Nova Pádua

Prefeito paduense integra diretoria da Famurs

Ronaldo Boniatti assumiu a função de vice-presidente da entidade

O prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, é um dos nomes que compõem a nova diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), empossada durante o 39º Congresso dos Municípios, realizados de 3 a 5 de julho, em Bento Gonçalves. A gestão é de 2019/2020. O prefeito paduense integra a entidade como vice-presidente, juntamente com outros seis prefeitos de cidades do Rio Grande do Sul. Como presidente, assumiu Eduardo Freire, prefeito de Palmeira das Missões. “É um cargo importante porque até então Flores e Nova Pádua nunca tiveram um representantes na Federação. Então estar lá representando Nova Pádua e levando o nome do nosso município dentro dos quase 500 do Rio Grande do Sul é um privilégio”, destaca Boniatti.

Conforme Ronaldo, o mais importante desta função é estar representando os municípios em suas causas. “Estar reivindicando, buscando todos os anseios em comum dos municípios e tentar trazer mais conquistas no movimento municipalista é a nossa principal bandeira. Temos algumas pautas já elencadas e algumas estão em construção, mas, além disso, a Famurs é uma entidade que tem uma escola de gestão. Então somos também uma entidade de formação”, afirma.

Nesta semana, o presidente da Famurs e os prefeitos de diversos municípios estão em Brasília para reivindicar a inclusão dos municípios na Reforma da Previdência. “Essa é uma das pautas que estamos trabalhando. O acesso asfáltico para os municípios, a questão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e dos atrasos da saúde são outros assuntos que ao longo da gestão vamos estar reivindicando”, elenca. Uma das bandeiras também a ser levantada é o Pacto Federativo. “Precisamos da construção de um novo pacto para realizar uma melhor divisão tributária. Sabemos que apenas 17% do que a gente produz, e gera impostos, retorna para o município. Esse índice é muito baixo. Precisamos descentralizar o poder financeiro. É nos municípios que as coisas acontecem. É aqui que o cidadão bate na porta, cobra do prefeito, independente da obrigação ser do Estado ou da União. Os prefeitos estão cada vez mais tentando ser eficientes e agregando serviços aos municípios para ofertar uma melhor qualidade ao cidadão e acaba se onerando e não tendo o retorno da União”, pontua.

A Famurs é composta por 27 associações regionais – Flores da Cunha e Nova Pádua são representadas pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) – e representa as 497 cidades gaúchas, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.

 

Conselho Administrativo

Presidente: Eduardo Russomano Freire - Palmeira das Missões

Vice-presidentes:

Cleiton Bonadiman - Seberi

Emanuel Hassen de Jesus - Taquari

Fábia de Almeida Richter - Cristal

Guilherme Rech Pasin - Bento Gonçalves

Marcelo Arruda - Barra do Rio Azul

Ronaldo Boniatti - Nova Pádua

Vilmor Carbonera - Vila Flores

Nova diretoria da Famurs para a gestão 2019-2020.  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário