Nova Pádua

Os primeiros passos para o bem-estar

Programa Saúde na Escola iniciou as atividades com o objetivo de levar qualidade de vida às famílias paduenses

Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar paduense de assuntos sobre saúde pública, bem como, prevenir diversas problemáticas decorrentes de maus hábitos, no início do mês de abril, as Secretarias da Saúde e Educação de Nova Pádua realizaram a primeira atividade de 2022 do Programa Saúde na Escola (PSE).
De acordo com o nutricionista Pablo Couto, que participa do PSE desde a sua implementação no munícipio, há dois anos, o intuito é trabalhar essas questões de maneira transversal na vida da população, iniciando pelos pequenos. “As atividades variam entre palestras, dinâmicas, visitas de campo e outras ações correlacionadas com a temática abordada. Por exemplo, no ano passado tivemos uma palestra com o Programa Papo Responsa da Polícia Civil, onde o agente Rodrigo Cachoeira debateu com os alunos sobre direito e cidadania, combate ao uso de drogas e algumas pautas sugeridas pelas professoras”, explica Couto, acrescentando que o mais importante é que todas as atividades objetivam uma melhora na saúde da população em geral, por intermédio do acesso à informação entre os jovens. 
O público-alvo da primeira ação de 2022 foram os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Luiz Gelain, bem como os da Escola Municipal de Educação Infantil Profs. Bortolo Bigarella e Idalino Vailatti, que mobilizou o Pré I e II. “Nesse ano realizamos a Semana da Saúde na Escola, na qual a dentista Katia Muraro e eu promovemos atividades com os pequenos do Ensino Fundamental sobre alimentação e saúde bucal. Na ocasião, o médico da UBS, Rauf dalla Santa, aferiu a acuidade visual dos jovens, por meio da aplicação do teste de Snellen”, elencou o nutricionista.
Couto também destacou que, juntamente com a fonoaudióloga Mirtes Sandri e a farmacêutica Ariane Schiavenin, foi ministrado um ciclo de atividades similar a uma feira das profissões, no qual foram abordados temas de saúde delimitados por áreas, com os maiores do Ensino Fundamental e abrangendo também os alunos do Ensino Médio. 
Em relação aos temas focados pelo programa, o nutricionista revela que alguns são específicos para cada faixa etária e outros são elaborados a partir das demandas das escolas. “O PSE contém um cronograma nacional de atividades que precisam ser realizadas em um período de dois anos, são elas: saúde ambiental, promoção das práticas corporais, prevenção ao uso de drogas, promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências, identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, promoção e avaliação de saúde bucal, verificação e atualização da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e prevenção da Covid-19 nas escolas”, cita, ao mesmo tempo em que enfatiza que essas ações são realizadas por todos os municípios que oficializaram a adesão ao PSE formalmente com os Ministérios da Saúde e da Educação, e que, o programa pretende, dentro do possível, realizar atividades que incluam os professores e os pais. 
Couto, que além de nutricionista coordena o programa em Nova Pádua, revela que organiza as tarefas, além de ser o responsável pelas questões de educação alimentar e nutricional, mas, salienta que os resultados só são possíveis graças ao apoio das secretarias e dos colegas, uma vez que o trabalho de execução do PSE é uma tarefa multidisciplinar. “Por exemplo, organizamos a atividade da área da saúde que as professoras já abordaram ou irão abordar em sala de aula, trazendo para o campo da prática ou extraclasse uma temática específica, aumentando a exposição e relevância daquele assunto entre os escolares”, frisa. 
Segundo o coordenador do projeto, a periodicidade segue um cronograma pactuado entre as pastas da educação, saúde e diretorias das escolas do município, dentro das prerrogativas de temas nacionais. No entanto, algumas outras ações ocorrem semanal ou quinzenalmente, como as voltadas para a saúde bucal e educação alimentar, que têm como linha de frente a dentista Katia Muraro. 
No que diz respeito a adesão dos alunos ao PSE, Couto evidencia que é bastante positiva, sendo motivada, especialmente, pela curiosidade e anseio por conhecimento, entre os maiores, e nos pequenos, que encaram as lições com muita alegria, interação e de forma lúdica. 
No decorrer de 2022 serão realizadas muitas outras ações do PSE. Para maio, por exemplo, está previsto um evento voltado para as atividades físicas e desportivas.
“Em 2022 o PSE completou 15 anos de existência e é muito simbólico que tenhamos tanta adesão, que possamos contar com a participação dos professores e da comunidade, com apoio da administração municipal por intermédio do secretário da Saúde, Odir Boniatti, da secretária da Educação, Josenice Panizzon Bernardi e do prefeito Danrlei Pilatti, tendo reflexo significativo na implementação das ações em um marco temporal tão importante do programa no nosso primeiro ciclo de adesão. Sempre tive muito apoio por parte dos professores e das direções e agradeço imensamente por isso, o que claramente deve refletir na participação dos alunos”, conclui Couto. 

Para maio está previsto um evento voltado para as atividades físicas e desportivas. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário