Nova Pádua

O renascer de um legado

Obra póstuma de Flávio Luis Ferrarini será apresentada na primeira Feira do Livro de Nova Pádua

O que você imagina encontrar “Depois da Chuvarada”? Alguns, a leveza de uma brisa ou o cheiro da terra molhada, outros o arco-íris que enfeita o céu com suas nuances de cor e o sol que volta a brilhar, ou, ainda, onde a viagem pelo universo mágico da literatura puder te levar. 
A busca por transmitir essas sensações e proporcionar uma leitura agradável, fluída e com conteúdo que mescla fatos cotidianos a pinceladas de humor e nostalgia foi o que inspirou a psicóloga e coordenadora do Instituto Flávio Luis Ferrarini, Madeleine Ferrarini DalleMolle, a organizar a obra póstuma de seu irmão, Flávio Luis Ferrarini, intitulada “Depois da Chuvarada”. “A ideia da publicação surgiu há uns três anos, quando encontrei no computador do meu irmão o arquivo com a obra inédita. Era um PDF com 72 páginas. Gostei muito do título e do conteúdo. A partir daí fiquei pensando que estes textos deveriam ‘sair da gaveta’ e se tornarem uma obra”, lembra Madeleine.  
No entanto, essa ideia acabou saindo do papel somente em 2020, quando a pandemia de Covid-19 obrigou todos a parar. “Em novembro de 2020 convidei algumas amigas e integrantes do Instituto Flávio Luis Ferrarini que abraçaram a ideia: a psicóloga e educadora Carla Rocha Manosso, a contadora Edite Marin Vailatti e a jornalista Karine Bergozza”, ressalta a linha de frente do Instituto.  
A partir dessa união e de diversos encontros, elas optaram por incrementar o livro com mais crônicas marcantes na trajetória de Ferrarini, processo que envolveu muitas leituras e a difícil missão de selecionar os escritos que deveriam integrar a obra. Incluir uma divisão por capítulos temáticos, ilustrações e textos de apresentação, também foi uma decisão que surgiu ao longo das reuniões e fez com que o livro se tornasse mais atrativo.  
O minucioso trabalho levou cerca de nove meses e o resultado foi uma publicação de 315 páginas, editada pela EDUCS, e subdividida em quatro capítulos: Memória Lascada, Santa Nostalgia, Sobre tudo e Sobre todos e, Salve Salve. 
O prefácio foi escrito pelo fundador do Projeto Mão Amiga, Frei Jaime Bettega, e as ilustrações são de Mauro Machado de Oliveira, que conviveu com Flávio na Exacta Publicidade, atual Planet House Propaganda, na qual Ferrarini trabalhou por grande parte de sua vida. O livro também reúne alguns depoimentos e comentários elogiosos que o poeta recebeu. “Estamos orgulhosas e felizes em termos conseguido realizar mais este projeto de incentivo à leitura:  Ler é uma Arte, do IFLF. Uma obra que acreditamos ter um valor cultural, histórico e ao mesmo tempo, abordar assuntos atuais, por ser atemporal”, evidencia Madeleine.
A escolha pelo gênero crônica também se deve ao fato de serem textos com linguagem coloquial, curtos, de fácil compreensão e que transitam em diferentes abordagens, tais como: política, economia, ambientalista, saúde, educação e segurança, sempre provocando uma crítica reflexiva e oferecendo uma nova visão a respeito daquele mesmo tema.  Em seus textos, Flávio também relembrou acontecimentos da infância, descreveu gostos, cheiros e sons dos quais demonstrava sentir saudade.
O lançamento de “Depois da Chuvarada” está agendado para sábado, dia 11, a partir das 16h, durante a primeira Feira do Livro de Nova Pádua, na Adega Dom Camilo. Durante o evento, nos dias 11 e 12, a obra poderá ser adquirida no estande do Almanaque Cultural pelo valor promocional de R$ 60. Após, a R$ 69,90, a publicação estará disponível na livraria da UCS e pelo site da Amazon.
Também como forma de incentivo à leitura, o Instituto Flávio Luis Ferrarini doará uma grande quantidade de livros para escolas, entidades, bibliotecas públicas e universidades. Uma maneira de democratizar o acesso à cultura e ao legado de Ferrarini que, agora, ganhou mais um capítulo no livro da literatura.

Programação 1ª Feira do Livro

- Abertura com a presença do patrono, Gustavo Tamagno Martins: sábado, dia 11, às 14h;
- Lançamento do livro póstumo “Depois da Chuvarada”, de Flávio Luis Ferrarini: sábado, dia 11, às 16h;
- Exibição do curta-metragem “O Menino da Terra do Sol”, em formato cine drive-in: 
sábado e domingo, dias 11 e 12,  às 19h. 

- Bancas com vendas de livros: Almanaque Cultural, Livraria Do Arco da Velha, Livraria Paulus, Livraria Clássica e Livraria do Maneco; 
- Música ao vivo: Maicon & Pontel; 
- Exposições e apresentações artísticas: Alessandra Pauletti, Juh Manosso, Vanessa Debon e Eduardo Vezzaro;
- Artesanato; 
- Oficina para confecção de pipas, com Roger Castro; 
- Gastronomia típica da região;
- Food Trucks; 
- Contações de histórias: parceria com a Odisseia do Conhecimento.

No domingo, dia 12, a programação inicia às 10h da manhã.
Em caso de chuva o evento já tem nova data agendada: dias 25 e 26 de setembro. 
Organização: Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Instituto Flávio Luis Ferrarini.

O lançamento da obra póstuma de Flávio Luis Ferrarini, “Depois da Chuvarada”, ocorrerá às 16h de sábado, dia 11.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário