Nova Pádua

Pinceladas de poesia

Segunda edição da Feira do Livro ao ar livre será realizada nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Complexo Belvedere Sonda

Encontrar a singela conexão com a arte, a literatura e a música, provando que a poesia vai muito além de versos e belas palavras, mas que passa pela capacidade de perceber a beleza nas coisas mais simples e corriqueiras, evidenciadas em meio às belas paisagens que imitam pinceladas de encanto com tonalidades de fascínio. 
Justamente com o objetivo de unir todas essas características em um único evento é que será realizada a segunda edição da Feira do Livro ao ar livre, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Complexo Belvedere Sonda, em Nova Pádua. 
Seguindo a receita de sucesso da primeira edição – que reuniu de aproximadamente 4 mil pessoas na Adega Dom Camilo, em setembro de 2021 – a secretária municipal de Educação Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi, revela que a ideia sempre foi que a atividade ocorresse de forma itinerante, de modo a divulgar os mais diferentes espaços do Pequeno Paraíso Italiano. “A proposta da Feira do Livro ao ar livre foi exitosa e tão bem aceita que se concretizou e se manterá nesse formato. Uma de nossas motivações é que o evento envolve diretamente alunos e a comunidade escolar. Nesse sentido, todo o material de divulgação contempla a imagem de duas crianças descobrindo a grandeza do mundo da imaginação, que conquistamos através da leitura e da contação de histórias”, destaca a secretária. 
Levando em consideração todo esse engajamento e que a feira evidencia uma oportunidade de promover a leitura, a arte e proporcionar todos os benefícios do mundo literário, Josenice frisa que as expectativas para a segunda edição seguem em um patamar muito positivo: “Nova Pádua sempre foi reconhecida pela excelente qualidade de vida, por manter vivas as tradições e costumes de sua história e por suas belezas naturais inigualáveis. Sendo assim, queremos oportunizar experiências e vivências às nossas crianças, jovens e adultos, que perpassem intrinsicamente a interação com o mundo da literatura, do que é belo e do que é propiciado através do desenvolvimento de qualidades que são inerentemente humanas, as quais podem ser acessadas através da arte”.
E sabendo que a arte pode se manifestar nas mais diversas formas e que valorizá-las também é de extrema importância para a formação cultural do ser humano, o evento traz inovações na escolha do patrono que, neste ano, não será um escritor. “Como um diferencial desta edição, pedimos uma licença poética para quebrar protocolos ao escolhermos como patrono da nossa Feira do Livro um artista visual, o aquarelista Antonio Giacomin, que utiliza seus pinceis para escrever histórias, retratando belas paisagens, como as de nosso município”, esclarece a linha de frente do Instituto Flávio Luis Ferrarini (IFLF), Madeleine Ferrarini Dallemolle.
De acordo com Madeleine, neste ano, o patrono e o escritor homenageado são pessoas com os nomes já consolidados, mas, que matêm uma relação muito forte com o IFLF e que tiveram bastante convivência com seu irmão, Flávio. No caso de Giacomin, ilustrando os livros de Ferrarini e, após sua partida para outro plano, seus pincéis eternizaram as aquarelas no livro e no premiado filme “O Menino da Terra do Sol”.
Por sua vez, a linha de frente da entidade explica que a escolha do escritor homenageado, o professor Jayme Paviani, levou em consideração o talento daquele que carregou consigo os nomes de Nova Pádua e Flores da Cunha e que, através de suas raízes paduenses, sempre retratou a realidade de sua gente e de sua terra. “Como um filho da Terra do Sol (natural de Nova Pádua e primo de Flávio Luis Ferrarini), acreditamos que ele merece muito, como muitos merecem, mas ele é uma pessoa que, ao longo dos seus 82 anos batalhou e conseguiu muita coisa. Não é apenas pelo seu vasto currículo acadêmico e literário – como escritor, poeta, professor, filósofo – mas, pela pessoa maravilhosa e simples que ele é”, enaltece Madeleine.
A irmã de Ferrarini também evidencia que unir esforços com o munícipio paduense para a promoção de eventos culturais é algo único e gratificante: “O Flávio estava sempre trabalhando com essa parte cultural de Nova Pádua, sua terra natal, ajudou a montar o livro com a história do município. Então eu acho que é uma continuação dessa história que o Flávio começou a fazer por Nova Pádua e eu, como irmã, acompanhava todos os relatos dele. É um resgate cultural e artístico”, emociona-se. 
Além da novidade na escolha do patrono, neste ano, haverá uma live de abertura e, durante os três dias de feira, o destaque será uma das banquinhas vendendo apenas os livros de Flávio, com 70% de desconto. “Vamos ter uma outra banquinha somente para o IFLF, além dessa da venda dos livros dele, que é onde vamos receber as pessoas e conversar. Vamos montar um lugar daquele nosso jeitinho, com muita arte”, empolga-se Madeleine, prospectando mais uma edição de sucesso. 
“O sentimento de participar o evento pela segunda vez é de gratidão por terem nos aberto as portas para que pudéssemos escrever, juntos, esse capítulo da cultura e da literatura de Nova Pádua”, conclui a linha de frente do IFLF. 
Uma vez que, neste ano, a Semana da Criança ocorrerá como atividade concomitante à Feira do Livro,  a programação iniciará  no dia 10 de outubro, que será o “Dia do Autor na Escola”. Na data os escritores Samuel Sodré e Heloísa Bacichette conversarão com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
A 2ª Feira do Livro ao ar livre é uma realização da prefeitura de Nova Pádua, em parceria com o Instituto Flávio Luis Ferrarini e, em caso de chuva, acontecerá no final de semana subsequente, dias 21, 22 e 23 de outubro. Confira, abaixo, a programação completa:

Programação 2ª Feira do Livro ao ar livre

Sexta-feira, 14 de outubro 
19h – Abertura da Feira no café do Belvedere Sonda, com a live “Café Literário”, pelo Instagram do Instituto Flávio Luis Ferrarini de Nova Pádua @institutoflavioferrarini_np 
Mediadores: Lilian Andreghetti e Gustavo Tamagno Martins
Participação especial dos escritores Samuel Sodré e Heloísa Bacichette, além das soberanas da 15ª Feprocol e Mamma Mias.

Sábado, 15 de outubro 
10h – Início da Feira do Livro 
15h – Música ao vivo com Gabriel Schiavenin 
16h – Abertura oficial da Feira do Livro com pronunciamento de autoridades 
16h30min – Apresentações dos alunos das escolas do município 
17h – Apresentação da Banda Santa Cecília 
19h –Teatro “Le Nostre Origine”, com o grupo Luz & Cena 

Domingo, 16 de outubro
10h – Abertura da Feira do Livro 
13h30min – “Dia Feliz” com brinquedos infláveis 
14h – Música ao vivo com Mateus e Vanessa 
15h – Música ao vivo com Jéssica Mileski 
16h – Roda de conversa e sessão de autógrafos com o escritor Egui Baldasso, autor do livro “A crônica que me faltava” 
16h30min – Show com Maicon e Pontel 

Em 2021, primeira edição reuniu aproximadamente 4 mil pessoas na Adega Dom Camilo. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário