Números baixos, mas relevantes
Indicadores criminais também aumentaram em Nova Pádua durante a pandemia
O Pequeno Paraíso Italiano é invejado pela sua segurança, mas com a pandemia, os números também aumentaram. Em 2019, de janeiro a agosto, o município registrou apenas sete delitos conforme a Secretaria de Segurança Público do Rio Grande do Sul (SSP-RS). Mas, em 2020, o número subiu para 19. Dentre eles, 11 furtos e quatro estelionatos. Mesmo assim, em um município com 2.558 habitantes, o número é baixo. Meses se passam sem nada ocorrer.
E os dados também são positivos no âmbito da violência contra a mulher. Em 2020 nenhuma ocorrência foi registrada – em 2019 foram registradas duas ameaças.
O município é atendido pela Brigada Militar. O grupamento conta com cinco policiais militares, sendo quatro soldados e um segundo sargento, trabalhando diretamente na prevenção de delitos e com foco de aproximar a comunidade paduense da Brigada Militar, além de levar a sensação de segurança para a população. “Seguimos atuando de forma bastante ativa para que possamos evitar ocorrências na cidade”, destaca o sargento Odacir Fávero.
“Para prevenir acontecimentos inesperados estamos focados no patrulhamento ostensivo, abordagens de suspeitos, barreiras policiais nas entradas e saídas da cidade, buscando identificar possíveis infratores. Durante os horários de atuação das entidades financeiras procuramos manter o policiamento em locais estratégicos, onde possamos ter visão ampla da cidade para atuar caso necessário”, elenca Fávero.
E o trabalho desenvolvido pela guarnição é retratado através dos números, mantendo a tranquilidade pacífica e ordeira.
A Brigada Militar de Nova Pádua, recentemente, se mudou de local para melhor atender a população. “Com o apoio da prefeitura municipal, nos foi cedido um espaço no mesmo prédio onde está localizada a Câmara de Vereadores”, informa o sargento.
Caso necessário contato com o efetivo que está de serviço, a BM paduense conta com um telefone funcional (54) 9.8138.6884. Também é possível acionar a guarnição pelo telefone de emergência da cidade de Flores da Cunha, (54) 3292 2000.
A seguir, confira as propostas para a área dos candidatos ao executivo paduense: Itamar Bernardi – Kiko, através da coligação ‘Ouvir, Compreender e administrar com sabedoria’; Danrlei Pilatti, do Progressistas; e Adelar Stuani – Careca, do PTB.
Propostas coligação ‘Ouvir, Compreender e administrar com sabedoria’
Vivemos em um município pequeno e tranquilo, conhecido como Pequeno Paraíso Italiano, e é assim que queremos que ele continue: tranquilo. Para que isso se mantenha, iremos investir em um monitoramento estratégico na sede do município e no interior também, auxiliando as forças policiais no seu trabalho diário.
Iremos disponibilizar um espaço definitivo e estruturar fisicamente a Brigada Militar. Serão ofertadas diferentes áreas e a própria Brigada irá definir o melhor local para a construção de um espaço específico e permanente para que possam trabalhar. A Brigada nos dirá como deverá ser o formato do projeto, quanto a posição, localização e espaço físico necessário, qual será o ideal.
Os repasses feitos ao CONSEPRO (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública) serão mantidos, visto que é uma entidade privativa sem fins lucrativos, com função de colaborar com a segurança pública, auxiliando as forças de segurança do município.
Sabemos que as crianças e os adolescentes são “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento” e devem ter prioridade absoluta em qualquer situação. Por isso daremos todo apoio para que os Conselheiros Tutelares desenvolvam o seu trabalho em parceria com a Escola e fora dela também, garantindo a Promoção, Defesa e Controle dos direitos e deveres das crianças e adolescentes previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Serão oferecidas capacitações aos Conselheiros Tutelares, visando sempre o melhor atendimento deste público, atuando em parceria com a Brigada e com todas as instituições, zelando pelo bom desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Queremos garantir melhores condições para se viver em Nova Pádua e investir em segurança é uma forma de fazer com que isso aconteça.
Propostas Progressistas
A segurança é uma questão a ser tratada com muita responsabilidade e compromisso, pois falar em segurança é aliar família, comunidade, cidadania, bem-estar e qualidade de vida. As medidas preventivas são sempre as mais eficazes, portanto a integração entre educação e segurança é a base para que efetivemos os objetivos da qualidade de vida que tanto almejamos para os nossos munícipes.
No que tange à Segurança Pública, entendemos que os investimentos no setor são escassos e que há ineficiência e desorganização institucional, gerando incapacidade de atender as demandas dos cidadãos. Assim, trabalharemos para implementar medidas como a instalação de um posto da Brigada Militar 24 horas em nosso município, a ampliação do monitoramento por câmeras em pontos estratégicos nas áreas urbana e rural e a integração entre a Brigada Militar, o Conselho Tutelar, as escolas e a comunidade, a fim de que possamos desenvolver a conscientização sobre as dificuldades que enfrentamos, buscando soluções viáveis para tal fim. Nesse sentido, também visamos estabelecer parcerias efetivas entre a Brigada Militar e o CONSEPRO que objetivam, dentre outras demandas, a escolta nas festas promovidas no interior do nosso município.
Não existe nada que se possa comparar com a estabilidade e o conforto familiar e comunitário que uma segurança eficiente pode proporcionar. Preservar um padrão de vida adequado e seguro, resguardando os direitos de cada um, é o que todo cidadão paduense merece.
Propostas PTB
Assegurar a integridade física e patrimonial dos cidadãos de forma integrada com a União, Estado, município e sociedade civil.
Projeto, entre município e Estado, para construção da Delegacia de Polícia, com moradia, viaturas, aparelhamento e equipamentos, modernização, com ciência e tecnologia. Criar a Guarda Municipal para creche, UPA, prefeitura, uma política e segurança de forma integrada com a esfera da Brigada Militar.
Câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da área urbana, e uma em cada capela, com parcerias do município e capela.
0 Comentários