês, a Administração promoveu o recolhimento de material histórico para o processo de tombamento do prédio junto ao governo estadual.
A ideia é captar recursos através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC), reunindo empresas dispostas a financiar o projeto. Na busca por valorizar o prédio histórico, muito já foi feito: além do resgate histórico, o diagnóstico do local, o projeto arquitetônico e a aprovação da Lei Municipal de Tombamento, inexistente até então, foram passos realizados até agora. 
Para tal, o município conta com um aliado importante: o Instituto Flávio Luis Ferrarini que, desde o início do ano, participa das reuniões para viabilizar o projeto de restauração, a convite da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “Nossas primeiras ações foram analisar o espaço, junto com a equipe da prefeitura, e pensarmos na revitalização. Nos deparamos com uma construção muito charmosa, que tem muita história para contar, e então surgiu o desejo de preservar o antigo prédio”, diz a presidente do Instituto, Leandra Mascarello.
Em conjunto com a prefeitura, a entidade é responsável por tomar decisões que envolvem o projeto arquitetônico, acompanhando o processo de restauro, recebendo e garantindo que os recursos da LIC sejam utilizados da melhor forma. Depois que a obra for finalizada, cabe ao Instituto desenvolver projetos e ações educacionais, culturais e artísticas para que o espaço seja utilizado por toda a sociedade, inclusive sendo um ponto de referências turísticas. 
A construção de uma nova biblioteca pública, que carrega o nome do escritor Flávio Luis Ferrarini desde 2000, fechada há algum tempo, também é planejada com entusiasmo pelo Instituto: “Bibliotecas abrigam sonhos. Mesmos nossas pequenas bibliotecas espalhadas por aí têm uma função primordial na vida das pessoas. O que queremos para o município de Nova Pádua é dar vida à biblioteca e aproximá-la de seus leitores e de sua população”, projeta Leandra. 
Se concretizada a restauração do prédio, que além da Subprefeitura já abrigou a delegacia, os Correios e a Central Telefônica, ele será o primeiro Patrimônio Histórico tombado no município de Nova Pádua. “Preservar é perpetuar valores, valorizar as pessoas que contribuíram para o crescimento da nossa cidade. Todos fazem parte desta história e é motivo de orgulho poder deixar esse legado para a posteridade”, comenta o prefeito Danrlei Pilatti.  

 - Arquivo Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário